Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a ser sábio


Ao longo do nosso dia temos que tomar decisões, agir com prudência e sermos sábios, seja para resolver nossos problemas ou para dar um palavra de conforto ou um conselho para alguém.
E como devemos lidar com tudo isso, e agir sabiamente?
Veremos um exemplo muito citado em pesquisas sobre o assunto; sobre o Rei Salomão. Há mais ou menos uns três mil anos atrás, era rei de Israel, filho de Davi.
Quando ele se tornou rei, era jovem e sem nenhuma experiência. Mas ele teve sabedoria ao dar o primeiro passo em direção à sabedoria - ele recorreu ao Senhor - e isto é o que eu e você devemos fazer. Deus atendeu ao pedido de Salomão e deu a ele não apenas sabedoria mas também riqueza.
Salomão foi o homem mais sábio que já viveu aqui na terra (com exceção de Jesus). Ele é conhecido como o homem que escreveu 3 mil provérbios (1Rs 32) e 1005 cânticos.
Precisamos ser como Salomão, desejar ser sábio, pedir em oração para Deus, e andar em sabedoria, no centro da vontade de Deus.
Peça sabedoria ao Senhor, humildemente como fez Salomão (1Rs 3:8) e não impondo e achando que Deus tem obrigação de nos dar.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5)
Leia o livro de Provérbios e aprenda muitos conselhos práticos para sua vida cristã e também para ajudar quem necessite. Peça discernimento sobre as coisas que você não entende, Deus irá lhe ajudar sempre que você precisar.
A sabedoria genuína não vem das ideias e filosofias humanas. A Bíblia diz em Colossenses 2:8 “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
Deus quer nos mostrar coisas maiores, quer nos fortalecer em graça e nos ajudar em tudo, por isso nos deixou o Consolador. Em João 14:16-17, temos: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós". 
Confie em Deus - Ele o fará verdadeiramente sábio, como está em Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” 
Ser sábio é também, obedecer a Deus, saber interpretar corretamente Suas escrituras, cria temor em nossos corações, (Provérbios 9:10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência), é aplicar a palavra de Deus na nossa vida, (Salmo 119:98-100: Os Teus mandamentos me fazem mais sábio do que os meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, pois medito nos Teus estatutos. Sou mais prudente do que os velhos, pois guardo os Teus preceitos), é aprender que nem sempre devemos falar, ou expressar nossa opinião, às vezes é melhor nos calarmos, (Provérbios 17:27: Aquele que possui conhecimento refreia as suas palavras, e o homem de entendimento é de espírito sereno), e sempre teremos bons resultados.
Não há nada melhor do que estar com Deus e poder Lhe ouvir.

Deus os abençoe e lhes capacite com sabedoria!

Comentários