Leitura: 1 Co.12.1-11; Hebreus 11.1-40.
Texto base: “E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; ” (1 Co.12.9).
É a confiança em Deus de um modo sobrenatural, é algo que vai muito além do que podemos ver ou entender, pode se manifestar em ocasiões especiais e normalmente age em paralelo com o dom de cura e de operação de milagres (Mateus 17:20), a pessoa sabe que Deus vai fazer o impossível, inclusive quando outros ao seu redor não creem. Esta fé dá autoridade diante de problemas como ocorreu com Josué. (Josué 10:12), com Elias (1Reis 18:33-35) e com Estêvão em Atos 6:8).
Ultrapassa as barreiras do possível e entra no campo do impossível. Pessoas com esse dom são capazes de crer com uma confiança inquestionável, crendo que Deus independente de qualquer coisa, fará algo, não há espaço nem para dúvida, nem para impossíveis. A Bíblia define a fé como: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1). A Bíblia Amplificada traduz assim este versículo acima: “Agora, a fé é a convicção, a confirmação, a certidão das coisas pelas quais nós esperamos, sendo a prova das coisas que nós não vemos, e a convicção de sua realidade. A fé é perceber como real o que não se revela aos sentidos”.
Paulo nos exorta a não sermos ignorantes em relação aos dons, ele sabia o valor de cada um para a vida do crente e da igreja, e por isso nos exortou também a procurar os melhores dons, e é claro que ele sabia que a fé como um dom seria importantíssimo para nossa vida e para o ministério cristão. Fé é fundamental para viver o sobrenatural de Deus em nossas vidas e auxiliamos outros a confiar nas promessas de Deus. Não será sempre que nós conseguiremos acreditar naquilo que vemos, a fé nos aproxima de Deus.
Exemplos de fé:
Hebreus capítulo 11 é conhecido como o "capítulo da fé" porque nele grandes obras da fé são descritas:
- pela fé Abel ofereceu um sacrifício agradável ao Senhor (v. 4);
- pela fé Noé preparou a arca em um momento em que a chuva era desconhecida (v. 7);
- pela fé Abraão saiu de sua casa e obedeceu a ordem de Deus para ir a um lugar que ainda não conhecia e, em seguida, ofereceu voluntariamente o seu único filho (vv. 8-10, 17);
- pela fé Moisés guiou os filhos de Israel para fora do Egito (vv. 23-29);
- pela fé Raabe recebeu os espiões de Israel e salvou a sua vida (v. 31).
E muitos outros são mencionados: "os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros" (vv. 33-34).
A nossa fé às vezes pode até falhar, mas porque é o dom de Deus dado a Seus filhos, Ele proporciona momentos de provação e teste a fim de provar que a nossa fé é real e para fortalecê-la. É por isso que Tiago nos diz para considerar motivo de "toda alegria" porque o teste da nossa fé produz perseverança e nos amadurece, fornecendo a prova de que a nossa fé é verdadeira (Tiago 1:2-4).
Busquemos cada vez mais ter os dons de Deus, e principalmente de ter mais fé. Para que possamos acreditar que deus sempre fará o melhor para nós, e que Ele sempre terá a resposta que precisamos, mesmo que não entendamos como Deus está agindo, a fé nos sustenta e nos encoraja a continuar.
Deus os abençoe grandemente.
Tenham um excelente final de semana!
Comentários
Postar um comentário