Pular para o conteúdo principal

Dons do Espírito Santo - Dia 3 - Discernimento de espíritos

Discernimento de espíritos

Resultado de imagem para duvidasPrimeiramente, discernir significa perceber, distinguir ou diferenciar. É uma percepção sobrenatural para conhecer a natureza de uma atividade espiritual. Serve para combater as imitações, enganos e falsificações. (Apocalipse 2:2; 1 Timóteo 4:1-4). Exemplos: o caso de Ananias e Safira (Atos 5:1-11), Elimas, o mágico (Atos 13:6-12) e da jovem possessa (Atos 16:17,18). Esse dom serve como um antídoto contra as heresias dos falsos mestres.

Leitura Recomendada: 1 Co.12.1-11.


Texto Base: “E a outro a operação de maravilhas: e a outro a profecia; e a outro o  dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das  línguas.” (1 Coríntios 12.10).

Discernimento de espíritos é a capacidade  de avaliar as pessoas, doutrinas e situações para ver se procedem de Deus, da própria pessoa ou de Satanás. De modo algum deve ser confundido com um espírito crítico. É um dom espiritual. Não se discernem as coisas espirituais com a mente natural. Porém não deve ser "usado" como forma de julgamento.


“Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (1 Coríntios 2.15).

É um dom muito importante para o verdadeiro crescimento da igreja. Pois dessa forma podemos saber se alguma profecia é verdadeira, se há fingimento no corpo de Cristo, se certas manifestações realmente provem de Deus, e etc. A pessoa com esse dom é capacitada pelo Espírito Santo, por exemplo, para saber o nome, a natureza e a força do demônio, e assim recebe o poder para expulsa-lo no nome de Jesus. Mesmo por que uma das estratégias mais usadas por Satanás é o engano. É por isso que o discernimento é tão importante.

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Timóteo 4.1).

Resultado de imagem para duvidas
Este é um dom que hoje é de extrema importância. O mundo e as falsas doutrinas estão tomando frente em muitas áreas, falsos profetas, falsas profecias, e falsos testemunhos tem alcançado as igrejas e afetando os "desavisados". Por isso a bíblia manda que estejamos sempre vigiando, orando, ligados com Deus, pois o que é falso, tem a tendência de parecer mais bonito e mais convincente. Deus não quer que sejamos enganos, e muito menos que fiquemos em dúvida quando é algo que foi Ele quem fez ou que está fazendo. Suas obras e manifestações são perfeitas. Lembre-se que Ele não precisa de rituais, esquemas ou coisas do tipo, nem para chamar sua atenção, nem para lhe fazer acreditar em algo.


Ore a Deus buscando este e outros dons. Deus tem algo para você! 

Versículos para guardar:

"Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'. "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?' Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele. "
Deuteronômio 18:20-22

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "
Mateus 7:15-20

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 
2 Pedro 2:1

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 
1 João 4:1

Meu filho, dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. 
Provérbios 5:1


Deus os abençoe grandemente.


Comentários