Pular para o conteúdo principal

Os deveres da esposa

Resultado de imagem para deveres da esposa cristaPara as casadas e para as que logo casarão... 
Abaixo, listei alguns dos deveres da esposa. Peço que não vejam como uma obrigação, mas algo que precisamos aprender a fazer naturalmente. Como já comentei em outros posts sobre casamento, toda transformação requer tempo e paciência. Muitas precisamos ouvir caladas, e esperar a hora certa de falar ou agir. Devemos buscar ser mais sábias e cuidar do nosso lar, de forma crescente.
A mulher é o elo que liga marido e filhos. Por esta razão ela é, por muitas vezes, o ponto de equilíbrio do lar. Uma mulher virtuosa é capaz de fazer do seu lar um jardim de felicidade e alegria em Cristo, apesar das circunstâncias.

O primeiro nome que a mulher recebe na Bíblia é de auxiliadora. Auxiliadora para completar o homem, consciente de que em Cristo não há diferença. Gl 3:27-28; 1 Co 11.3.

Elizabete Elliot, uma escritora contemporânea, disse o seguinte: "Nós fomos criadas para sermos mulheres. O fato de ser mulher, não me faz um tipo de cristã diferente, mas o fato de ser cristã me faz uma mulher diferente".

Leitura sugerida: Efésios 5:22-33.

A mulher também tem deveres a cumprir no casamento. Suas responsabilidades matrimoniais incluem:

1. Ser ajudadora/ auxiliadora

2. Ser submissa

3. Ser administradora do lar

4. Ser amante/amável

O que você como esposa deve fazer:

  • Seja uma auxiliadora para seu marido (Gênesis 2:18). Esta é a finalidade pela qual você foi criada. Nunca se esqueça disso. Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para você como esposa. “Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem” (1 Coríntios 11:8-9).
O auxílio envolve:
    1. No sentido afetivo: é a mulher de um só homem, o seu marido e se entrega a ele com amor e inteireza de coração.
    2. No sentido social: contribui no sentido de conservar a imagem do seu marido como um homem de bem diante da igreja e da sociedade.
    3. No sentido profissional: dá ao marido o apoio que lhe falta por parte dos amigos, levando-o a superar as crises de maneira positiva.
    4. No sentido espiritual: ora por ele e estimula a sua fé. O auxilio espiritual da mulher cristã pode e deve oferecer ao seu marido, é tal qual um investimento cujo retorno se dará sem demora
    • Seja submissa ao seu marido em tudo, assim como a igreja é submissa a Cristo (Efésios 5:22-24; Colossenses 3:18; 1 Pedro 3:1-6). Nós não precisamos procurar saber se isso ainda é apropriado ou se está ultrapassado. Os movimentos de libertação feminina podem levantar-se e cair, mas a Bíblia ainda diz: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido” (1 Pedro 3:1). Aqui, a palavra submissão deva ser melhor entendida. A palavra “submissão” que foi traduzida do original grego é “hupotasso”, e significa: 1) organizar sob, subordinar; 2) sujeitar, colocar em sujeição; 3) sujeitar-se, obedecer; 4) submeter ao controle de alguém; 5) render-se à admoestação ou conselho de alguém; 6) obedecer, estar sujeito. E mesmo que o marido ainda não exerça sua autoridade devida, ela deve ser respeitada. Paulo advertiu que quem resiste à autoridade traz sobre si condenação (Rm 13.2).
    • Seja uma boa administradora do lar (Tito 2:4-5; 1 Timóteo 5:14). Nesta parceria do casamento temos o homem como cabeça e a mulher como sua ajudadora. Isto significa não apenas o auxilio da esposa por meio de conselhos, como também envolve distribuição de tarefas a cada um dos cônjuges. Uma grande responsabilidade de uma mulher é para com a sua família, cuidando dela, e fazendo do lar um lugar feliz. Essa tarefa não é fácil, mas foi dada por Deus, e Ele ajudará e fortalecerá a mulher que se propuser a ser a melhor mãe e esposa que lhe for possível. 
    • Ser amante/ amável: Tenha um espírito manso e tranqüilo (1 Pedro 3:4). Talvez há mulheres hoje que gostariam mais que pensassem nelas como “pessoas” e não “mulheres”. Ao protestar e queixar-se são barulhentas, tumultuosas e conseqüentemente desonrosas. É honorável ser uma mulher (1 Pedro 3:7), e ter "um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (1 Pedro 3:4).
    • Obs.: Conceda ao seu marido o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3). Em uma base igual, ambos os partidos são "obrigados", (entenda aqui, não como algo forçado, mas acordado entre os dois) entre outras coisas, a satisfazer os desejos sexuais do outro. Não prive seu marido de seu corpo, porque "pertence" a ele (1 Coríntios 7:4-5). Não cumprir suas obrigações conjugais com seu marido é roubar o que lhe é devido.


    “O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor” (Provérbios 18:22)

    Resultado de imagem para deveres da esposa crista

    • Ser pura, casta, buscando a beleza interior mais do que a exterior (Tt 2.3-5; 1 Tm 2.9,10; 1 Pe 3.1-6). O que a Bíblia quer ressaltar é a modéstia e a preocupação maior de ser virtuosa e não a proibição de adornos. Pedro não estava escrevendo que as mulheres não podem se enfeitar, mas que o enfoque da mulher cristã deve estar mais na exaltação do seu interior do que no exterior. Paulo também manda que a mulher se vista com modéstia e bom senso. A mulher não deve estar tão preocupada com sua aparência externa quanto com suas qualidades interiores. A mulher cristã deve observar a razão que a leva a vestir-se, enfeitar-se: para se exibir ou atrair a atenção de outras pessoas, ou para agradar ao Senhor e a seu marido. As jóias que ela deve usar sempre: o espírito manso e tranquilo (1 Pe 3.4); ter um espírito pacífico, que busca a conciliação e a harmonia na família. Algumas esposas são barulhentas, gostam de tumultos, porém, não há adorno mais bonito do que a discrição (Pv 11.22) e a mulher que age assim honra seu marido (Pv 12.4).
    Exemplos negativos de esposas: 

    1)Eva, Gn. 2,17; 3. 6. Por causa da insubmissão de Eva, quanto aquilo que o Senhor havia dito, toda a natureza sofre os efeitos da queda. Não valeu a pena.
    2) Mulher de Ló. Gn 19.17,26. A insubmissão desta esposa, atraiu o juízo de Deus sobre si, ela foi transformada em um “monte de sal”. Dura coisa é viver ao lado de uma mulher, cuja atitude e comportamento é uma verdadeira salmoura.
    3) A Mulher de Jó. (Jó 2.8,9). Se Jó não tivesse raízes profundas em sua vida de compromisso com Deus, certamente ele teria esmorecido diante das palavras de morte de sua esposa. Há muitas pessoas que tem tudo para serem felizes, só não o são, por causa daquilo que vem sendo dito um para o outro dentro do lar. Não podemos nos esquecer que, “palavras tem poder para construir ou destruir”.

    Exemplos positivos de esposas:
    1) Sara, I Pe 3.6 . Se esta esposa não foi perfeita, foi virtuosa, porque jamais o Espírito Santo levaria Pedro a escrever sobre ela, de uma forma tão honrada, se ela não fosse uma “esposa virtuosa”.

    2) Ana, I Sm 1.8-11. Dentre muitas mulheres que a Bíblia faz menção, esta é uma das que me chama atenção. Algumas qualidades de Ana : Humilde, Persistente, Confiante, Sensível, Grata, Íntegra.


    Agora, veja a lista abaixo e marque o que você não tem feito, está negligenciando ou precisa melhorar. Se necessário coloque observações.

    Não coloco Deus em primeiro lugar
    Não tenho sido um bom exemplo de cristão
    Eu não oro pelo meu marido ou pelo meu casamento
    Não tenho uma vida de oração ou não sigo um devocional, com estudos da bíblia etc.
    Não tenho seguido as instruções que a bíblia me ensina sobre como ser uma mulher sábia
    Não invisto tempo e dedicação suficientes em meu relacionamento
    Eu não expresso meu amor pelo meu marido
    Eu não trato meu marido como deveria (respeito, humildade, submissão)
    Eu tenho amigos mais próximos que meu marido
    Eu não tento o suficiente achar coisas para fazermos juntos
    Tenho negligenciado certos desejos ou vontades do meu marido (se marcou aqui, quais?) _____________________________________________________
    Não tenho trabalhado o suficiente para corrigir meus defeitos (se marcou aqui, quais?) _____________________________________________________
    Eu sempre dou desculpas quando meu marido me pede algo
    Eu não demonstro afeição, carinho quando estou com outras pessoas por perto
    Tenho dificuldade em pedir perdão ou em perdoar
    Eu não peço a opinião do meu marido para tomar certas decisões
    Decido as coisas sozinha
    Inicio planos sem consultar meu marido
    Às vezes eu resisto às suas opiniões
    Tenho sido hipócrita em determinados momentos
    Tenho sido preguiçosa em algumas situações (se marcou aqui, quais?) _____________________________________________________
    Tenho sido egoísta sexualmente
    Não tenho paciência quando meu marido erra ou quando não faz algo como eu gostaria
    Não tenho cuidado da casa, dos filhos
    Interrompo quando ele fala
    Eu respondo a ele antes mesmo dele terminar a frase
    Não presto atenção quando ele está me contando algo
    Eu o provoco constantemente
    Me irrito facilmente quando: _______________________________________
    Eu levanto minha voz quando: ______________________________________
    Uso de sarcasmos
    Eu o critico na frente de outras pessoas
    Manipulo, invento ou omito
    Escondo algum pecado, ou falha ou erro
    Sou muito crítica em relação aos familiares dele
    Facilmente me esqueço dos conselhos bíblicos
    Não tenho sido sensível aos problemas que ele tem ou possa ter
    Gasto mais tempo e/ou dinheiro em __________________________________
    Uso de xingamentos ou nomes impróprios
    Assisto muita televisão, ou fico muito no celular, ou computador
    Não cultivo nossas amizades
    Faço promessas e não cumpro
    Não sou um bom exemplo para nossos filhos
    Faço comparações do meu marido com outro homem
    Outros
    Quais?

    Existem muitas coisas que precisam ser trabalhadas num relacionamento para que ele seja longo, prazeroso, enriquecedor e para que acima de tudo, que o casal consiga driblar as dificuldades que inevitavelmente farão parte da história. 

    Não existe receita única, cada casal encontrará sua própria "fórmula". Estar em uma relação exige grandes doses de maturidade, comprometimento, disponibilidade, desejo e empatia. Tudo parece claro e simples, porém quando posta em prática a manutenção de uma relação é trabalhosa e nada fácil. 

    No próximo post falarei sobre os deveres do homem e os deveres de ambos.

    Deus os abençoe!



    Comentários