Pular para o conteúdo principal

5 fatores para você ficar alerta no seu casamento

Resultado de imagem para deus e o casamento
Boa Tarde,  gostaria de falar sobre algumas coisas que afetam nosso casamento e pode ser que você não esteja percebendo. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, com o acúmulo que pequenos problemas, deixamos de prestar atenção em fatores que são especiais para que possamos manter não somente um bom relacionamento com nosso cônjuge, mas para que esse bom cuidado permaneça.
Não quero aqui trazer conceitos ou colocar algo na sua cabeça, mas quero à luz da bíblia lhe mostrar o que podemos aprender com tudo isso.


1. Infidelidade: muitos pensam que infidelidade é somente o ato de trair, mas ser infiel é bem mais além que isso. ("Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela" - Mt. 5:28). 
"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença" - Êxodo 20:17.
Olhar para alguém quando você está na rua, por exemplo, não está errado, aliás é completamente normal, não estamos falando de radicalismo. O erro começa, quando eu viro de volta para olhar novamente, quando penso com outras intenções ou quando permito que a imaginação me vença. Dando espaço para pensamentos ilícitos.

2. Problemas de comunicação: Este é um item muito discutido em sessões de terapia, em aconselhamentos e acompanhamento de casais. E infelizmente um problema comum, mas que tem crescido, pois quando não é percebido e corrigido no começo, torna-se mais difícil de resolver. A falta de comunicação entre os casais também é um fator que tem atrapalhado muitos relacionamentos, muitas vezes esperamos que nosso parceiro nos entenda sem nem ao menos falar, mas não é sempre que isso dá certo. A comunicação vai além da fala, envolve o contato com seu cônjuge, envolve ternura, carinho, proximidade e afeição. Dificilmente iremos nos comunicar com alguém que não tenhamos nenhum interesse. Não evite as brigas ficando em silêncio (é claro que algumas vezes é melhor ficar calado do que falar alguma besteria), mas prefira conversar, saiba como seu cônjuge está se sentindo. Aprendam a se comunicar, cada um se comunica de uma forma, reparem nas crianças, algumas falam mais rápido que outras, outras se expressam por mímicas ou gestos desde pequenas, outras com o silêncio, etc.

3. Indiferença: Esse ponto com certeza atinge ou já atingiu algum casal em algum momento. A indiferença num relacionamento nos leva à preguiça; isso mesmo preguiça. Não temos mais vontade de conversar, de resolver algum assunto pendente, de buscar a atenção, de nos esforçarmos... Ser indiferente é não querer mais tentar, e é nesse momento que percebemos como nosso casamento está em risco. Cultive a participação um do outro em diversos assuntos no seu lar. Faça questão da presença um do outro, seja nos eventos externos, ou no próprio lar.

4. Problemas com temperamentos: Já comentamos sobre esse assunto em outros posts, mas vale relembrar. Os problemas com temperamentos não estão somente relacionados ao nosso temperamento, mas em como lidamos com ele. Antes de tudo, por exemplo, se sou alguém muito estressado, isso não é culpa do meu cônjuge, logo, eu preciso aprender a controlar e não ele me entender. Percebem a diferença? Não posso simplesmente jogar sobre os ombros do meu marido caso eu não controle algum sentimento ou reação, eu tenho que buscar, com Deus, resolver isso, para não prejudicar nosso relacionamento a longo prazo. 

5. Esqueça os padrões que um mundo cor de rosa lhe mostra ou lhe prometeu: Cada um que escolheu casar, provavelmente imaginou que seria de um jeito e foi de outro, fantasiou uma coisa e outra aconteceu; e isso é completamente normal. aí quando casamos esperamos algo e vemos que não era bem assim. Todos os casamentos passam pro problemas ao longo do tempo. No primeiro ano dificilmente identificamos os "problemas". Caso vemos algo e errado, costumamos deixar pra lá. No segundo ano já estamos com aquele erro gravado na nossa mente e queremos que as coisas se resolvam como imaginamos, e de preferência de bate pronto. Assim vai, ao longo dos anos vamos percebendo certas crises, certas intrigas e etc. O segredo está em como tentamos resolver esses probleminhas antes de virarem uma bola de neve. Nunca desista logo de cara, esteja atento aos sinais de um desgaste emocional e de uma possível crise. Já passei por brigas com meu marido que achei que seria a ultima, por que se tivesse mais uma como essa eu não suportaria, e tiveram outras, e nós suportamos. As pessoas são diferentes, pensamos de modo diferente, vemos as coisas de diferentes perspectivas. Precisamos adequar nosso casamento à realidade e buscar aprimorá-lo de acordo com os conceitos bíblicos.

Resultado de imagem para biblia e aliancas

1Cor 13 4 - 7 "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

O amor bíblico, não tem soberba, não busca seu próprio interesse, não tem ciúme, ou o sentimento de posse sobre outra pessoa. O amor tudo suporta, tudo espera, assim, vemos que amar é ter paciência, e suportar, pequenos problemas que surgem no casamento, sabendo que Cristo nos aperfeiçoa até o dia da sua vinda. Jesus suporta nossas falhas no nosso relacionamento com Ele. Portanto assim como Cristo nos perdoa, temos que perdoar nosso cônjuge. "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12"

Um casamento abençoado depende de entendermos a vontade de Deus para nós e para nosso casamento. Que Jesus possa abençoar seu casamento!

Comentários