Pular para o conteúdo principal

A vocação de Mateus - para quem Jesus veio

Baseado em Mateus 9:9.

Mateus era um cobrador de impostos, um publicano, que cobrava os impostos devidos e até mesmo as prestações de empréstimos tomados de agiotas Romanos o que causava grande indignação entre os judeus. Mesmo sendo um funcionário público ele era considerado como ladrão, como alguém ruim e nem sequer poderia ofertar no templo.
Jesus, passando por perto de Mateus, o vira sentado, e a bíblia sem descrever com mais detalhes, relata que Jesus apenas disse a Mateus: Segue-me. E logo em seguida, ele levanta e segue a Jesus! É um texto simples, mas podemos aprender muito com isso.

1- Mateus estava trabalhando, estava cumprindo sua função quando Jesus o viu. Deus não espera que nós estejamos parados, Ele normalmente nos chama quando estamos fazendo algo, por isso não pare! O mestre irá lhe chamar.

2- Mateus reconheceu que aquele a quem o chamara, era de fato alguém especial. Ele percebeu a autoridade de Jesus, tanto que não precisou pensar sobre o convite de Jesus, Ele aceitou, e se colocou à disposição de Jesus. Largou e parou tudo que estava fazendo e seguiu o filho de Deus.

3- Humanamente e racionalmente Mateus não era do tipo de pessoa que fariseus esperavam que Jesus chamasse. Neste momento Jesus começa a quebrar protocolos, quebrar fortalezas e barreiras espirituais que as próprias pessoas construíram. Acreditando que existia um modelo de pessoa para Jesus chamar ou se relacionar. Mas Jesus quer mostrar justamente o contrário, Ele veio para os pecadores, Ele é quem escolhe e capacita o escolhido. O homem apenas confirma o que Deus já escolheu. Jesus ainda cita que veio para os doentes, pois os sãos não precisam de médico, e ensina sobre ter misericórdia, pois veio para chamar os pecadores ao arrependimento.

Esse pequena passagem nos responde três perguntas:    

a) Quem Deus escolhe? Quando olhamos para Mateus, percebemos que o chamado não depende do estado atual da pessoa, mas do que há dentro do coração dessa pessoa, algo que somente o próprio Deus conhece. Não importa a realidade social, profissão, atos ou pecados. Deus vai além e vê quando há um coração arrependido. 

b) Como é feito o chamado? De modo direto, objetivo e claro, não há dúvida nem da parte de Deus, e depois quando há a confirmação, sabemos que Ele nos chamou, entendemos e aceitamos essa escolha. Decidimos segui-lo. Significando estar disposto a viver como Ele vive, fazer como Ele faz e amar como Ele ama.

c) Como responder a este chamado? Mateus se levantou e o seguiu, mostrando disposição, prontidão, convicção, renúncia. Ele entendeu e seguiu.

Estamos selados pelo sangue do Cordeiro. Entender e aceitar seu chamado é uma bênção. Mesmo que passemos por dificuldades, ou que não entendamos a princípio qual o nosso chamado, devemos perseverar na nossa busca pela presença de Deus. Ele sabe como nosso coração está. Se ainda não sabe qual seu chamado, não se martirize por isso, continue buscando a face do Senhor. Tudo ocorre no tempo de Deus, muitas vezes precisamos aprender várias coisas antes Dele nos mostrar nosso chamado. Ele nos capacita para não sermos pegos de surpresa, nos preenche para que sintamos que Ele está conosco. 
Apenas continue crendo e buscando mais e mais. Não desista, e não duvide quando Deus começar a lhe mostrar Seus planos para sua vida.

Que Deus o abençoe e possa lhe mostrar o Seu perfeito caminho.


Textos complementares.
João 7:24
Mateus 7: 1-5
Romanos 12: 3,4
Jeremias 1: 4-10

Comentários

  1. Muito bom aprendemos muito com tudo isso bom estudo e esninamento agradeço 🤗🙌👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário