Pular para o conteúdo principal

Entendendo os dons espirituais

Texto base: I Cor. 12: 1 – 11
Os Dons do Espírito Santo, não deveria ser um assunto polemico, mas hoje é. Devido a tantos sinais estranhos, que não tem nada há ver com a Palavra de Deus, que estão acontecendo nas igrejas, que falar dos Dons do Espírito Santo cria muita polemica. Afinal o que vemos hoje nas igrejas são os verdadeiros Dons do Espírito Santo? Vamos ver a luz da Bíblia o que é os Dons do Espírito Santo.

 "Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;" (1 Cor. 12:8-9 NVI).

Dons do Espírito Santo no Velho Testamento era chamado de Unção, ou seja, capacidade sobrenatural de Deus para que o homem desempenhasse uma missão. No Velho Testamento o Espírito Santo vinha sobre o homem e o capacitava com o Poder de Deus para desempenhar uma missão. I Sm. 10: 1-7; I Sm. 16: 1-23 e 17: 1-58.

Mas claramente vemos no Novo Testamento, que o Batismo de Jesus com o Espírito Santo foi a unção que veio sobre ELE, para que desempenhasse a Sua missão. Atos 10: 37 e 38; Lc. 3: 21,22 e 4: 1-18. A unção hoje é a capacidade sobrenatural  de Deus, que vem através do Espírito Santo no homem para que ele possa fazer a obra. Atos 1: 8.

Está unção é o Poder do Espírito Santo, que vem através dos Dons Espirituais, que capacita o homem para fazer a obra de Deus aqui na Terra. A Palavra diz Dons do Espírito Santo, portanto é algo que não se consegue através de meios humanos. Atos 8: 12 -20. Não se consegue através dos meios que a vida oferece, mas sim pela vontade de Deus. Ef. 4: 8; Gl. 1; 11 e 12.

É muito fácil você analisar se os Dons que há na sua igreja são do Espírito Santo ou não. O que você vê na igreja contribui com a edificação e o crescimento da igreja ou é algo que serve só para acender um fogo de palha na igreja, e trazer glória para o homem. I Co. 12: 1-7; Ef. 4: 12-16.

Os Dons Espirituais, estão à disposição de todos os crentes em Jesus Cristo. Os Dons Espirituais não é algo restrito a alguém específico determinado por Deus,  Dt.10: 17, mas está a disposição de todos os que quiserem e buscar de todo o coração. Jr. 29: 13; Jr. 33: 3.

Jesus mostra claramente em uma parábola, que todos os que nascem da água e do Espírito Jo. 3: 1-8 já nasce com um talento Mt. 25: 14-16, vemos que todos receberam um talento, uns mais e outros menos, mas uma coisa é certa ninguém ficou sem receber.

Há muitos Dons Espirituais esperando os crentes: I Co. 12: 1-11. Os Dons Espirituais tem que estar de acordo com a Palavra de Deus, ou seja, tem que passar pela luz da Bíblia e testificar com o Evangelho do Senhor Jesus. Jo. 16: 7-15; Jo. 15: 26.

DONS ESPIRITUAIS
PALAVRA DE SABEDORIA: A Palavra de Sabedoria é uma capacidade sobrenatural de Deus para pregar Ec. 12: 10 e11, para aconselhar Cl. 4: 5,6 para trazer respostas para solucionar problemas difíceis e polêmicos (Atos 15: 23-28; I Rs 3: 1-28). Capacidade para interpretar visões, sonhos, trazendo revelações corretas. Ver Daniel cap. 2 ao cap. 5; Gn. Cap. 40 e 41.

PALAVRA DA CIÊNCIA: Capacidade sobrenatural de Deus para interpretar com conhecimento os mistérios que estão ocultos na Palavra de Deus Jr. 33: 3, a ciência da Palavra, a interpretação Bíblica, a decodificação dos evangelhos. Atos 8: 12-20, vem de Deus, não é algo que possa ser aprendido. Gl. 1: 11 e 12; II Co. 3: 4 e5.

FÉ: O Dom da Fé não é a mesma fé que serve para a salvação Rm. 5: 1,2. O Dom da fé é a capacidade sobrenatural de crer e as coisas acontecerem. Js. 10: 1-14; I Rs. 18: 1-46. É acreditar naquilo que não se vê, mas tem-se a certeza que existe, ou que algo vai acontecer. O “DOM DE FÉ” é a habilidade dada por Deus de se crer nEle para o impossível numa determinada situação. Ele não é tanto a fé geral que crê em Deus para suprir as nossas necessidades, mas ele vai um passo além, onde “simplesmente sabemos” que uma determinada coisa é a vontade de Deus e que ela vai acontecer. Esse dom é especificamente mencionado em 1 Co.12:9, subentendido em 1 Co.13:2 e pode ser incluso no pensamento de 1 Co.13:13. Além destas referencias, o dom de fé é ilustrado e visto em seu funcionamento e operação através dos Evangelhos e de Atos.

DOM DE CURA: Pessoa ungida por Deus para curar qualquer tipo de enfermidade Atos 19: 11 e 12; Atos 28: 7-9; Atos 5: 15 e 16. O dom de curar é a habilidade dada por Deus de se transmitir à cura ao corpo físico em ocasiões especificas. Quem tem o dom de curar confia que Deus pode curar os doentes e ora com fé para a recuperação física das pessoas necessitadas. Essas pessoas vêem a cura como um sinal que Deus utiliza para revelar seu poder de forma que muitos venham a crer em Jesus Cristo. Pessoas com este dom não vêem alguém ser curado cada vez que pedem a Deus, já que curar é algo que somente Deus pode decidir fazer (p.ex: Gl 4:13-14; Fp 2:27; 1 Tm 5:23; 2 Tm 4:20).

OPERAÇÃO DE MILAGRES: Capacidade sobrenatural de realizar coisas que ninguém pode fazer. Muitos atribuem a alguém soprar sobre os crentes na igreja e eles caírem. O Dom de milagres é para a edificação e crescimento da igreja, e é acompanhado pelo sentimento de misericórdia. Atos 9: 36-42; Mc. 10: 46-52; Jo. 11: 17-44; Jr. 9: 23 e24. É a capacitação divina para certas ações milagrosas que vai alem do campo físico ou natural. Ele pode ser visto em certas curas milagrosas como: o nascimento de um órgão (perna, braço etc.) em pessoas que nasceram sem ou perderam em acidentes (Atos 3.7,8). Também as  ações sobre a natureza, como o controle dos ventos, as tempestades(Lc 8.24), a transformação de água em vinho(João 2.1-9) , o flutuar de um machado de ferro (ll Reis 6.6).

PROFECIA: Parece que a profecia, de todos os Dons Espirituais relacionados na Bíblia, é o que mais vemos nas igrejas. A Profecia como Dom não falha, quando alguém profetizar pela vontade do Senhor pode ter certeza de que vai acontecer. Atos 21: 10-33; I Co. 14: 1-40.  É preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifestação momentânea do Espírito da profecia como dom ministerial na igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministério, a profecia é concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na igreja como ministros profetas. Como manifestação do Espírito, a profecia está potencialmente disponível a todo cristão cheio dEle (At 2.16-18).

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO: Capacidade de reconhecer espíritos malignos na igreja, no corpo humano, na rua ou em qualquer lugar (Atos 16: 13-18; Mc. 8: 31-33). Obs. Discernimento de espírito não é o mesmo discernimento espiritual mencionado em I Co. 2: 14 e 15. Este discernimento todos os que são Espirituais tem, é a capacidade de discernir coisas boas e coisas ruins, coisas santas e profanas, mundo e reino de Deus, céu e inferno, carne e espírito. No fim dos tempos, quando os falsos mestres (ver Mt 24.5 nota) e a distorção do cristianismo bíblico aumentarão muito (ver 1Tm 4.1 nota), esse dom espiritual será extremamente importante para a igreja.


VARIEDADES DE LINGUAS: É a capacidade de falar em outros idiomas sem nunca ter estudado tal idioma. Este dom só é manifestado na igreja quando um estrangeiro está na igreja e não compreende nada do que está sendo pregado ou falado. Atos 2: 5-12; I Co. 14: 25. O falar noutras línguas como dom abrange o espírito do homem e o Espírito de Deus, que entrando em mútua comunhão, faculta ao crente a comunicação direta com Deus (i.e., na oração, no louvor, no bendizer e na ação de graças), expressando-se através do espírito mais do que da mente (14.2, 14) e orando por si mesmo ou pelo próximo sob a influência direta do Espírito Santo, à parte da atividade da mente (cf. 14.2, 15, 28; Jd 20).

INTERPRETAÇÃO DE LINGUAS: Hoje este é um Dom que com certeza faz muita falta nas igrejas, porque há muita língua estranha nas igrejas, é um Dom que precisamos buscar. I Co. 14: 1-23. Trata-se da capacidade concedida pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas. Tal mensagem interpretada para a igreja reunida, pode conter ensino sobre a adoração e a oração, ou pode ser uma profecia.

Pr. Ev. Sérgio Lopes - retirado e adaptado de link

Os nossos dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e uns aos outros. A Bíblia diz em Romanos 12:4-5 "Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros."


Comentários