Pular para o conteúdo principal

Miriã - uma mulher na liderança

Texto base: Êxodo 2:1-10

1 E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
5 ¶ E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
6 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
7 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
10 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

Miriã pertence ao grupo de mulheres do começo da história de Israel. Pode-se dizer que ela fez parte da equipe de liderança juntamente com Moisés e Arão. Fato afirmado em Miquéias 6:4: Eu o tirei do Egito, e o redimi da terra da escravidão; enviei Moisés, Arão e Miriã para conduzi-lo.
Ela não era apenas a irmã de Moisés, ela tinha um chamado, Aprendeu a ouvir a voz de Deus desde cedo e a obedecer. Vejamos algumas coisas interessantes que podemos aprender com ela.

1- Ela demonstrou interesse -  aceitou seu chamado
Miriã ainda era uma menina, quando ajudou a cuidar de seu irmão, e quando colocou Moisés no rio, dentro de um cesto de junco, ela ficou olhando de longe, para ver o que aconteceria. Ela se preocupou com o que pudesse acontecer com ele.

A grande responsável pela sobrevivência de Moisés, seu irmão mais novo, foi Miriã, que protagonizou outras cenas importantes durante a libertação dos hebreus e sua peregrinação pelo deserto. Depois da travessia do Mar Vermelho, Moisés entoou o cântico da vitória e Miriã, que era profetisa, tomou o tamboril na sua mão e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e danças e Miriã cantou: “Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (Êxodo 15:21).


Depois de muitas lutas no deserto Moisés resolveu casar com uma mulher cusita, ou cuchita. Esse povo, que é descendente de Cam, filho de Noé, viveu onde hoje é a Etiópia e era um povo de pele negra. Arão e Miriã, irmãos de Moisés não acharam uma boa ideia o casamento e se revoltaram contra ele e falaram contra Moisés. Não pela cor do povo, vale ressaltar, mas pela mistura dos povos, ao invés de escolher uma entre os seus.

Até aqui, descordar do casamento, é normal, o problema é que eles começaram a falar bobagens e o Senhor ouviu, veja: “Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.” (Números 12:2). Eles começaram a por em dúvida a posição de líder de Moisés e não foi Moisés quem “se escolheu” para liderar os hebreus, aliás, ele nem queria tal missão. A escolha foi de Deus e Ele ficou muito bravo com Miriã e Arão. Não devemos por em cheque o que o próprio Deus fez.

A ira do Senhor se acendeu contra Arão e Miriã e Ele se retirou, a nuvem saiu de sobre a tenda da congregação e quando Arão olhou para Miriã, ela estava leprosa, o texto diz que ela ficou leprosa como a neve. Arão se desesperou e pediu a Moisés: “Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.” (Números 12:11-12).

Moisés clamou ao Senhor, pedindo que curasse Miriã e o Senhor respondeu que ela ficaria leprosa por sete dias e deveria ser fechada fora do arraial. O povo não partiu até se passarem os sete dias e recolherem Miriã, que já estava plenamente curada da lepra, tal como sentenciou o Senhor. Depois os hebreus partiram e se acamparam no deserto de Parã.
E não foi somente para ela essa lição: “Esta manifestação do desprazer do Senhor destinava-se a ser um aviso a todo o Israel, para reprimir o crescente espírito de descontentamento e insubordinação.
Se a inveja e descontentamento de Miriã não houvessem sido repreendidos de maneira assinalada, disto teria resultado um grande mal.”


2- O que aprendemos com seu erro:
A história da vida de Miriã nos mostra como Deus é um Deus justo mas é um Deus que perdoa pecadores. Vemos que, apesar dela ter que passar sete dias separada de todos, sofrendo por causa da doença, por causa do seu erro, ela voltou para o acampamento sarada e, o mais importante, perdoada pelo Deus a quem ela servia e, com certeza, amava.
A própria Bíblia nos dá esta certeza de perdão da parte de Deus. Vejamos três versículos que mostram a misericórdia de Deus...
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios. Ele é O que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara toas as tuas enfermidades” (Salmo 103:2-3).

Miriã nasceu líder. As mulheres seguiam-na prontamente. E embora não pudessem prever o futuro, o seu cântico tornou-se uma fonte inesgotável de apoio às mulheres durante a sua longa peregrinação pelo deserto. Anda-se melhor enquanto se canta, e a pessoa preocupa-se menos.

Por fim,ela testemunhou verdadeiramente o poder de Deus, Ele a perdoou e ela soube entender a não mais questionar nem o agir nem as escolhas de Deus.

1- ela aprendeu com seus pais a confiar no Senhor. Seu coração sabia que a situação não era fácil e por isso ela tinha medo... ela tinha somente doze anos... era ainda uma criança;
2- ela aprendeu com seus pais a amar seus irmãos. Certamente, ela juntamente com eles, orava ao Senhor pela vida do seu irmão. Ela o amava e não queria que ele morresse;
3- ela aprendeu com seus pais a ser fiel à família. Ela espreitava de longe o rumo do cesto que havia sido lançado no rio Nilo e onde se encontrava o seu irmãozinho Moisés. Ela, apesar de ser ainda uma criança, não revelou a ninguém que seu irmão estava escondido em sua casa para não ser morto. Ela aprendeu a ser fiel e leal à sua família.

Ou seja,
As pessoas que passam por seja qual for a experiência com Deus, tem algo a contar. Assim podemos motivar outras pessoas, a buscar mais de Deus. De fato é importante que nós mulheres tenhamos experiências com Deus, e não digo isso no sentido de "experimentar" o pecado, mas em orar mais, jejuar mais, ouvir mais a Deus, estar atentas ao que Ele tem para nós.
Diversos estudos já demonstraram que a mulher tem muitas influência sobre sua família, filhos, marido e parentes, assim como também esta escrito na bíblia, Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos (Provérbios 14:1).

Que sejamos mais sábias, com todo o ensinamento que a bíblia pode dar, que busquemos tudo aquilo que o Senhor tem para nós.

ORAÇÃO:
1. Saiba que os líderes e profetas foram instituídos por Deus mediante Sua graça, pois eles poderiam cometer erros e cair em pecados.
2. Aceite que Deus usa personagens imperfeitos para transmitir mensagens perfeitas a você.
3. Reconheça que Deus pune os erros até mesmo de profetas, mas também perdoa graciosamente quando o culpado aprende a lição.
Sempre ore pelos seus líderes.

Comentários