Pular para o conteúdo principal

Dons do Espírito Santo - Dia 7 - DONS DE INSPIRAÇÃO - Dom de Profecia

Resultado de imagem para profetizarAntes do homem pecar, Deus se comunicava com ele face a face. Após o pecado, o ser humano perdeu esse privilégio, mas Deus não desistiu de manter contato com Seus filhos. Há muitas maneiras através das quais Ele fala. Uma delas é o ministério profético. O profeta Amós disse: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7). Profetas são porta-vozes de Deus, especialmente dotados pelo Espírito Santo para essa tarefa. De acordo com a Bíblia, esse dom seria visto na igreja de Deus, nos últimos dias.

São 3 dons que são classificados como dons de inspiração, possuem esse nome, pois são de fato dons inspirados por Deus, Deus revela algo que não sabemos. O dom de profecia é "usado" para falar aos homens em nome de Deus. Não é uma pregação, embora a pessoa possa profetizar enquanto prega. Seu objetivo principal é a edificação da igreja e está sujeito ao julgamento da mesma, exortação e muitas vezes consolo. Não é adivinhar a sorte, prever o futuro ou tornar realidade o desejo de alguém. (Ezequiel 13:3). Todos podem profetizar, porém no culto apenas dois ou três devem profetizar. Nunca devem profetizar ao mesmo tempo para não afetar a ordem do culto (1 Coríntios 14:26-33). Toda profecia que contraria o ensino das Escrituras deve ser classificada como falsa (1 Coríntios 14:1-40). Uma pessoa pode ser muito usada em profecias, mas, se o que ela falar for diferente do que a bíblia ensina, então está errado e precisa ser rejeitado.

Importante lembrar:
Resultado de imagem para profetizarA profecia pode vir de 3 fontes: DEUS, homem e satanás. Devemos sempre vigiar e buscar na bíblia.
As profecias devem ser julgadas (1 Ts 5:21,22) e controladas para haver ordem no culto; um depois do outro e no máximo três em cada reunião (1 Co 14.31). Para que assim possa haver coerência, Deus não faz bagunça, principalmente em relação a igreja.
As profecias não devem ser desprezadas (1 Ts 5:20). Ouvir, e julgar.
As profecias vêm para edificação, exortação e consolação (1 Co 14:3). Línguas + Interpretação = Profecia (1 Co 14:27,13). 
   
Diferença do ministério e da manifestação
Todo profeta profetiza, mas nem todo que profetiza é profeta (1Co 14:31) e (Ef 4:11). "Todos podeis profetizar, uns depois dos outros", mas nem todos são profetas (Ofício, ministério).

Profeta é um ministério dado por CRISTO, profecia é manifestação do ESPÍRITO SANTO. Profeta prediz alguma coisa que ainda vai acontecer, profecia não prediz nada. Todos podem profetizar (1 Co 14.31), mas poucos são chamados para serem profetas. 
Exemplo: Profeta Ágabo - At 21: 8. Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam (Dom do ESPÍRITO SANTO). Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo (Ministério dado por CRISTO a Igreja); e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o ESPÍRITO SANTO: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 

Todos nós podemos profetizar sobre algo, encorajar um irmão, etc, porém o ministério de profecia, como um dom age muitas vezes de forma específica, não tem um padrão, mas segue uma ordem. (O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos próprios profetas. Porquanto Deus não é Deus de desordem, mas sim de paz. Como em todas as assembléias dos santos, … - 1 Cor.14:32,33).

As pessoas com esse dom, recebem uma revelação da parte de Deus e a profere para quem Deus enviou a mensagem. É como ouvir uma voz, que os outros não estão ouvindo naquele momento, e entregar para o destinatário. E Deus pode fazer isso de muitas maneiras, seja no meio de uma oração, numa conversa, num encontro, etc. Quando Deus quer falar, Ele não precisa de regras, de regulamentos e etc, somos instrumentos nas Suas mãos para sermos usados conforme a Sua vontade. Não existe um guia, um manual para isso, nem para os outros dons. Pode ter certeza que quando Deus lhe capacita com um dom, Ele lhe guiará e lhe instruirá como fazer.

Que Deus lhe abençoe. Tenham uma ótima tarde.


Comentários