Pular para o conteúdo principal

Dons e fruto do Espírito Santo

Versículos Base: Ex 28.33-35 1a Co 12.8-10 Gl 5.22

INTRODUÇÃO

Os dons do Espírito Santo estimulam as graças santificadoras que produzem em nós o Seu fruto, e ter o fruto do Espírito, dá equilíbrio e sustenta os dons. É isto o que se aprende das palavras do apóstolo Paulo em I Tes 1.5: “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.”

DONS DO ESPÍRITO

Com base em 1Co 12, os dons do Espírito Santo são: a Palavra da Sabedoria; a Palavra do Conhecimento; a Fé; Dons de Curar; Operações de milagres; Profecia; Discernimento de espíritos; Línguas; Interpretação de Línguas; Socorros; Governos; Ministério; Ensinar e Exortar (Rm 12:7). A fonte, assim como o é do fruto, é o Espírito Santo. Todo dom perfeito vem de Deus, o Pai das luzes. Muitos são os dons, como vimos, mas um só é o Deus, o Espírito que os opera segundo a Sua perfeita vontade, cada dom em cada crente.
Os Dons são concedidos ao cristão mediante a fé e a busca zelosa deles, e têm por finalidade a edificação espiritual do crente e da Igreja, o crescimento dos santos em amor e a paz. Todo salvo tem pelo menos um dom. Isto se trata às vezes de uma aptidão natural, manifestada ministerialmente pelo Espírito; ou de um talento desenvolvido durante a vida do crente; ou de algo sobrenatural entregue por Deus ao crente, mas todos os dons servem, em primeiro lugar, para a glorificação de Deus.


Os nove Dons descritos nas Sagradas Escrituras, podem ser assim classificados:

I - DONS DE REVELAÇÃO:
1. Palavra da sabedoria
2. Palavra do conhecimento
3. Discernimento de espíritos

II - DONS DE PODER:
1. Fé
2. Curar (Dons de)
3. Operação de milagres

III - DONS DE ELOCUÇÃO:
1. Profecia
2. Variedade de línguas
3. Interpretação de línguas

Alguns autores e escritores separam os dons de outra forma. Esse foi o que achei mais abrangente e de fácil entendimento.

FRUTO DO ESPÍRITO

O fruto é produzido no interior do homem a partir do momento em que o Espírito Santo tem liberdade de agir na sua vida. Ao ser salvo, o homem entra num processo de regeneração pelo Espírito Santo, que passa a desenvolver neste homem o Seu fruto.
É um processo de dentro para fora e progressivo, às vezes lento. A maturidade do Fruto do Espírito se desenvolve num processo de santificação contínuo e infindo, até a morte. O Fruto é a testificação da nossa salvação. Pelo fruto o mundo conhece que somos salvos, pois demonstra a santidade.
O Fruto é único, e esse único fruto tem muitos aspectos, como citado acima, faltando, entretanto, um aspecto sequer, estará faltando o fruto, pois eles não são desenvolvidos no cristão separadamente, como sendo vários frutos, mas simultaneamente, pois é um só. Onde o Espírito Santo habita, aí há todas essa características.

OS ASPECTOS DO FRUTO SÃO:

Caridade, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, e Temperança.


Dons (Qualificações Espirituais)
Fruto (Caracter cristão)
São dados por Deus, através do Espírito Santo.
Vem com ou após o batismo no Espírito Santo.
São de fora para dentro.
Os dons já vem completo.
Os dons conferem poder.
Os dons identificam o que fazemos .
Podem ser imitados.
Podem ser separados e respartidos pelo Espírito Santo.
É formado aos poucos e moldado.
Aparece na tragetória de conversão do cristão.
O fruto vem do interior.
O fruto requer tempo para crescer.
O fruto confere autoridade.
O fruto mostra o que somos.
Não se imita o caracter de alguém.
Não se divide, é um só


"Sim, o meio de identificar uma árvore, ou uma pessoa é pela qualidade do fruto que dá." 
(Mateus 7: 20)

"Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Retidão, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio..." (Gálatas 5: 22 e 23)

Comentários