Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a esperar em Deus

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu meu clamor”.
 (Salmos 40:1)

Gostaria de falar sobre esperar em Deus. Algo que parece simples, mas quando estamos no meio de algum problema, ou de alguma luta a gente acaba esquecendo de Suas promessas e querendo que as coisas aconteçam de forma mais rápida.

Passamos por diversos problemas e dificuldades em nossa vida, alguns nos deixam cicatrizes, outros marcas e outros quando não bem resolvidos criam barreiras emocionais, físicas e espirituais. E por conta disso, muitas vezes nos fechamos para o mundo. Isso é uma reação comum, mas que nos impede de alcançar várias coisas. Feridas são barreiras que atrapalham nossa caminhada. Muitas vezes queremos fazer ou ter algo, mas nos retraímos por motivos incertos.


Precisamos aprender que o Senhor tem nos tratado, nos preparado para receber o seu melhor. Você não pode apenas querer, mas tem que saber a importância que isso terá em sua vida. Ela acarretará em mudanças incríveis, mas o segredo é a PACIÊNCIA. Conhecemos bem as consequências que o mundo tem sofrido, por causa do despreparo de várias pessoas. Pessoas que não tinha estrutura para assumir poder algum, e isso Deus não quer que aconteça com seus filhos. Se você é filho de Deus, com certeza vai querer viver para Ele, pois Deus reserva para o seu filho apenas o melhor, como está escrito “Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra” (Isaías 1:19).

A espera não é o problema. O problema somos nós, que não entendemos que ESPERAR VALE A PENA. Queremos tudo na hora que Deus nos promete, o quanto antes. Esperar no Senhor vale muito à pena. Deus quer ter o controle absoluto da sua vida, para que Ele o possa guiar e levá-lo sempre além e além. Só assim você verá que valeu a pena, e sempre valerá à pena esperar no Senhor. Deus tem sempre o melhor pra você aqui na terra e melhor será lá no céu. Deus sabe a hora certas das coisas acontecerem, muitas vezes não estamos preparados o suficiente para receber o que Ele tem planejado para nós. Por isso é necessário, aprendizado, treinamento, experiência com Deus, para podermos crescer em graça e sabedoria. (2 Pedro 3:18).

Esperando em Deus - Ele nos Fortalece

Ao esperar em Deus, Ele o fortalece. "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31).

Certa vez ouvi uma ilustração de como Deus nos fortalece durante as provações. Foi assim: "Você sabia que uma águia sabe quando uma tempestade está se aproximando muito antes dela começar? A águia voa a um local alto e espera pelos ventos que virão. Quando a tempestade chega, a águia abre suas asas de tal forma que o vento a pega e levanta acima da tempestade. Enquanto a tempestade está rugindo abaixo, a águia está acima dela. A águia não escapa da tempestade, ela simplesmente usa a tempestade para erguer-se mais alto. Ela se eleva com os ventos que trazem a tempestade. Quando as tempestades da vida vêm sobre nós, podemos superá-las ao manter as nossas mentes e nossa crença em Deus. As tempestades não têm que nos vencer, podemos permitir que o poder de Deus nos eleve acima delas. Deus nos permite andar sobre os ventos da tempestade que trazem doença, tragédia, fracasso e decepção em nossas vidas. Podemos voar acima da tempestade. Lembre-se de que não são os fardos da vida que nos afundam, mas como lidamos com eles."


Esperando em Deus - Ele nos Abençoa

Quando esperando em Deus, Ele o abençoa. "Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam" (Isaías 30:18). 

O que significa ser abençoado por Deus enquanto esperamos n'Ele? Enquanto esperamos em Deus e Seu tempo, Ele pode realizar muito em nossos corações. Muitas vezes encontramos um novo propósito na vida, recebemos respostas à oração, vemos a mão de Deus, aumentamos a nossa fé e na maioria das vezes vemos o plano perfeito de Deus sendo cumprido em nossa situação. Lembre-se de que esperar em Deus não é tempo perdido, é tempo ganho!
Com Deus sempre ganhamos, precisamos aprender a enxergar as coisas como Ele mesmo veria. As dificuldades podem se tornar pontes, os problemas, são base para um crescimento mais sólido. Assim, com Ele, sempre temos a certeza que dará tudo certo no tempo certo. Sempre!


E esperar nEle, não é somente em relação ao companheiro (a) ideal, é sobre todas as áreas da sua vida. Pode ser uma enfermidade, um crise na família, crise financeira, problemas conjugais, seja qual for a sua dor hoje, a sua adversidade, apenas ore entregando ao Senhor. O segredo dessa entrega, é aguardar sem duvidar. É claro, que por sermos humanos, somos falhos, e Ele, que é Santo e soberano, nos entende, Ele vê o nosso coração, sabe onde está nosso real sofrimento e está cuidando, e dará a vitória na hora certa. 

Hoje, percebemos que muitos querem receber benefícios de Deus, mas não querem compromisso algum com Deus, com Sua palavra, não querem gastar seu tempo nas coisas de Deus, não oram quase nada, não meditam na palavra de deus, nunca aprendem nada de Deus, mas querem receber Seus benefícios. 
Entenda que Deus é justo, Ele sabe o que precisamos. Nós é que quase nunca não sabemos, achamos que precisamos de várias coisas, e esquecemos que precisamos somente Dele. Pois todas as demais coisas Ele nos prometeu, nada nos faltará.

Medite em:
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua ju

Mateus 6:26-33

Sejam abençoados em nome de Jesus.


Comentários