Esse capítulo mostra mais instruções gerais a respeito de uma vida correta. Deus está sempre nos ensinando como devemos conduzir nossa vida e como devemos tratar os mais diversos assuntos.
6.6-11 — Aqui podemos ver a respeito da preguiça, por isso o alerta e a comparação com a formiga, que trabalha duro durante o verão para ter no inverno, ou como as histórias de crianças nos contam sobre a cigarra e a formiga. A pessoa que tem preguiça prefere se poupar de qualquer coisa que possa lhe dar trabalho.
6.12-15 — Nesses versículos vemos uma ênfase sobre o homem mau, a pessoa que sempre procura problemas, se ocupa planejando fazer coisas erradas, se alegra em ver o mau e fazer intrigas. A bíblia cita que seu coração está cheio de maldade.
6.16-19 — Este trecho descreve sete coisas que aborrece o Senhor. Talvez esses versículos sejam os mais significativos neste capítulo.
As 7 coisas descritas são:
1- Deus abomina OLHOS ALTIVOS (olhar orgulhoso)
Nossos olhos transmitem que há em nossos corações.
Há alguns textos nos Evangelhos que contam dos olhares de Jesus, de como Ele transparecia seus sentimentos pelo olhar: Mc 10:21 “E Jesus, olhando para ele, o amou, e lhe disse: uma coisa te falta...” (ao jovem rico);
Pv 21:4 “Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado”.
Pv 30:12 e 13 “Há gente que é pura aos seus próprios olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima.”
Pv 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”
2- Deus abomina LÍNGUA MENTIROSA
Jesus assim declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44).
Há diversos provérbios que alertam para os malefícios da mentira, do mexerico e da difamação:
Pv 18:8 “As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas”.
Pv 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua...”
Pv 16:27 “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente”.
Pv 20:19 “O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios”.
3- Deus abomina MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
O Senhor detesta a violência, o homicídio. O primeiro homicídio relatado na Bíblia foi o de Abel, em Gn 4:8-10.
A violência está disseminada no mundo.
4- Deus abomina CORAÇÃO QUE MAQUINA PROJETOS INÍQUOS
Aqui fala sobre os pensamentos. Devemos não somente vigiar sobre nossos atos, mas sobre o que pensamos. E Deus não se agrada de pensamentos maus.
Pv 11:20 “Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite”.
5- Deus abomina PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL
Novamente vemos a importância de vigiar sobre nossas atitudes e quais escolhas estamos fazendo. Que caminho estamos escolhendo, como estamos usando a sabedoria que Deus tem nos dado. A Bíblia tem um alerta para nós: Pv 19:2 “Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho”.
6- Deus abomina TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS
Em Atos 6 temos a história de Estevão, que teve que enfrentar acusações de falsas testemunhas: “e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei; porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu” (At 6:13 e 14).
Talvez o caso de falsas testemunhas mais escandaloso de todos os tempos se encontre em Mateus 28:11-15, no caso do suborno dos guardas do sepulcro de Jesus, para que testemunhassem uma versão mentirosa, do roubo do corpo enquanto eles dormiram.
Falsos testemunhos são como mentiras, são difamações que nos levam para o abismo.
7- Deus abomina O QUE SEMEIA CONTENTA ENTRE IRMÃOS
Semear contenda é ajudar numa briga de forma contrária. É fortalecer o ódio, preferir ver a raiva entre os outros a ver a solução de problemas. Como diz o velho ditado: "colocar mais lenha na fogueira, ao invés de apagá-la". E vemos isso em Pv. 26:20 “Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda". Devemos evitar confusões, ser pacíficos e não altivos.
6.20-24 — Este trecho vincula os ensinamentos do pai com os da mãe (Pv 1.8). A instrução materna deve estar atada ao coração e ao pescoço da pessoa, como companhia permanente e guia confiável — como a Lei de Deus (compare com Dt 6.4-9; 11.18-21). Os ensinamentos são valiosos para o futuro.
6.25,26— O termo “olhos” refere-se aos olhares sedutores. Para não nos predermos a esse tipo de armadilha. Existe um forte alerta em diversas passagens bíblicas a respeito da devastação que uma adúltera traz à vida de um homem.
6.27-35 — Vemos a comparação do furto com adultério, onde o furto pode até ser compreendido caso a razão seja a fome, mas o adultério nunca é compreendido. Nada justifica o abandono do lar e a escolha de adulterar. Mas vale ressaltar que se um homem roubasse alimento ele seria condenado a restituir sete vezes o valor roubado. Da mesma forma vemos o alerta sobre os ciúmes, que corrói a alma e aborrece o coração. Devemos aprender a confiar em nosso cônjuge.
Que possamos refletir sobre as instruções que Deus deixou para nós. São ensinamentos práticos e necessários para uma vida correta. E isso não vale apenas para cristãos, vale para todos que desejam uma vida de retidão.
Deus os abençoe grandemente! Tenham um excelente dia, meditando na palavra de Deus que sempre nos acrescenta algo.
Comentários
Postar um comentário