Pular para o conteúdo principal

DIA 7 - Meditando na palavra de Deus

Resultado de imagem para salmo 119Hoje vamos aprender a meditar na palavra de Deus, Ler a bíblia a princípio pode ser algo bem complexo e de difícil entendimento. Porém com calma e prática a gente começa a entender o que está escrito. Portanto, vamos ao Salmo 119. Este salmo é geralmente lembrado por ser o capítulo mais longo da Bíblia e, também, por referir-se, quase que exclusivamente, à importância da Palavra de Deus para a vida do cristão. Confesso que, a exemplo de muitos irmãos, nunca havia me aventurado a meditar mais detidamente sobre o Salmo 119, já que as poucas vezes que o li, o fiz mais por obrigação do que por prazer, e não era sempre que o entendia com clareza. Entretanto, mergulhar no neste texto é um ótimo e prazeroso exercício, e alguns versículos merecem ser brevemente destacados.


A estrutura do Salmo 119 é bem conhecida. É um salmo composto de 22 estrofes, uma para cada letra do alfabeto hebraico, de “Álefe a Tau”, ao que corresponderia a “de A a Z” no nosso alfabeto ocidental, ou seja, é um poema em acróstico com as 22 letras do alfabeto hebraico compostas em estrofes. Cada estrofe é composta de 8 versículos, que, no original hebraico, começam com a mesma letra a que se refere a estrofe. Oito também são os sinônimos, em hebraico, para as palavras que se referem à Palavra de Deus, geralmente traduzidas em português por:

1) lei - תּורה - tôrâh ;

2) testemunhos - עדוּת - ‛êdûth ;

3) preceitos - פּקּוּד - piqqûd ;

4) estatutos - חקּה - chûqqâh ;

5) mandamentos - מצוה - mitsvâh ;

6) juízos - משׁפּט - mishpât ;

7) palavra - דּבר - dâbâr ;

8) ordenanças - מנּי - minnêy.

Importante esclarecer que há 19 ocasiões em que o termo hebraico traduzido por "palavra" é אמרה - 'imrâh - que, embora seja sinônimo também de "lei", tem nesses casos o sentido de "promessa", como num dos versículos mais conhecidos do Salmo, o v. 11 ("Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti"). Repare no contraste até certo ponto inusitado: não é exatamente a "palavra" de Deus como "lei", "mandamento", que devemos esconder no coração para não pecar contra Ele, mas a Sua "promessa"! Os outros versículos em que "lei" como "promessa" aparece são os versículos 38, 41, 50, 58, 67, 76, 82, 103, 116, 123, 133, 140, 148, 154, 158, 162, 170 e 172. Interessante observar que, mesmo escrevendo em grego, mais tarde Paulo manterá essa estreita ligação entre "lei" e "promessa", mais especificamente em Efésios 6:2 - "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa").

Somente dois versículos (122 e 132) não contêm um desses termos sinônimos nem se referem explicitamente à Palavra de Deus. Ou seja, ao que parece, o escritor quis compor um hino à beleza e à perfeição, procurando abranger num único poema a totalidade dos atributos da Palavra de Deus. Outra razão possível para essa estrutura diferente e repetitiva é o fato de se poder ensinar a importância da Palavra aos jovens e às crianças, que teriam uma maneira mais fácil de aprender e memorizar o Salmo, pelo menos em partes, já que cada estrofe utiliza pelo menos 6 desses sinônimos e contém em si mesma um resumo de tudo o que o salmista quer dizer.


Entenda que a palavra de Deus é perfeita e eterna. Os que buscam a Deus e respeitam os seus princípios têm o conforto de habitar na presença do Senhor. Por outro lado, os mentirosos e perversos terão de encarar a justiça de Deus contra todo pecador que não se submete ao Senhor.
O Salmo apresenta, também, alguns sub-temas. Por exemplo:
  • A importância de buscar a Deus de todo o coração (2,7,10,34,58,69, 145)
  • A base da confiança nas orações: Deus faz segundo a palavra/segundo as promessas d'Ele (9,25,28,41,58,65,76,88,107,116,124,149, 154,156,159,169,170). O contraste entre aqueles que amam/temem ao Senhor e os ímpios que não o temem (95,110,119,163,47,48,97,113,127,132,155,159, 165,167) A importância de se lembrar/não se esquecer da lei do Senhor (16,52,
  • 55,61,83,93,109,139,141,153,176)
  • O rei Davi neste salmo declara seu amor a lei de Deus, no versículo 97 ele em êxtase declara: Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. 
Logo, o cristão não deve fugir das aflições e tribulações a todo custo, ou ver nelas uma negativa do socorro divino. O próprio salmista apela a Deus dizendo: “olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueço da tua lei” (Salmo 119:153). Neste caso ele não estava sendo afligido para que aprendesse a lei como havia dito no v. 71, mas mesmo não se esquecendo dela, estava passando por aflição e clamava a Deus por livramento. Este sentimento fica mais explícito no v. 143, quando confessa que “tribulação e angústia se apoderaram de mim; mas os teus mandamentos são o meu prazer”. Na tribulação e na angústia, o salmista encontrava prazer nos mandamentos de Deus, não porque os havia transgredido antes, mas por aceitar que o sofrimento e a dor faziam parte do seu crescimento espiritual. 

Guardadas as devidas proporções, sua atitude se assemelha àquela que Paulo atribui a Abraão, que “à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer” (Romanos 4:20-21). Palavra de Deus também é promessa, e bem-aventurado aqueles que a guardam, respeitam e esperam, mesmo na dificuldade, como diz o salmista no Salmo 91:15, “Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei”. Poucos percebem que Deus promete estar com o crente durante seu período de angústia. Dure o que durar, haverá livramento, mas principalmente incessante companhia divina antes, durante e depois. O Salmo 119 (vv. 49-50) também proclama esta verdade: "Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica". Basta crer na Palavra-Promessa de Deus. Ele não te desampara e não te deixa atravessar sozinho a aflição. E se for difícil crer, siga o conselho de Abraão para fortalecer a sua fé: louve!

Para finalizar, leia o salmo todo hoje e reflita. Grife os versículos que mais lhe chamar a atenção, anote suas possíveis dúvidas e ore, para que Deus lhe dê esse coração, como o do salmista, de adorador, de alguém com fé e que espera pelas promessas.

Deus os abençoe grandemente.

Resultado de imagem para salmo 119

Comentários