Pular para o conteúdo principal

Amando meu inimigo - 3 passos

Ao pensar nessa frase, já parece algo bem estranho. Como vou amar alguém que me fez, ou faz mal? Amar? É difícil, mas não impossível; e é bíblico! Mas não é um tema muito discutido e apresentado. Justamente pelo fato de ser algo que vai além de nosso entendimento.
Amar aqueles que nos atacam, ou nos prejudicam, é imitar o carácter de Deus. A Bíblia diz em Lucas 6:35 "Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus."




Amar é uma ordem, não um sentimento. Em I João 3:18 “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” Amar nossos inimigos, não é mais difícil, quando estamos com Cristo, e quando entendemos que Seu amor é perfeito e contagiante! O amor envolve bloquear o seu EU e perdoar.

Primeiro passo: Perdoar. Colossenses 3: 13-14 “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros, perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” Nesse contexto entendemos que Deus nos capacita para todas as coisas, e a bíblia é nosso manual de instruções, e nos ensina como amar, como perdoar, e como nos achegar a Deus.

Segundo passo: Orar. Apresente seu "inimigo" em oração para Deus. Fale para Deus que está te incomodando.
"Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem"; Mateus 5:44.

Terceiro passo: Compreender. É preciso entender que esse amor pelos outros, não vem de nós, humanos, vem de Deus, e requer prática. Não é algo fácil, e deve ser feito com sinceridade no coração.

"Sede vós perfeitos..." Sejamos perfeitos, como Deus quer que sejamos, sim, ele quer que sejamos como ele, mas Cristo diz que devemos pegar nossa cruz (Mt 16 : 24). Não apenas siga-me, mas pegue sua cruz e siga-me! Devemos fazer sacrifícios, mesmo que não seja de nossa vontade, pois Cristo vive em nós e somos novas criaturas (Gl 2-20). Por mais que seja difícil ou quase que impossível devemos encarar o desafio de amar e orar pelo que te fez e faz mal.

Um inimigo deve ser tratado com respeito. A Bíblia diz em Mateus 5:25 "Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão."
Não se alegre quando o seu inimigo tem problemas. A Bíblia diz em Provérbios 24:17-18 "Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira."
Faça essa oração hoje. Tente entender e conhecer seu inimigo, em oração Deus lhe mostrará como agir. Escolha amar, escolha perdoar. E lembre-se: Deus promete proteção dos nossos inimigos. A Bíblia diz em Salmos 18:48 "Ele me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim; tu me livras do homem violento."


Comentários