Pular para o conteúdo principal

O que é Intercessão? E porque devemos interceder?


O apóstolo Paulo declarou que interceder é uma prática que deve ocupar o primeiro lugar em importância na vida da igreja. Ele falou: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens”. 1 Timóteo 2:1.
É uma oração guiada pelo Espírito Santo, uma atitude de estar na brecha por alguém; orar e clamar com misericórdia; a arma mais temida por Satanás; um serviço secreto, provavelmente o menos popular (Ler Mateus 6.5,6).





A intercessão é um ministério árduo e muito negligenciado. Por que? Por causa do egoísmo, não queremos gastar tempo para orar, da incredulidade em nossos corações, por falta de conhecimento de Deus, e da desobediência (ver 1 Samuel 12.23) e por causa da falta de disciplina expressa pela ociosidade. Ela é uma arma espiritual que tem resultados práticos em relação a Deus; realiza Sua vontade em alcançar as nações, abrindo-as para o evangelho — Salmo 2.8; utiliza as armas dele (Deus), que são poderosas, pois ela é a maior força do mundo — 2 Corintios 10.4; aos outros quebranta o coração resultando na salvação da alma — Salmo 51.17; tira a venda dos olhos daqueles que estão cegos — 2 Corintios 4.3,4.



O intercessor levanta as mãos para Deus e diz: “Senhor, eu me coloco diante do Senhor para lutar em favor de Fulano. Eu apresento a minha vida, a minha fé, a minha insistência como um argumento para que o Senhor abençoe a ele”.
Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra briga com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante.

A NECESSIDADE DE INTERCESSORES
É necessário haver intercessores pelo fato de Deus, Santo como é, punir o pecado.
Deus é bom, mas Ele é também Santo e Justo...então, quando o homem peca, Deus o reprova. A santidade de Deus O leva a punir o pecado, por outro lado, o Amor de Deus O leva a abençoar o pecador com misericórdia. E aí é que entra a necessidade do intercessor... a necessidade de alguém que se apresente diante do Senhor para fazer com que venha mais graça do que juízo sobre o que pecou.
A mão de Deus pesa sobre o pecador, mas ela pode também ser estendida para abençoar o pecador... portanto, o ministério do Intercessor é precisamente fazer isto: que a mão de Deus venha sobre o pecador para o abençoar. Se não houver o intercessor, então o que ocorre é que o pecador fica só e debaixo do juízo de Deus. É um chamado, e requer responsabilidade, maturidade e discernimento.

O objeto da intercessão pode ser desprezível.... você pode interceder por um rebelde, por uma pessoa que lhe fez algum mal, por um criminoso, isso na verdade não importa. Deus ouve essa oração de súplica, quando você deixa de orar por você mesmo, e passa a orar mais pelos outros. Isso toca o coração de Deus. Nada nos faltará se por acaso nos "esquecermos" de pedir algo, ou de orar. Ele bem sabe o que precisamos.
Jesus, na cruz do Calvário, no seu maior sofrimento e humilhação, fez uma oração por aqueles que O estavam matando. A oração de Jesus foi : “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). Isso revela um coração movido pelo amor... apesar da maldade, da crueldade, o intercessor clama a benção de Deus... Ali na cruz, banhado em sangue, foi o que Jesus fez!

Se tem o chamado de interceder, se sente sempre de orar por alguém, comece a praticar. Busque mais de Deus, ore mais e esteja atento ao que Deus tem para lhe mostrar.
Acredite no poder da oração, creia no poder das palavras que saem da sua boca. A bíblia diz, que o que sai de nossa boca é profético. Então profetize! Clame a Deus pelas pessoas ao seu redor. Você não precisa de um cargo específico para começar a fazer isso. Apenas comece!

Que Deus os abençoe grandemente.

Comentários

  1. foi uma benção este texto para mim: estava precisando de um luz neste tomento para interceder pelas pessoas perseguidora. Obrigada apás do Senhor .

    ResponderExcluir
  2. Peço ajuda em oração para restauração de meu casamento entre Wandair Faria dos Anjos e Neide Rosa de Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário