Pular para o conteúdo principal

Agradecer a Deus

Queridos, bom dia...


Você já agradeceu a Deus hoje? Por que agradecer?
Na verdade, nosso parâmetro de agradecimento está mais baseado no que o mundo prega e demonstra, do que nas Escrituras.

Certamente nossos interesses mudam conforme nossa situação financeira, espiritual ou emocional. E muitas vezes, nos deixamos levar pelo conforto de algum momento. A Bíblia não ensina irresponsabilidade com relação ao futuro. Se não, ela não recomendaria o exemplo da formiga. O que ela está a nos ensinar é a postura de confiar, diariamente, no sustento que o Senhor nos garante.
Retirada do site frases para facebook

Ao procurar na bíblia, encontramos diversos motivos para agradecer, vou separar em 2 motivos, para facilitar.
1) motivos terrestres (materiais):
a) Deus nos dá alimentos e as necessidades da vida.
Mateus 6:11 "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje".
Mateus 6: 30-34 "Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 
Filipenses 4:19 "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” 
1Timóteo 2:1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens"
b) Somos abençoados com famílias (Rute 4:12-14; Salmo 127:3; Provérbios 31:10,29-30).
Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. 
Salmos 127:3
c) Proteção das pessoas queridas 
Colossenses 2:7 Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. 
Salmos 147:7 Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. 
Efésios 1:16-17 Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; 
d) A proteção divina e as vitórias nesta vida 
Salmos 33:20 A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.
Isaías 31:5 Como as aves voam, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; ele a amparará, a livrará e, passando, a salvará.
Esdras 9:9 Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade perante os reis da Pérsia, para que nos desse vida, para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações; e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém
1Corintios 15:57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Salmos 60:12 Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos.
Provérbios 20:22 Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará.
e) Devemos orar e agradecer por todos os homens (1 Timóteo 2:1).
1João 4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1Corintios 1:4 Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus

2) motivos espirituais para agradecer
a) Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo (Lucas 1:78; 2:38).
b) A salvação pela graça em Jesus (Romanos 7:25; 1 Coríntios 1:4; Colossenses 1:12).
c) O Senhor revelou a sua palavra de uma maneira que podemos entender (Lucas 10:21).
d) A fé e fidelidade de irmãos espirituais (Romanos 1:8; 6:17; 1 Tessalonicenses 2:13; 3:9; 2 Tessalonicenses 1:3; 2:13; 2 Timóteo 1:3; Filemom 4).
e) Temos, em Cristo, a vitória sobre a morte (1 Coríntios 15:57).
f) Deus nos usa, como seus servos, para divulgar a sua palavra (2 Coríntios 2:14).
g) Deus Todo-Poderoso reina sobre todos (Apocalipse 4:9; 7:12; 11:7).
Caso você não se lembre de algum motivo em especial para agradecer, agradeça por algum desses itens acima, reflita nos versículos que Deus vai falar ao seu coração.

Mas como agradecer?
Orações freqüentemente incluem palavras de gratidão. Paulo disse: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens" (1 Timóteo 2:1). Ações de graças fazem parte da comunicação essencial do servo ao Senhor. Devemos enfatizar oração em nossas vidas, orando "sem cessar" e dando graças "em tudo" (1 Tessalonicenses 5:17-18). Como pessoas radicadas e edificadas em Cristo, vamos crescer em ações de graças (Colossenses 2:7). Percebemos em tais trechos que a oração não é meramente um ritual ou obrigação de falar certas palavras de rotina. É uma parte fundamental da vida do servo de Deus (Colossenses 4:2).
Mostremos nossa gratidão fazendo coisas para agradar a Deus.
A nossa obediência a Deus reflete a gratidão de pessoas resgatadas pelo sacrifício de Jesus. Paulo frisa bem esse fato na sua carta a Tito. Leia e pondere a mensagem de Tito 2:11 - 3:8. Este trecho destaca a necessidade da santidade nas nossas vidas: "...educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente..." (2:12). Paulo descreve os seguidores de Cristo como "um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14). Fala sobre a obediência a Deus em termos práticos: "Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens" (3:1-2). Devemos perceber que Paulo não está ditando regras ou impondo a sua própria vontade sobre os homens. Ele descreve a conduta de pessoas realmente convertidas a Cristo, pessoas dedicadas a Deus e determinadas a fazer a vontade dele.
Nós cristãos devemos ser e dar exemplos, praticando o amor de Deus, ou seja, fale de Sua bondade, de Suas obras. Demonstre por meio de atitudes que você conhece a Deus, como conhece seu pai, que você tem um contato, uma intimidade com ele. Busque conhecer mais a Deus, estar com Ele. 

Fiquem no amor do nosso Senhor!

Comentários