Pular para o conteúdo principal

Diferença entre vontade e permissão de Deus

Muitas vezes achamos que tudo é a vontade de Deus. É fato que as coisas só acontecem quando Deus quer, pois Ele é o dono de todas as coisas e é quem controla tudo ao nosso redor. Mas nos enganamos quando achamos que Ele está "de acordo"com algumas coisas. Algumas vezes Deus apenas permite, ele simplesmente deixa, e isso não expressa Seu real desejo, Sua vontade.

Vamos entender a fundo...
Vontade
substantivo feminino
1. faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos.
2. força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza

Permissão
substantivo feminino
1. ato ou efeito de permitir; autorização, consentimento.
2. figura pela qual aquele que fala, ou discursa, deixa ao juízo dos que ouvem a decisão de alguma coisa.

Hoje muitas pessoas falam sobre a Vontade de Deus ou a Vontade Divina, e antes de mais nada, gostaria de deixar claro que tudo o que acontece nesse mundo tem a Permissão de Deus, mas nem tudo é da vontade dEle. Temos o livre arbítrio, por exemplo, e Deus justamente nos deu isso para que nós possamos escolher seguir a Cristo, de livre e espontânea vontade. Ele nunca te forçará a aceitá-lo. Dessa forma, Deus respeita nossa escolha, independente de qual seja ela.


Não é da vontade de Deus que você sofra, e muitas vezes sofremos ou como resultado de nossas escolhas, consequência, ou por que é necessário que passemos por determinada prova. 

João 16.33 – “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Devemos passar pelas tribulações que nos são impostas neste mundo, na medida em que somos convidados a termos bom ânimo. Na verdade, é uma grande benção viver neste mundo, mas aprendendo através da sabedoria de Jesus Cristo a importância disto. Outro versículo encorajador sobre viver neste mundo é:

2 Corintios 4:17 – ‘’Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.’’

As tribulações são ‘’leves’’ e passageiras quando ampliamos nossa visão e refletimos sobre a vida eterna.

Romanos 12:12 – ‘’Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;’’


Veja em Em Isaías 45:22: “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro”. Os cristãos parecem esquecer que Deus quer que todos sejam salvos, mas alguns optam por não seguir. Ou seja, a permissão de Deus e a vontade de Deus, são duas coisas muito distintas. 

O exemplo mais claro que gosto de citar é em relação a natureza, e os desastres que infelizmente acontecem. Há anos o homem vem destruindo e tirando mais do que pode dar, subestima o seu poder de destruição e criação. Aí vemos os desastres, enchentes, terremotos e outras coisas e pensamos “Deus está nos castigando”. NÃO. Ele não está nos castigando! Apenas estamos fazendo a tal da colheita registrada em Gálatas 6:7 “… Pois o que o homem semear, isso também colherá”.

Em diversas situações da bíblia, vemos Deus transformando coisas ruins em boas, agindo através de milagres, de curas e etc; eu consigo entender que Ele, como um pai perfeito que é, não deseja que nós padeçamos, e muito menos quer nos ver sofrer. Creio que Sua vontade é perfeita. Mesmo que muitas vezes eu quero algo, e Deus na verdade tem outra coisa preparada para mim, e cabe a mim aceitar ou não. Vejo diversos jovens se questionando sobre o que Deus quer para a vida deles, principalmente sobre os relacionamentos. Entendo que ansiamos estar com alguém preparado por Deus, porém prefira aguardar o tempo certo. Conheço diversos relacionamentos que deram errado por não ser nem a hora, nem a vontade de Deus. Não se engane com os banquetes que Satanás possa lhe oferecer. Aguarde o banquete real, do Senhor, Deus Soberano.

Analise sua vida nesse momento, você tem vivido a permissão ou a vontade de Deus?

Cabe aqui este versículo que muitos empregam de forma errada.
1 Cor. 6:12 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas".
Eu sou responsável pelas minhas escolhas, e não Deus. Muitas vezes passamos por cima da vontade de Deus, dou lugar a minha vontade humana e depois tento consertar dizendo q era vontade de Deus. Eu realmente posso fazer de tudo. Mas convém fazer? O que me acrescentará?

Para entender a diferença de forma clara, pense você como um pai, ou mãe, e seu filho lhe pede algo. Você não quer que ele faça (sua vontade), algumas vezes você diz não e pronto, e outras por diversos motivos, você acaba cedendo e deixa (permissão). Você não queria, mas deixou. Há uma bela diferença não há?

De fato, tudo somente acontece se Deus permitir. Mas entenda que muitas vezes Ele permitiu algo, não desejando aquilo. Ele, por exemplo, não queria que Adão e Eva pecassem, porém, devido ao livre arbítrio, eles pecaram, Deus não ia impedi-los, uma vez que era isso que eles optaram fazer e fizeram.

Busque saber qual a vontade de Deus para sua vida. E não peça a Ele que as suas vontades aconteçam. Muitas vezes erramos, e pedimos errado.

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Tiago 4:3


Esteja atento a vontade de Deus para sua vida. Pois ela é e sempre será perfeita.


Leitura recomendada:
1 Tessalonissenses 4.3 - 1 Tessalonissenses 5.18 - 2 Timótio 2.26 -1 Pedro 3.17 -1 Pedro 4.2 .

Deus os abençoe!

Comentários

  1. Parabéns pela matéria! Aqui pude tirar minhas dúvidas sobre vontade e permissão de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Tem 1 mês q perdi minha filha de 3 anos e meio.Foi uma negligência médica e ela faleceu.Eu tento entender se foi uma permissão de Deus ou um "castigo "p mim .Ainda n consigo entender só sinto muita falta dela ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor. paz do Senhor.
      Sinto muito pela sua perda. Mas entenda que Deus nao age dessa forma, castigando, ou nos punindo. Ele é um pai de amor que cuida de nós em todas as situações e esta pronto para lhe receber de braços abertos. Muitas vezes nao precisamos entender tudo que acontece na nossa vida, e isso faz parte da obediência de Deus. tudo que acontece na nossa vida tem o efeito sobre nossas proprias escolhas e sobre a vontade de Deus, que é soberana. Aquele que ama a Deus procura fazer a sua vontade. Devemos orar a Deus, pedindo que ele nos ensine sua vontade. A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos.
      Viver de acordo com a Sua vontade revelada deve ser o principal objetivo ou propósito de nossas vidas. Romanos 12:1-2 resume esta verdade, pois somos chamados a nos oferecer "em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
      Deus a abencoe e oro para que voce encontre paz.

      Excluir
  3. Obrigado, para mim muito bem explicado

    ResponderExcluir
  4. Para mim foi bom me tirou muitas dúvidas obrigada

    ResponderExcluir
  5. Por muito tempo fui de orar por td, mas depois de 21 de casamento meu marido foi embora mas continuei firme com Cristo. Porem conheci um rapaz ao qual ouvi o Espírito Santo dizendo q o diabo ia me tentar e era pra eu vigiar,porem cai ,hj vivo com ele mas ate hj passado 1ano e meio ainda nao me sinto a vontade com ele e nem acho q ele seja meu. Mas será q ainda consigo fazer dessa relação q começou errada ser abençoada por Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor irmã.
      Nao posso aconselha-la, porque nao sei do status do seu primeiro casamento. Mas conviver com outra pessoa fora do seu casamento, é considerado pecado. Peça perdão a Deus e ore por sabedoria, voce ainda pode corrigir seus erros, nao é tarde. Deus está de bracos abertos para lhe receber, apenas seja sincera, e esteja sensivel para ouvir a voz do Senhor.

      Excluir
    2. Uma mlr que sofria no casamento agressão , física como de palavra. Se divorcia e casa novamente. Ela tá condenada , não receberá sua salvação 😭

      Excluir
    3. Essa é minha pergunta. Muitas pessoas sofrem com esse assunto.

      Excluir
    4. Qualquer forma de violência doméstica é considerada crime no Brasil, segundo Lei Maria da Penha. Deus condena-as da mesma forma. Ele disse: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” ( 1 João 4:8) e “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:28) “E a mulher deve amar ao marido” (Efésios 5:33).
      A Bíblia deixa bem claro que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16) e que a reconciliação e o perdão devem caracterizar a vida de um crente (Lucas 11:4; Efésios 4:32). No entanto, Deus reconhece que o divórcio ocorrerá, mesmo entre Seus filhos. Um crente divorciado e/ou recasado não deve se sentir menos amado por Deus, mesmo se o divórcio e/ou novo casamento não for coberto pela possível cláusula de exceção de Mateus 19:9.
      Jesus disse que o divórcio não é do agrado de Deus, mas que Ele o permitiu por causa da dureza do coração humano: “Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio” (Mateus 19:8).

      Excluir
  6. Eu perdi minha mãe dia 28 de dezembro por negligência médica e vim aqui tentar entender se era a vontade de Deus ou a permissão, pois minha mãe tinha tantas promessas de Deus na vida dela, mas acho q era só promessa de homens .

    ResponderExcluir
  7. Eu formo a luz e crio as treva;faço a paz e
    crio o mal;eu o Senhor faço todas essas coisas. . Isaias 45:7

    ResponderExcluir
  8. A vontade de Deus e a permissão de Deus são duas coisas muito claras e bem distintas e uma coisa Deus deixou bem claro para todos.
    Deus não interve na vida das pessoas se elas não desejarem.
    Deus respeita o livre arbítrio que Ele mesmo deu aos seres humanos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário