Pular para o conteúdo principal

DIA 14 - Os 10 mandamentos

Estamos chegando ao fim da nossa maratona de oração! Sei que Deus tem trabalhado na vida de cada um, assim como tem feito na minha!
Hoje você vai analisar esses 10 mandamentos e ver como eles se encaixam ou não na sua vida. Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis (regras) escritas por Deus em duas tábuas de pedra e entregues a Moisés em Horebe (Êxodo 3) na península do Sinai.

Versículo-chave:
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha” (Êx 19.5).

Leitura da semana:
Segunda: Js 1.1-9
Terça: Dt 7.1-11
Quarta: Dt 26.16-19
Quinta: Dt 30.15-20
Sexta: 2Tm 4.1-5
Sábado: 2Tm 4.6-16
Domingo: 2Ts 2.13-17



Encontramos a citação dos 10 mandamentos em Êxodo 20:3-17 e sua repetição em Deuteronômio 5:7-21.

Verso 3: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Aplicação para hoje
Sempre que qualquer pessoa ou objeto toma o primeiro lugar em nossa vida – o lugar que pertence somente ao Deus verdadeiro – cometemos o pecado de idolatria).
Verso 4: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
Verso 5: “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”
Verso 6: “e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”
Verso 7: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”
Verso 8: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”
Verso 9: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;”
Verso 10: “mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”
Verso 11: “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”
Verso 12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
Verso 13: “Não matarás.”
Verso 14: “Não adulterarás.”
Verso 15: “Não furtarás.”
Verso 16: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Verso 17: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

Jesus fez mais. Em Mateus 22, resumiu-os em dois grandes mandamentos:

Verso 37: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.”
Verso 38: “Este é o grande e primeiro mandamento.”
Verso 39: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”
Verso 40: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Veja que os quatro primeiros mandamentos de Êxodo 20 estão representados pelo primeiro grande mandamento de Jesus que refere-se ao nosso amor a Deus; e os seis últimos de Êxodo 20 estão representados pelo segundo grande mandamento de Jesus, com relação ao nosso próximo.

Fazemos aqui três considerações sobre os dez mandamentos.

1. São palavras de Deus. Moisés transmitiu, mas o Doador e Autor é Deus (Êx 20.1-2).

2. Apresentam a aliança de Jeová com Israel. Deus está fazendo uma aliança com Seu povo e deixa mandamentos que deverão ser observados (Êx 19.5).

3. Não são uma imposição autoritária, mas produto de uma aliança que foi aceita alegre e voluntariamente (Êx 19.8). Os mandamentos traçam uma linha de relacionamento vertical (homem | Deus) e outra horizontal (homem = homem). Nas palavras de Lutero: “Os dez mandamentos formam um compêndio de doutrina divina, o qual nos ensina como devemos nos comportar a fim de que a nossa vida agrade a Deus”.

A sede da moral e da religião está no indivíduo. A moral brota dentro da pessoa. Jesus disse que o que contamina o homem é o que vem do coração (Mt 15.18). Baseados no exposto podemos perguntar:

• como cada um de nós tem reagido aos mandamentos de Deus?

• será que a forma de amar o próximo tem evidenciado o nosso amor a Deus?
Analise esses pontos e analise também como está sua vida hoje, como era a 5 anos atrás e como você a vê daqui 5 anos. Boa análise, rs...

Deus os abençoe!


____
Resultado de imagem para casamentoPARA O PROPÓSITO DO CASAMENTO: (dia 6)
O AMOR PERMANECE
O amor nunca perece. – 1 Coríntios 13:8
Passe um tempo orando individualmente, então escreva uma carta de comprometimento ao seu cônjuge. Inclua a razão pela qual está se comprometendo com este casamento até a morte e que decidiu amá-lo não importam as razões. Deixe-a em um lugar onde o seu cônjuge possa encontrá-la.
"Tu … tens prazer em demonstrar amor" (Miquéias 7:18)





Comentários