Pular para o conteúdo principal

Vencendo as lutas

É certo que a vida de ninguém é fácil. Mesmo porque, cada um tem algum tipo de problema; por menor que seja, ou o que parece um problemão pra você, pode parecer simples pra mim, e vice-versa.
Quero mostrar aqui, a diferença de enfrentar as lutas com e sem Deus.

Você deve se perguntar, mas por que passamos por lutas?
Existem 2 tipos de "motivos", são eles:
1) Consequencias normais de vivermos num mundo pecador, onde escolhas erradas, nos levam aos maus caminhos.
2) Provações que Deus nos permite passar, sendo este, Deus certamente está querendo nos ensinar algo. Podendo ser:
A) para provar o nosso coração, como Deus permitiu a satanás sobre a vida de Jó. Como está também em Deuteronômio 8:2 "E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos".
B) para que possamos ter mais fé e mais perseverança, pois com as lutas e com essas provações, nos apegamos mais a Deus. As lutas, nos tornam mais fortes, aprenda a agradecer a Deus pelas suas dificuldades, que Deus irá moldar o teu coração.
C) para nos presentear, algumas lutas nos dão o privilégio de quando chegamos ao fim, sermos presenteados, não só com a vitória mas com um grande aprendizado, nada é em vão e nada que Deus coloca na nossa vida é por acaso. (Deut. 8:7-10)
D) Porque ELe nos ama incondicionalmente, este na verdade está incluso em todos os outros itens, pois a todo instante Deus nos revela Seu amor, "Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me," (Salmos 109:21).

"O Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome." (Daniel 9:19)

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)

Porém, por outro lado, a bílbia nos mostra como os espíritos das trevas podem influenciar na nossa vida, como podemos ver abaixo:
  • Satanás tentou destruir a vida de Jó, Jó 1: 12-19;
  • Jesus mesmo, sofreu tentações pelo diabo, Mt. 4: 1-11;
  • ações de possessão: o gadareno, possuído por legiões de demônios, Mc 5: 1-20; o jovem que era jogado na água e no fogo, Mc 9: 14-22; Maria Madalena, liberta de sete demônios, Lc 8: 2; espíritos de enfermidade, Lc. 13: 11-13;
  • Ananias e Safira foram enganados por Satanás para que mentissem ao apóstolo Pedro, At 5: 11-13.
Dessa forma, Satanás se transforma até em anjo de luz e seus enviados são capazes de enganar e se parecerem como ministros de justiça, 2Co 11: 13-15.
Por isso, é necessário saber e conhecer as estratégias que Satanás pode usar para tentar te afligir. Sendo de grande importância estarmos preparados, assim como está escrito em Efésios 6:10-17 (Deus nos mostra como devemos prosseguir, nos revestindo de toda armadura, com orações e súplicos, cingindo nossos lombos).
RESISTINDO AS LUTAS
E quais são as nossas armas?
Devemos lutar com o que o Senhor nos deixou escrito. Como está em Efésios citado acima.
O Nome de Jesus. Fp 2: 9-10. É a arma mais poderosa contra o inimigo. Ele tem autoridade sobre ttodos, está acima de todo principado, e potestade, Efésios 1: 20-22.
A oração. Ef. 6: 18. É desta forma que entramos no mundo espiritual, e com a oração que nos tornamos fortes e preparados, nos enchendo de poder. Veja Marcos 3: 23-29.

Pés calçados com a preparação do evangelho da paz, v. 15. Significa estarmos firmes, prontos e dispostos para guerrear, inclusive levando as boas novas da paz, Is 52: 7-9.
O capacete, v. 17.
Paulo faz esta peça representar a salvação, possivelmente referindo-se a Isaías 59: 17. Ou seja, a salvação protege o homem de ser atingido pelos efeitos malignos.

Cingir os lombos com da verdade - v. 14. A verdade é JesSignifica estar ligado diretamento com Deus numa comunhão perfeita, Jo 15: 2-7. Esta armadura significa que o cristão se reveste do Senhor Jesus, assumindo a natureza moral de Cristo, Rm 8: 29.
A couraça da justiça - v. 14. O crente está revestido da justiça de Deus, Rm. 3: 21 e 5: 1. Sua culpa foi lançada na cruz de Cristo, Rm 13: 12-14 e Ef 4: 24.
Com a preparação, podemos passar por lutas, por problemas e seremos vencedores.
Creia que enquanto estivermos nesta terra, teremos lutas e aflições, como está em João 16:33 "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. "
As lutas fazem parte de nossa vida, a questão é como você as "recebe" e como você prossegue, qual é a sua posição.
Ouça a música Nunca Pare de Lutar, da cantora Ludmilla Ferber. Lhe dará conforto e força! E agradeça a Deus pelas lutam, pois estas lhe conduzirão à vitória.


Texto bíblico para reflexão:

A armadura de Deus - Efésios 6:10-18

10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

Comentários