Pular para o conteúdo principal

O valor das mulheres na bíblia

Ao analisarmos as diversas mulheres citadas na Bíblia, mulheres que ocupam posições estratégicas, de valor, de verdadeiras líderes e ajudadoras, podemos perceber o imenso cuidado e atenção de Deus para nós mulheres. Podemos ver a perfeita maneira, sem ferir nenhum estatuto do Senhor, nem costumes da época, à mulher, foi dada grande sabedoria, força e um grande demonstrativo de fé e amor, exemplificados em vários textos. Deus lhes deu autoridade, capacidade de entender, e mesmo nas mais diferentes classes ou lugares que ocuparam, cada uma teve seu devido valor, e foi citada por Deus, muitas tiveram contato com Jesus, puderam acariciar seus pés!



Hoje temos uma lista, simbólica, de exemplos de mulheres que excitaram sua fé, viveram como mulheres fiéis e honraram ao nosso Deus.  

São elas:

Ana: a Bíblia nos diz que ela e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto "Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha". No mais profundo do seu coração, estava o imenso desejo de ser mãe. A sua alma ansiava por um filho mas a Bíblia diz que "o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (1Sa 1:5b). Estava inserida no contexto eclesiástico, vivendo pela fé, clamando ao Deus vivo, tendo um contato direto com o Senhor, deixou suas angústias aos pés Dele, e sempre exercitando sua fé. Agora, confiantemente, coloquemos o Senhor no centro de nossa vida e, com fé, façamos como Ana que "foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste" (1Sa 1:18). A fé depositada por Ana no Senhor, finalmente foi concretizada. Ela teve um filho! Samuel nasceu e ficou com ela apenas dois ou três anos. Ela cuidou de seu filho e o preparou para entregá-lo a Deus, como havia prometido. Ela ensinou os primeiros passos a Samuel mostrando que havia um Deus que ela amava de todo o seu coração. 

Débora: que assumiu posição de liderança e tomou atitude capaz de mudar a vida de muitas pessoas. Débora, mulher de Lapidote, foi uma dessas mulheres que amavam a Deus, obedeciam à Sua Palavra e seguiam as orientações do Senhor em suas vidas.
Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida. Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel.
A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte: "... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo." Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração. Olha que exemplo!

Dorcas:  "E havia em Jope uma discípula chamada ... Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36). Morava em Jope, numa cidade da costa do Mediterrâneo, era uma mulher muito preciosa. Seu nome significava gazela e em hebraico ela era Talita. Muito querida por todos que habitavam ali, ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados e, para isso, não media esforços. Ela tinha um coração piedoso e não queria que ninguém passasse necessidade ou sofresse.
Na congregação que ela frequentava, ela trabalhava com muito amor e dedicação. Todos a amavam e confiavam nela, ela estava envolvida em sua sociedade, colaborando com seus ofícios.

Ester: A Palavra de Deus nos conta a história de uma linda jovem judia casada com um rei ímpio que não conhecia o Senhor. O seu nome era Ester e o do seu marido era Assuero (Xerxes). Não havia, em todo o império persa, mulher mais bonita do que ela. Logo cedo, o Senhor decidiu tirar os seus pais da sua vida. Com a morte deles, ela foi adotada por seu tio Mardoqueu. Ele a educou com muito amor, ensinando-a a amar o seu povo, o povo judeu.
O plano de Deus para a vida de Ester já estava dando os primeiros passos. A cada dia, o Senhor cuidava dela, preparando o seu coração e cada detalhe de sua vida. Ela jamais poderia imaginar que, um dia, seria a rainha daquela terra onde ela e o povo judeu eram exilados. Escolhida para salvar vidas, por causa da mão de Deus, da coragem de Ester e da mudança que houve no coração do rei, o povo judeu conseguiu vencer os inimigos.

Rute: Rute 1 - Rute foi uma mulher que decidiu, em seu coração, ter Deus em sua vida como Senhor mesmo tendo a oportunidade de escolher entre Ele e sua família.
Ela era casada mas seu esposo, filho de Noemi, faleceu. Sozinha, ela fez uma decisão: não voltar para os seus familiares mas ficar com a sua sogra a quem ela muito amava. Ela iria para uma terra distante cujo povo tinha como Deus, Aquele que, verdadeiramente, havia criado o céu e a terra. Rute e Noemi nada tinham. Eram pobres e estavam começando uma nova vida. Mas era costume em Israel, os donos destes campos deixarem as pessoas pobres colher tudo que seus trabalhadores deixassem cair.
A Bíblia nos diz que Rute foi ao campo de Boaz para apanhar espigas para o sustento dela e de sua sogra. Ela, ao tomar esta decisão, certamente, repousou no Senhor, sabendo que o Deus que, agora, fazia parte de sua vida, estava dirigindo cada passo seu. A confiança que ela depositava no Senhor, tornava-a forte e sábia para executar os planos dEle em sua vida.

Sara: Textos-chave: Gênesis1-20 / 16:1-8 / 17:1-22 / 18:1-15 / 21:1-13 e Gálatas2-31. Sara foi chamada para crer em milagres. Como foi difícil para Sara (e também para nós hoje!) lembrar as promessas de Deus e esperar por seu cumprimento. As promessas de Deus são reveladas e cumpridas no tempo dEle, o que acontece, freqüentemente, de acordo com um calendário bem diferente do nosso. Sara tinha 90 anos, Deus lhe disse que ela e Abraão iriam ter, finalmente, o filho que desejavam havia tanto tempo. Sara mal podia acreditar! “Riu-se, pois Sara nos eu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também meu senhor, terei ainda prazer?” (Gn 18:12). Quando o filho nasceu, Sara o chamou de Isaque, que significa “riso” e disse “Deus me deu motivo de riso, e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo” (Gn 21:6).

Marta e Maria: "... e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria ..." (Lucas 10:38,39).  Elas eram irmãs de Lázaro, grande amigo do nosso Senhor. Ambas tinham personalidades diferentes mas, cada uma a seu modo, amava Jesus. O Senhor também amava muito esta família. Jesus aconselhou Marta a pensar nas coisas espirituais que são eternas e colocar as prioridades em seu lugar certo. Tudo tem seu tempo certo ... tempo de cozinhar ... tempo de descansar ... tempo de aproveitar a presença do próprio Deus em sua casa e ouvir dEle lições preciosas para sua vida. Isto Maria fez e foi elogiada por Jesus, enquanto Marta ansiosa e afadigada não escolheu a boa parte que jamais lhe seria tirada.

Maria Madalena: "E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios" (Lucas 8:2). Ao ler sobre a vida de Maria Madalena, descobrimos que ela se dedicou, totalmente, ao Senhor. Este é um lindo exemplo de dedicação que todas nós devemos seguir.
Antes de conhecer ao Senhor, ela tinha uma vida miserável. Morava numa cidade que ficava a oeste da Galiléia, chamada Magdala. Ela não era uma mulher feliz, nem se parecia com as outras mulheres que moravam ali. Ela era uma mulher possuída por vários demônios. Apesar desta vida de sofrimento e pesadelos, ela, um certo dia, ouviu a voz dAquele que iria tirá-la para sempre do mundo das trevas e colocá-la no mundo da luz. Jesus libertou-a daqueles demônios que a atormentavam e dominavam e a transformou numa nova criatura...
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).

Lídia: a primeira que se converteu com o discurso de Paulo. "E uma certa mulher chamada Lídia... nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (Atos 16:14). Lídia, comerciante de grande destaque que viera da Ásia Menor, vendia, em Filipos, tecidos finos tingidos de um tom de púrpura que variava de vermelho escarlate a um púrpura escuro.
Ela não era judia mas tinha o coração aberto para conhecer este Deus que tanto fizera e fazia pelo povo judeu. Ela sabia dos milagres e do perdão contínuo a este povo que Ele chamava de Seu povo. 

Dentre muitas outras! Várias mulheres fortes, auxiliadoras, mães, profetizas, rainhas. Mulheres jovens, outras não tão jovens. Mulheres sofredoras, estéreis, sábias, de grande valor, algumas que não tiveram seu nome citado na bíblia, mas ofertaram o seu melhor, seu melhor óleo! Seu mais caro perfume... sempre o melhor aroma. Algumas tiveram o privilégio de serem contadas com os discípulos. Algumas puderam testemunhar a maravilhosa visão do túmulo vazio.

Mulheres de ontem e de hoje... Envolvidas com a obra do SENHOR, Mulheres realmente comprometidas com o SENHOR da obra.

Medite em Provérbios 31:10.
10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis*.

11O seu marido tem plena confiança nela, e a miséria jamais chegará à sua casa.

12 Essa esposa exemplar faz ao seu marido sempre o bem e nunca o mal.

13 Escolhe a lã e o linho e com alegria trabalha com as próprias mãos.

14 Como os navios mercantes, ela traz de longe as provisões para seu lar.

15 Antes do romper da aurora, ela se levanta a fim de preparar a comida para todos os de casa e dar ordens às suas colaboradoras.


* Apenas para conhecimento:
O Rubi é uma pedra preciosa rosa, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi. O seu valor, atualizado em julho de 2014, pode ser de até US$ 12.000 por quilate!
Não que isso sirva de comparação ao valor da mulher, mas nos da um maior entendimento, de que somos extremamente valorosas e especiais com cada característica que o Senhor nos deu.


Que Deus as abençoe grande e lhes transforme em mulheres sábias e cheias do poder de Deus!

Comentários