Pular para o conteúdo principal

A verdadeira adoração.

Sempre tive muita cautela em relação ao o que é e como é adorar a Deus de forma correta. E hoje, me preocupo com o rumo do mundo em relação a esse tópico.
A verdadeira adoração é centrada em Deus. As pessoas têm a tendência de focalizar-se apenas em onde devem adorar, que tipo de música devem cantar no culto e a aparência da adoração para outras pessoas. Focalizar-se nessas coisas não é o mais importante. Jesus nos diz que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade (João 4:24).
Outro fator importante e que é esquecido é que a adoração pode incluir orar, ler a Palavra de Deus com um coração aberto, cantar, participar da ceia e servir aos outros. Não é limitado a um ato, mas só é feito corretamente quando o coração e atitude da pessoa estiverem no lugar certo.
Quanto aos louvores, é extremamente importante saber o que você está cantando, louvando. Tem que fazer sentido, tem que condizer com o que consta na bíblia, tem que ser algo sincero e principalmente, tem que a Deus.  Muitas pessoas preferem as músicas mais agitadas, ou de um estilo específico, mas o que de fato importa é a letra de uma canção (o que ela realmente quer dizer), e claro, a sinceridade dessa canção.
O verdadeiro louvor não visa agradar aos homens, muito menos servir de comparativo com outras canções. Tem que ir para o trono Dele, tem que chamar Sua preciosa atenção. A real finalidade da criação é louvar a Deus. É o que nos diz o Salmo 19.1: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.
Deus volta-se contra a forma de culto apenas exterior, contra uma adoração sem conteúdo bíblico. Hoje, em muitas igrejas a adoração transformou-se em show, em ativismo piedoso sem ligação com o próprio Senhor. Em Israel, na época em que foi escrito o Salmo 50, acontecia o mesmo, e essa realidade está retratada por Isaías em seu lamento: “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu” (Is 29.13).
Não devemos nos esquecer de sempre, exaltar o nome do Senhor, sempre o considerar a peça fundamental para nossa adoração. Pois até o desejo de adorá-lo, vem Dele!
Adoração e louvor são reservados apenas para Deus. Só Ele é digno, não nenhum dos seus servos (Apocalipse 19:10). Não devemos adorar santos, profetas, estátuas, ídolos, anjos ou qualquer outros deuses falsos.

Deus diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29.11). Ele quer nos proporcionar solução para nossos problemas, quer atender nossas orações, quer ouvir nossa adoração, porém tudo isso requer obediência.
Não adore a Deus em pecado, se conserte antes. Não adore a Deus para receber algo em troca, seja sincero de coração. Não adore a Deus de qualquer maneira, Ele saberá quão sincero você está sendo.

Mergulhe na palavra de Deus, estude, medite, leia mais, e quando for adorar a Ele, já esteja pronto, não espere começar o louvor para iniciar sua oferta a Ele. Desfrute de Sua maravilhosa comunhão e companhia!

Deus os abençoe!

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4.23).


Comentários