Pular para o conteúdo principal

Provérbios 5 - Instruções Gerais

Resultado de imagem para biblia tumblr
O contexto do capítulo 5, é sobre o matrimônio, e também uma séria advertência contra a lascívia, mais conhecida como luxúria ou sensualidade. Aqui, Salomão nos apresenta de um lado o plano e o propósito de Deus com relação a nossa sexualidade e as bençãos que desfrutamos quando vivemos no centro da vontade de Deus, e de outro lado as maneiras mais comuns que o ser humano encontra para vivenciar sua sexualidade, contra a proposta de Deus e a consequência que isso trás para a vida de uma pessoa.


Análise dos versículos:

5.1-6 — O capítulo 5 volta ao tema dito anteriormente, sobre a mulher estranha (ver Pv 2.16-19). Este trecho fala com grande fervor sobre a necessidade da fidelidade conjugal. Se você quer conservar a discrição, ouça estas palavras, senão seus pés descerão a morte.

Muito embora a maioria dos versículos mostra mais a questão do homem sendo advertido contra o adultério, esta palavra é também aplicável às mulheres, sejam casados ou solteiros, no contexto todo do livro, vemos como nossas escolhas, quando fora da vontade de Deus, podem nos atrapalhar e nos impedir de atingirmos os sonhos de Deus para nós.

5.7-14 — A Bíblia ensina em diversas partes que a tentação como um todo é inevitável, mas algumas devem ser evitadas de qualquer modo. O cristão que aprende com os ensinamento de Deus, não se aproxima do que ele sabe que é errado, não precisa provar que "consegue" resistir à tentação, ele simplesmente evita o que é imoral. As instruções do apóstolo Paulo a Timóteo para fugir dos desejos da mocidade (2 Tm 2.22) ensinam o mesmo tema. Envolver-se com tal pecado desonra e consome aqueles que tombam nele. Se não nos afastarmos sofremos de fato grandes consequências.

5.15 — Em um país árido como Israel, um poço era um bem valioso e um privilégio a ser resguardado. O cônjuge também, daí a expressão “bebe a água”, fazendo uma referência a união sexual (Pv 9.17), e “da tua cisterna” é um claro apelo a fidelidade conjugal — um homem e uma mulher juntos pelo matrimônio, unidos. Várias citações na Bíblia, às vezes, falam da salvação como sendo uma fonte (Is 12.3); logo chamar o cônjuge de fonte d'água era um gesto afetivo (Ct 4.15).

5.16,17 — Nesses versículos vemos uma mudança de cenário, onde, após exortar o viajante, tal como a um filho sobre as desilusões dos caminhos perversos, vemos agora a demonstração a existência de
um outro caminho no qual ele pode expressar a sua sexualidade e desfrutar das bençãos decorrentes desta opção (frutos de um casamento saudável e direcionado por Deus). 

5.18-20 — Aqui, as palavras: “alegra-te com a mulher da tua mocidade”, compreendem uma ordem e um estímulo para se achar alegria na felicidade mútua do casamento. De fato, ter prazer no leito conjugal é bendito por Deus (Cantares; Hb 13.4). A cada dia podemos ver as grandes possibilidades de termos um casamento saudável, real, sem máscaras, baseado nos ensinamentos bíblicos, para nos orientar a respeito de nossas decisões. Nos faz refletir, como temos tratado nosso casamento? Como fontes d`água? Como reservatórios? Ou como um lugar de água parada?

5.21-23 — O versículo 21 nos assegura que “os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas.” O texto nos diz que os caminhos do homem, os caminhos humanos, estão perante os olhos do Senhor e ele considera TODAS as suas veredas. Na expressão “os olhos do Senhor” vemos um ponto decisivo: Deus sabe de todas as coisas e vê tudo. Podemos então incluir coisas boas e ruins que fazemos, como o adultério, e etc. Uma vida dessa forma, somente pode terminar em morte amarga. 
Deus considera, sabe e vê, todas as coisas pois Ele se importa! Ele examina nossas veredas para intervir em nossa história, em nossa vida, mesmo na área íntima, para assim como um Pai, nos proporcionar caminhos melhores.

O Evangelho de João 14.6 nos assegura que: JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA...
Somente n`Ele somos libertos desse terrível destino descrito nos vs. 22 e 23: prisão, detenção, ausência de vida, de sanidade, de direção, de constância.


Para finalizar, se esta palavra falou ao seu coração, gostaria de propor um pequeno desafio para o dia de hoje.

a) Caso você seja solteiro, divorciado ou viúvo, creia que para tudo há um propósito, Deus sabe de todas as coisas e sabe como conduzir sua vida. Nesse contexto peça que Deus lhe mostre como você deve seguir, qual o seu chamado para essa situação atual. Peça também forças para resistir às tentações e aceitar o plano de Deus. 

Resultado de imagem para biblia tumblrb) Se você é solteiro, divorciado ou viúvo, e tem se deixado levar pelo caminho das ilusões, desafio você a se arrepender, a confessar o seu pecado diante de Deus, pedindo perdão, se afaste desse deste caminho tortuoso, e peça que Deus esteja com você.

c) E se você é casado, obedece ao Senhor fielmente e está sente que está no caminho certo, porém não entende porque seu casamento não está como deveria, tem muitos problemas de ordem íntima, ou de contato, lhe convido a clamar por cura. Cura da alma, tanto sua quanto de seu marido, orem juntos buscando a sabedoria de Deus, não busquem respostas humanos. Muitas coisas somente Deus pode resolver. Peça mais amor um pelo outro. 

d) Um último convite é para você que ainda não conhece a Jesus (visite a página Quero aceitar a Jesus). Caso sinta em seu coração que algo está lhe faltando e você ainda não sabe o que é, se você muitas vezes se sente perdido e sem saber como seguir para o caminho correto, ore pedindo a presença de Deus, aceitando a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Ele com certeza tem planos maiores para sua vida.

Sendo Jesus nosso Criador, Ele sabe, melhor que ninguém que sozinhos, pela nossa própria força nunca teremos condições de fazermos a escolha certa, precisamos d`Ele, mas não se sinta inferior por necessitar dessa ajuda, pelo contrário, se sinta privilegiado de ter esse maravilhoso ajudador.

Deus os abençoe grandemente!


Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa, que o verdadeiro significado deste dia possa entrar em seu coração.

Comentários

Postar um comentário