Pular para o conteúdo principal

Dia 3 - Restauração do lar

Resultado de imagem para casamento se constroiResgatando a essência...
Vi uma frase num livro que me chamou a atenção:
"Não ha casamento tão ruim que não possa ser consertado, e nem casamento tão bom que não possa ser melhorado". 
Achei a essência interessantíssima. Tudo na nossa vida pode ser transformado, restaurado, melhorado. Claro que com Deus nos guiando, pois dependemos d'Ele para alcançarmos melhores resultados. E essa transformação depende do quanto estamos dispostos a ceder para termos tais mudanças. Pois algumas podem nos machucar durante o processo, outras podem nos abater nos desanimar. Lembro que quando me casei (creio que como a maioria das mulheres), minha vida seria mega fofa, rs... Lembro de achar que meu marido deveria me trazer flores ou presentes da mesma forma que fazia quando namorávamos, que ele deveria sempre me surpreender (mesmo eu não gostando de surpresas, é, não gosto de surpresas, na maioria das vezes me frusto). Eu achava que ele tinha que me fazer feliz a todo custo, mas ao mesmo tempo, eu ignorava que eu também deveria fazer isso, eu não deveria só receber, deveria dar! Eu deveria manter o que eu achava importante.

Hoje o tema do propósito é sobre resgatar essa essência. Não somos todos perfeitos, e principalmente num casamento, estamos sujeitos a falhar diariamente. Afinal, duas pessoas constantemente sobre o mesmo teto, dormindo e acordando juntos todos os dias, é inevitável que ocorram faíscas. 
Essa "manutenção preventiva" depende de nós. Nessa tarefa não espere que Deus resolva isso para você, cada um tem sua parte de responsabilidade. 

Alguns estudiosos da vida conjugal afirmam que a maioria dos casais passam por três ciclos: apaixonam-se e casam-se, entram em conflitos e perdem todo o amor que sentiam um pelo outro, solucionam os conflitos e voltam a sentir um pelo outro um amor muito maior.
Porém, muitos casais não completam esse ciclo por que se separam no meio do caminho, não continuam a caminhada, e perdem as esperanças. Não estou aqui em posição de julgar quem tentou ou não tentou, ou desistiu etc, mas quero dizer a você que existe sim uma saída, uma solução. Ainda é tempo de buscar restauração. Deus sabe como terminar esse ciclo e providenciar uma vida nova para vocês como casal.
Tudo começa com a vontade em resgatar o que foi perdido. Recentemente tive uma briga com meu marido que na minha cabeça, parecia o fim do mundo, a gota d`água, o fim dos tempos, a tempestade (exagerando só um pouquinho). E conversando com ele, falamos, espera um pouco, vamos ver onde erramos, como podemos consertar isso? Vamos orar e vamos resolver! Esse tipo de atitude não é Deus que vai tomar por você. Começa com uma vontade, uma determinação. Nós escolhemos isso. Talvez se eu e meu marido não tivéssemos conversado, a briga se prolongaria por muito mais tempo, lembre-se sempre, alguém vai ter que ceder, e não se importe de sempre ser a mesma pessoa que cede. Isso é gratificante. Assumo que na maioria das vezes, quem toma iniciativa de vir conversar é meu marido, ele tem uma facilidade imensa de esquecer o que houve, e começar do zero, eu já sou mais "esquentada" e quero falar, responder etc... Isso eu preciso mudar em mim, praticar o meu auto-controle e aprender com ele.

Hoje você praticará algumas coisas para lhe ajudar nesse "resgate":

 1- Perdão. Para o cristão, perdoar não é uma opção, é uma obrigação. "Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou" (Efésios 4.31,32). 
Existe algo que precisa ser perdoado? Você guarda alguma mágoa, algum ressentimento que nunca quis comentar por medo do que pudesse acontecer? Confesse, peça perdão caso tenha feito algo. E perdoe, caso ainda não tenha liberado e guarde alguma mágoa.

2- Relembrando as Virtudes. Esse passo é muito importante. Traga a memória o que fez você se apaixonar pelo se cônjuge, quais qualidades e até mesmo defeitos você amou naqueles primeiros meses de relacionamento. O que ele (ela) fez que te conquistou? Escreva cada um em um papel, essa lista de virtudes, ao término troquem os papéis, e reflitam, com amor, como foi aprendido ontem, como vocês podem mudar isso. Vale a pena tentar. Não precisa voltar a fazer tudo como vocês faziam há 5, 10, 15 anos atrás... Aprimore, mas tente. Ambos precisam saber onde ocorreu o erro.

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros".  Filipenses 2:3-4

3- Não faça comparações. Uma coisa que aprendi logo que casei, foi que não tem como eu comparar meu casamento com o de outra pessoa. Homens e mulheres podem até ser iguais num contexto geral, mas todos tem suas particularidades. Aprecie isso no seu cônjuge. Até o fim do propósito você não fará nenhuma comparação do seu casamento com o de outro, e isso deve se prolongar. Ao comparar seu cônjuge com outro, você gera uma insegurança enorme nele (a), isso ao invés de motivar, desanima e frusta. Uma vez ouvi uma moça dizendo que queria muito que seu marido fosse como o da amiga dela, pois a amiga contava que ele era um "lord", um verdadeiro príncipe encantado, uma pessoa que lhe mandava flores, apenas por que se lembrou dela, não esquecia uma data importante, sempre a surpreendia, levava café da manhã na cama e muitas outras coisas mais. Esse desejo dela ter esse tipo de marido em casa, fazia com que ela somente se frustasse com o que o marido fazia, nada era suficiente comparando com o marido da amiga. E isso causou um distanciamento enorme em seu lar. Após algum tempo, ela ficou sabendo que a amiga havia se divorciado, pois o marido a estava traindo, há mais de 2 anos. Não é uma regra, mas é um fato, não acredite em tudo que você ouve, e muito menos queria o que outra pessoa conta ter. Queira o seu, queira algo especial entre vocês. E aprenda a não "divulgar" sobre as virtudes do seu cônjuge. Infelizmente a inveja das pessoas é grande, existem poucos que de fato ficarão felizes com sua felicidade. Saiba pra quem contar o que você está passando, seja algo bom ou ruim. Seu cônjuge foi feito sob medida para você, lide com isso, aprendam juntos, cresçam juntos.


Martin Luther King afirmou que a maioria das pessoas pode ser considerada ateus práticos. E explica: "Não negam a existência de Deus nas palavras, mas a negam constantemente nas suas vidas. Vivem como se Deus não existisse. Talvez, ao riscar Deus das suas agendas, não tenham bem consciência disso" ( Martin Luther King, Jr., Força Para Amar, p. 132). Defina o que é importante para seu casamento hoje.

O casamento pode entrar em crise, mas não precisa desfazer-se por isso. Casamentos danificados podem ser totalmente restaurados. Duas pessoas que iniciaram a mais importante e agradável aventura humana, que é o casamento, não precisam desistir diante dos empecilhos. Basta querer sinceramente e buscar de modo correto a solução.

Orem juntos e meditem em Efésios 4 e 1 Coríntios 13:4-7.

Deus os abençoe!


"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai".
Colossenses 3:14-17


Comentários