Espero que todos estejam acompanhando e crescendo com Deus. Vamos recapitular o que já vimos e aprendemos.
Vejam que todos os temas estão interligados. Todos formam uma unidade de como devemos seguir nossa vida com Deus. E isso requer uma prática diária. Caso você tenha "perdido" algum dia, não se preocupe, apenas retome e continue com o propósito. E mesmo que você já tenha percebido que as lutas aumentaram na sua vida, não desista. Sua vitória está próxima, apenas continue, louve e agradeça a Deus, pois Ele tem algo reservado para você. Continue crendo e com fé! Vai dar certo!
Então, hoje, vamos falar sobre o casamento. Se você é solteiro, pense no seu relacionamento, com seu namorado (a), se ainda não namora, pense numa futura esposa (marido), já aprenda antes, para passar pelas dificuldades com maior sabedoria. Todos nós podemos aprender com as lições que tiramos num casamento.
"Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade..." (Malaquias 2:14). "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento...para que não se interrompam as vossas orações" (1 Pedro 3:7).
O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador. É imprescindível que aprendamos a ver o casamento como Deus o vê.
A relação do casamento: Dois se tornam um
Juntar duas pessoas numa união completa descreve a beleza do casamento que Deus planejou. Deus não pretendia deixar o homem sozinho; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova e única unidade. Eles dividem uma relação sexual especial que jamais deve ser compartilhada com outros (1 Coríntios 7:3-5). Quando a mulher segue a liderança de amor do marido (Efésios 5:22-33), os dois participam juntos de sonhos e sofrimento, de conquistas e calamidades, do vigor da juventude e da fragilidade da velhice. Para este par privilegiado, a vida não se define mais com a palavra eu, e sim com a palavra nós.
Aqueles que desprezam a perfeição do plano divino sofrem as tristes conseqüências de lares quebrados, corações esmagados, e espíritos quebrantados. Uma sociedade que apóia divórcios pecaminosos e incentiva casamentos ilícitos ceifará o que semeia. O sacrifício necessário para casamentos bem-sucedidos é sufocado pelo egoísmo que os destrói. O amor que fornece segurança é substituído pela lascívia que deixa esposas e filhos inocentes abandonados e desprotegidos num mundo cruel. Nem leis humanas nem doutrinas engenhosas podem mudar o fato que Deus permite apenas dois motivos para contrair novas núpcias: morte do primeiro companheiro (Romanos 7:3; 1 Coríntios 7:8-9,39) ou divórcio porque o parceiro cometeu adultério (Mateus 19:9).
Hoje, o casal deve seguir esses itens e conversar um com o outro:
1) NÃO GUARDE SEGREDOS:
Guardar segredos um do outro é como colocar um véu sobre a sua alma e não deixar o seu cônjuge ver o que está por trás. No casamento não pode ter espaço para os segredos. A intimidade que você tanto quer, só acontecerá com a honestidade e transparência. Muitas pessoas têm medo de contar sobre seus medos, vontades e falhas. Mas devemos entender que nosso cônjuge é a pessoa mais importante da nossa vida e estará ao nosso lado quando ninguém mais estiver. Caso tenham algum segredo, conversem, desabafem e não julguem. Suportem uns aos outros, sejam amorosos e tentem entender seu companheiro.
2) MAIS AMOR, MENOS BRIGAS:
Os casais precisam valorizar o tempo a dois, pois é o momento de maior intimidade do casal. Ao mesmo tempo, devem se esforçar para acabarem com os medos e "bloqueios", através do diálogo e compreensão. Sexo dentro do casamento não é pecado, nem usar acessórios ou roupas sensuais. Por isso é muito importante que a mulher queira dar prazer ao homem e o homem satisfazer sua mulher, afinal, o corpo de um pertence ao outro. Veja:
"A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio." (1 Coríntios 7:4-5)
Sejam adultos e trabalhem juntos. Tudo pode mudar com uma simples conversa sincera. Não deixem de lado as ideias que podem surgir. E claro, isso é segredo do casal, ninguém precisa saber o que vocês fazem ou deixam de fazer. O casal é responsável pelo sucesso do seu casamento. Depende de nós. Deus faz a parte d'Ele, mas nós devemos fazer a nossa.
3) SORRIA MAIS:
Essa dica parece não ter muito a ver com a intimidade de um casal, mas sei que nada une mais duas pessoas do que compartilhar momentos de alegria. Priorize um tempo de qualidade com seu cônjuge para lazer e diversão e você verá o quanto a intimidade no seu casamento irá melhorar em todos os sentidos! Os problemas do dia-a-dia nos deixam sérios e muitas vezes preocupados, mas sorrir sempre faz bem. Por isso não fique sempre em casa, no computador ou vendo TV, mas quebre a rotina, indo a um restaurante, no parque ou cinema com seu cônjuge, para que vocês se divirtam e fortaleçam a amizade. Ou simplesmente passem uma tarde só vocês dois. Valorizem a presença um do outro, queiram estar perto, sintam saudades.
4) OREM JUNTOS
com certeza esta é a dica mais importante! A oração é uma das coisas mais íntimas e edificantes que um casal pode compartilhar. Adão e Eva tinham uma intimidade verdadeira apenas quando eles eram íntimos de Deus. Assim que eles pecaram, um começou a culpar o outro e os problemas começaram. Por isso, se você quiser ter mais alegria e menos discussão no seu casamento, combinem de orar juntos pelo menos uma vez ao dia. Eu aconselho que vocês acordem meia hora antes e orem pelos planos, família, trabalho, ministério etc. Vocês perceberão que ao buscar a Deus, você serão mais cheios de amor, pois Deus é amor, e com isso conseguirão amar um ao outro.
Considere esses fatores:
Ninguém vai casar com alguém perfeito, imune a erros e falhas.
Ninguém vai casar com alguém sem vontade própria, ninguém casa com um robô.
Ninguém vai casar com alguém que será romântico o tempo todo.
Ninguém vai casar com alguém que vai te dar atenção o tempo inteiro.
Ninguém vai casar com alguém que so vai te dar alegrias.
Ninguém vai casar com alguém que lhe fará feliz completamente.
Mas todos vão casar com alguém capaz de dar o melhor de si.
Hoje você a tarefa de orar pelo seu cônjuge. Chame-o, e após fazer os itens anteriores ( não ter mais segredos, ser mais paciente, evitar brigas), agora ore com ele (a).
Se necessário exponha o que você gostaria que fosse mudado, alguma coisa que lhe afete, ou lhe magoe, algum vício que algum dos dois possa ter, etc. Sejam transparentes e aprendam a confiar um no outro.
Intercalado com esse propósito dos 15 dias de oração, adicionarei um "mini-propósito" sobre o matrimônio. Hoje é oração em conjunto. Serão 7 dias, em paralelo com o propósito de 15 dias, cada dia você terá um nova tarefa para realizar com seu cônjuge. Não esqueça que Deus está cuidando de todos os detalhes da sua vida, mas é necessário que você queira mudar, que você queira fazer diferente. E se seu casamento não está indo muito bem, vale a pena resgatar esse amor e partir para a felicidade. Ter uma pessoa do seu lado, que pode ser seu amigo 24 horas, um cúmplice, um companheiro fiel e ao mesmo tempo seu marido não é nada impossível! Basta querer e crer.
Deus os abençoe!
Comentários
Postar um comentário