
Este capítulo é bem conhecido por causa do primeiro versículo:
A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos. (Provérbios 14:1 NTLH)
A mulher, juntamente com seu marido, tem a função de cuidar do seu lar, porém a Bíblia trata dessa questão por causa da falta de sabedoria, o que isso pode resultar na vida do casal: Destruição.
A sabedoria sempre nos conduzirá para o melhor caminho. Nos versículos seguintes vemos novamente sobre o temor de Deus e sobre como somos "guardados" pelo que falamos. Pois agindo com sabedoria não temos atos falhos, e nem distorção do que falamos.
Agir com tolice ou com insensatez é ignorar os preceitos bíblicos e achar que se sabe mais que Deus. Pois preferimos fazer do nosso jeito a fazer do jeito que Ele espera que façamos, que claro, é o mais correto. Já que nosso coração é enganoso.
Os versículos de 6 a 16 vai tratar desse assunto, quando preferimos ser tolos, quando dando espaço para a mentira, quando agimos com maldade e etc. Além de não agradarmos a Deus, estamos praticamente cavando e definindo nosso destino.
A Bíblia sempre nos instrui a fugir do mal, a nos afastar dos escarnecedores, evitar o caminho errado etc, e nesses versículos vemos que Deus repete muitas vezes para de fato nos alertar sobre isso. No fim das contas acaba sendo perigoso não ouvir a voz a Deus, ou não segui-la.
Quando aceitamos ouvir a vó de Deus, "trocamos" se responsabilidade. Ou seja, é Deus quem está garantindo nossa vitória, não depende mais de nós, Ele falou, Ele VAI fazer.
Temos esse imenso problema de mesmo após entregarmos algo pra Deus, continuamos nos preocupando, passamos noites sem dormir, até esquecemos como orar ou como confiar. Entenda, meu irmão, minha irmã, com Deus no controle nosso barco jamais afundará. (A não ser que tenha algum
Propósito nisso, já que algumas vezes precisamos saber como nadar, rs). Mas no geral, Ele é nosso mestre e nos conduz em paz e segurança.
Seguindo o está em provérbios, não só no capítulo 14, mas no livro todo, como vamos ver, as bênçãos do Senhor nos seguirão. Nós não precisamos "correr" atrás delas. Nossa vitória está em Jesus, que morreu naquela cruz para nos limpar, nos salvar e nos perdoar. Não somos merecedores desse amor tão grande, mas temos esse amor. Então porque não aceitar?
A sabedoria que o livro tanto fala é resultado de uma jornada com Deus. Ele nos ensina tudo que precisamos saber. E é em todas as áreas. Seja no seu trabalho, na igreja, na família... Em tudo.
Deus os abençoe!
Leiam o capítulo 14 todo e vejam que a honra e a justiça virão de Deus.
Comentários
Postar um comentário