Pular para o conteúdo principal

Emoção ou Adoração?



Falar sobre emoção nas igrejas é um assunto sério e que infelizmente tem acontecido com muita frequência. 
O que é emoção? Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra deriva do latim emovere, onde o e- (variante de ex-) significa 'fora' e movere significa 'movimento'. O termo relacionado motivação é assim derivado de movere.
[fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emo%C3%A7%C3%A3o ]
Claro que tem muito mais conteúdo para um estudo mais abrangente sobre a emoção. Aqui coloco apenas uma base para comparação com a adoração racional a Deus.
Primeiramente vamos analisar o culto racional citado por Paulo em Romanos 12:1“ROGO-VOS, POIS, IRMÃOS, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE APRESENTEIS O VOSSO CORPO POR SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL”. Mas  o que isso significa? Bom, culto, de acordo com a bíblia, em João 16, Romanos 9 e 12, é prestar serviço, que pode ser tanto o serviço de obediência a Deus, quanto a atos específicos de louvor. O termo racional, remete a fazer algo lógico, com consciência, com prudência. O contrário disso, é apresentar a Deus um culto irracional, ou seja, sem ordem, sem critérios. E digo isso, não afastando a presença do Espírito Santo, que pode claro, mudar algum padrão do culto, ou quebrar certos protocolos, mas até nisso há ordem. O próprio Deus conduz seu culto com ordem e com decência. “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40). E é por isso que venho falar sobre o culto emocional. Que na verdade é um culto que tenta de várias formas, conduzir o cristão a algo, seja através do louvor, da palavra ou em outro momento. É necessário que tenha zelo e prudência e claro, muita sabedora, para diferenciar esse tipo de culto, que na verdade não é feito para Deus, e sim para os ouvintes participantes. No fim da contas, podemos resumir que falta conhecimento bíblico e experiência com Deus, pois Ele sim, nunca nos emociona e nunca nos engana. Pois pela emoção, as pessoas acabam indo aos cultos sem saber exatamente por que estão indo, louvam sem saber o que estão cantando, e participam com total imprudência. Infelizmente vivemos numa sociedade que tenta "empurrar" muitas coisas através da emoção; (mídia, propagandas, imagem, etc) inconscientemente aceitamos coisas que nem entendemos, e por falta de conhecimento (Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. - Mateus 22.29). Existe adoração correta e incorreta, existe culto que agrada e o que não agrada a Deus, o Senhor pode sim rejeitar algo que não lhe agrade ( Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca - Ap. 3:16). 
Esteja atento a um culto emocional, esteja sensível ao que Deus quer te mostrar de fato. A emoção apenas lhe "segurará" naquele momento e lhe impedirá de ter um real relacionamento com Deus. Um relacionamento saudável, não é baseado em emoções, muitas vezes a emoção pode te tirar do foco, e consequentemente te enganar, por isso a bíblia nos fala que nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9-10). Esteja atento ao que é de Deus e ao que é do homem. Deus não quer te emocionar, visto que a emoção é algo passageiro, de momento. Ele quer te conquistar, quer te ter por perto. Um ato de adoração é vão e fútil quando não vem do coração. Isso estava implícito nas palavras de Jesus à adúltera samaritana: 
" Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (Jo 4.23). 
Não se deixe levar pela emoção de um culto agitado, muitas vezes Ele está no silêncio, na calmaria (1Reis 19: 11-12). Ore mais, busque mais, leia mais. Esteja mais com Deus. Ele com certeza te mostrará quando algo for ou não Dele. 
Orar muito bem, ou pregar muito bem, ou fazer "algo" muito bem feito, não significa estar cheio de Deus. Ao longo da minha vida com Deus, pude presenciar que as pessoas mais simples, mais humildes, tem, muitas vezes, uma intimidade muito maior com Deus. Sabe por que? Porque seu coração e sua busca está somente em Deus, e não em agradar aos homens. Pense a respeito. Adore da forma que Deus quer que você adore. Não precisa inventar formas de atrair a Deus, como já foi dito Ele quer um coração sincero. Seja sincero com Ele. Você não precisa ter a melhor voz, a melhor técnica de oratória ou ser o melhor em alguma coisa. Deus levantou, gagos, franzinos, e extremamente humildes para lhe servirem e serem exemplo. Seja você também um exemplo de servo e de filho.

Que Deus possa lhes dar sabedoria no dia de hoje. 

[Gosto de deixar claro que posto a minha opinião, e não baseada no "achismo", mas em pesquisas e principalmente, a luz da bíblia. Alguns assuntos podem demorar dias para finalmente virar um texto, outros começo a escrever e já termino no mesmo instante. Porém, tudo é revisto, e após oração, publicado]

Comentários

  1. o glooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooria

    ResponderExcluir
  2. anônimo: Gostei muito de sua mensagem, é por aí mesmo, você está no caminho certo. Que possamos tomar cuidado com movimentos agitados e estéricos, achando que gritaria e mensagens em línguas extranhas, e como é extranhas,pois não tem nada de bíblia, só gritaria, que realmente as pessoas possam buscar mais a Deus de forma racional e não emocionalmente. Enganoso é o coração mais que todas as coisas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário