Pular para o conteúdo principal

Dia 6 - Efeitos externos no casamento

Boa Tarde, queridos.
Recentemente li uma pesquisa em que o assunto principal era como diversos fatores externos podem afetar no nosso humor e no relacionamento a dois, consequentemente no dia-a-dia. Deixando ambos estressados, sensíveis e fragilizando o casamento.

Essa pesquisa indicava alguns pontos, baseados no comportamento dos envolvidos. Aqui coloco alguns que me chamaram mais atenção:

- sentimentos: a raiva, as mudanças de temperamento, tristeza, solidão, etc. Precisamos aprender a separar nossos sentimentos e a lidar com eles, de forma a não afetar nosso compromisso com o outro, pois com o tempo essas mudanças emocionais podem gerar uma insegurança e um desapontamento muito grande.

Resultado de imagem para alimentaçao equilibrada- alimentação: a fome afeta negativamente o humor de muitas pessoas, (eu sou um exemplo disso - se não tomo café pela manhã, fico mal-humorada e um pouco agitada, preciso desse tempo de manhã, comer com calma - graças a Deus meu marido entendeu isso e me motiva a me alimentar logo que acordo, rs). Para alguns quando se come muito também pode afetar o humor, pode-se ficar mais deprimido, aborrecendo-se com facilidade.

- físicos: problemas relacionados à saúde ou físicos podem afetar o relacionamento de forma a desgastar o comprometimento de ambos, como por exemplo cansaço, fatiga extrema, estresse do dia-a-dia, problemas com auto-controle, etc. A falta de controle desses itens além de ser prejudicial ao seu cônjuge, atrapalha no dinamismo do casal. Se estamos nos sentindo cansados demais, não estamos com tanta vontade de fazer algo com nosso cônjuge, fica mais difícil de encontrar alguma motivação. 

Resultado de imagem para casamento problemasEsses são alguns pontos que precisam ser trabalhados, adaptados e claro o casal deve entrar num acordo em como lidar com cada situação. Os itens são apenas exemplos, não são regras e claro, não necessariamente existam no seu casamento. Mas vale a pena considerar o que está atrapalhando para que seu casamento flua como deveria.
Conversem um com o outro e vejam quais fatores estão afetando vocês no dia-a-dia. Mesmo que não seja algum da lista, pensem naquilo que muitas vezes estão impedindo o crescimento de vocês.
Deus quis fazer o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” para juntos, como “nascente da vida”, serem uma expressão da própria realidade de Deus Uno e Trino. Este deve ser o desejo de cada um: “A minha felicidade será fazer-te feliz”.
Mas tudo isso pode e deve ser vencido com a bênção de Deus que vem pelo sacramento do matrimônio, a oração frequente, o sustento da Palavra de Deus, etc. Como já foi dito aqui, tudo pode ser vencido pela oração.

“Completai a minha alegria de modo que, penseis a mesma coisa, 
tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, 
tendo o mesmo sentimento.” (Filipenses 2:2)

Após analisarem esses pontos, orem juntos e meditem na palavra de Deus. Leiam Provérbios, do capítulo 1 ao 5.

Deus os abençoe na jornada de restauração da família. E não se esqueçam: o principal é manter Deus como centro do seu relacionamento. Pratique isso diariamente.

” As muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo.” (Cantares 8:7)




Comentários