Texto base: Eclesiastes 3
Sempre fui aficcionado por descobrir como as coisas funcionam, entender o porque são e como são, entender a lógica por trás de tudo. Isso facilita o meu entendimento de como o mundo funciona, e como descrito por Tim Lahaye em Temperamentos Transformados [leia esse estudo aqui] é uma característica de um grupo de pessoas que podem ser chamadas de fleumáticas (os outros três grupos são: sanguíneo, colérico e melancólico). É claro que não existem só quatro tipos de pessoas, mas de acordo com as suas qualidades e defeitos, é possível fazer isso e agrupar desta forma. Uma grande questão de pessoas como eu é: Como entender os planos de Deus?
De acordo com as características "lógico-racionais" que possuo, às vezes é muito difícil entender o “por quê” das coisas de Deus. Assim como eu, muitos “fleumáticos” são bons cumpridores de ordens diretas, ou seja, se Deus disser “faça isso de tal forma por causa disso”, pode-se considerar que aquela coisa está feita. Somos bons nesse tipo de coisa. O problema é quando Deus espera de nós que apenas confiemos Nele, sem que haja um ordem clara e direta de como as coisas devem ser ou ocorrer, ou um caminho bem definido. Não somos bons nisso, não porque duvidamos de Deus ou de Seu poder, mas porque não somos bons em entender aquilo que não compreendemos bem. Isto acontece porque tentamos entender os planos de Deus com lógica humana e isso se torna um grande problema. Do ponto de vista humano, uma série de ações divinas não fazem sentido, por que focamos no momentâneo, no que vemos e no que podemos imaginar, naquilo que acreditamos ser a realidade. De fato, o que vivemos é parte da realidade, mas não sua totalidade. Enquanto estivermos nessa casa terrestre, vamos passar por uma série de aprendizados, e o nível desse aprendizado vai sendo modificado. Isso faz sentido né?! Ninguém que tenha passado pelo ensino fundamental irá aprender a mesma coisa no ensino médio ou superior, apenas vamos utilizar, logo temos que ser testados e passar por aprendizados naquilo que não somos bons. Se já sei uma coisa, não faz sentido aprender de novo, se não sei, preciso aprender. É aí que Deus nos ensina a aprender a confiar Nele. E como não somos bons em simplesmente esperar o tempo de Deus, é nisso que somos testados e é nisso que devemos crescer em entendimento e experiência.
Há realmente um tempo para todas as coisas e há um propósito para todas as coisas.
Quando Deus chamou Abrão, Ele apenas disse vá! Não especificou como e nem para onde Abrão deveria ir, e Abrão foi. Do ponto de vista humano uma infinidade de coisas poderiam ter dado errado, mas Ele confiou em um plano maior, mesmo que não visse como funcionaria ou quando iria acontecer. Podemos ler na Carta aos Romanos que isso foi imputado como justiça (Romanos 4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça) para Abrão (que depois passou a se chamar Abraão). Enquanto nesta vida, não podemos perder de vista o fato de que há um plano maior, há uma eternidade, há um Deus que cuida de TUDO!
Todos temos sonhos e devemos continuar tendo, mas temos que considerar que Deus “possui sonhos” maiores do que os nossos (atribuir características humanas a Deus, como o fato de sonhar, se chama antropomorfismo, e ajuda a entender coisas fora do nosso alcance racional). Por melhor que pareçam os nossos sonhos, ou mais bem delineados do que qualquer um possa imaginar, eles são terrenos. Dificilmente alguém planeja suas ações com a seguinte ação em mente: “Farei isso, pois um dia estarei com meu Senhor nos céus”. Planejamos a vida, os estudos, viagens, e até mesmo o futuro de nosso ministério e deixamos de lado aquilo que deve ser o propósito de nossas vidas, um dia estar com nosso Senhor nos céus. Nisso os planos de Deus divergem sobremaneira dos nossos, porque TUDO o que Ele faz tem essa consideração feita (porque um dia eles estarão comigo nos céus). “Pensando” assim como Deus, nesse futuro glorioso, sacrificar o próprio Filho vale e valeu a pena. Jesus veio por um propósito maior até mesmo que sua própria vida. E é assim que devemos planejar nossa vida, pensando no plano maior, como cidadãos de um Reino invisível, mas real. Nesse contexto vale muito a pena passar por testes nas nossas fraquezas para alcançar pessoas que um dia possam estar conosco e com nosso Senhor nos céus.
Uma música chamada Dream for you, do Casting Crowns (veja o vídeo no final da publicação), me fez pensar e imaginar Davi, um simples pastor de ovelhas, que se tornaria em um grande Rei. Davi provavelmente nunca imaginou ser Rei, não tinha motivo para isso, mas ele queria honrar a Deus com sua vida. Isso foi o suficiente. Deus pegou a sinceridade de coração de Davi e mudou o seu futuro, de maneira a afetou até a nossa história.
O que eu estou aprendendo ainda é a lembrar em todo tempo de dificuldade que há um plano maior de Deus para nós, ainda que todos os pontos não sejam claros para nós, o objetivo maior que é a salvação de almas (da nossa e de todos os demais) tem que estar claro. Se preciso for escreva isso (O plano maior de Deus é a Salvação de Almas) onde você constantemente veja e lembre que a sua vida e a minha são peças fundamentais deste plano de Deus para a humanidade. Isto ajuda muito, mas ainda assim teremos que aprender a confiar mais.
Me lembro que quando comecei a faculdade, alguns professores exigiam muito mais que outros e que naquele momento isso era terrível, mas hoje após 10 anos, posso ver que essas foram as matérias que eu mais aprendi e que mais me recordo até hoje.
Deus não quer nos transformar em diferentes pessoas, Ele deseja melhorar e aperfeiçoar as nossas características, mas ainda assim continuaremos sendo nós mesmos, como uma versão melhorada e aprimorada pelo Espírito Santo, e isso pode provocar um sofrimento momentâneo, mas produzirá um bem maior (2 Coríntios 4:16 - 17: Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles).
Enquanto isso seguimos em constante aprendizado da parte de Deus.
Que todos nós possamos aprender a esperar o tempo certo de Deus para todas as coisas. Deus os abençoe grandemente.
[Escrito por Rodrigo Monteiro]
Comentários
Postar um comentário