Pular para o conteúdo principal

Dons do Espírito Santo - Dia 8 - DONS DE INSPIRAÇÃO - Dom de Variedade de línguas

Resultado de imagem para dom de variedade de linguasO dom de variedade de línguas é como um sinal, enviado por Deus, para a igreja. O Apóstolo Paulo explica com muita clareza esse dom em 1 Coríntios 14. Aparentemente era um dom mais divulgado, a grande maioria das pessoas logo que eram batizadas nas águas já recebiam o batismo com o Espírito Santo e muitas vezes o grande sinal para esse batismo era o "falar em línguas". É uma expressão sobrenatural, como um outro idioma. 

Algumas pessoas demoram a aceitar que estão falando em línguas justamente por ser algo bem diferente do que já vimos ou ouvimos. Porém também existe a possibilidade desse dom ser imitado, assim como quase todas as coisas que satanás tenta imitar a Deus. Não é uma ciência a ser estudada e aprendida, embora muitos teólogos já entenderam que com tempo é como se "ganhássemos" mais vocabulário. Deus nos aperfeiçoa. É uma linguagem anunciada pelo poder do Espírito Santo, às vezes são compreendidas por quem a fala e somente quem tem o dom de interpretar saberá compreendê-la. Uma das funções dentro da igreja é de que o Espírito Santo cumpra um dos sinais que Jesus prometeu aqueles que crêem (Mc. 16:17,18). Mas quando algo é direcionado para a igreja, é necessário que haja a interpretação, para que não fique apenas palavras estranhas sendo distribuídas ao povo.

Existem 4 propósitos desse dom ocorrer, podendo ser:

1. Falar em línguas em oração:  "Porque se eu orar em língua, o meu espírito ORA BEM, mas o meu entendimento fica infrutífero." (I Co 14:14). Veja também em Rm 8.26 que não sabemos pedir como convém, mas o ESPÍRITO SANTO sabe o que precisamos: "Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a DEUS; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios." (I Co 14:2). Por isso é tão especial o falar em línguas, pois nem Satanás entende. É uma conversa sua com Deus, peça entendimento do que você está falando em línguas. Em Marcos 16:17 o próprio Senhor deixou claro que os salvos falariam novas línguas.

2. Edificação própria: "O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." (I Co 14:4). Importante notar que orar no ESPÍRITO, não quer dizer orar em pensamento, é uma oração em línguas, você com Deus, para sua própria edificação. É como um exercício diário, para nos fortalecer, nos aproximar de Deus e sermos mais capacitados em tudo que fazemos. É uma comunhão acima da linguagem humana. 

3. Língua para interpretação: (falarei do dom de interpretação de línguas amanhã, com mais detalhes). "Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?" (I Co 12:30), nem todos recebem; "Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."(I Co 14:15).
Caracteriza-se pela interpretação do que alguém que está falando em outras línguas, como uma tradução. 

4. Língua como sinal para incrédulo: "De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes." (I Co 14:22); estrangeiros ouvem em sua própria língua, ex: "Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua." (At 2:6). Alguém pode ser usado para falar, por exemplo em japonês em algum lugar, para que haja a manifestação do poder de Deus, assim uma pessoa presente nessa situação, que fale japonês entenderá tudo o que DEUS quer falar-lhe. 

Gemidos inexprimíveis: (não coloquei esse na lista anterior, pois não é exatamente uma forma de variedade de línguas, aqui, os gemidos, são quando não conseguimos nem falar, Deus e o Espírito Santo compreendem até mesmo o que estamos tentando dizer através de gemidos).
" Do mesmo modo também o espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rm 8:26), é oração intercessora. O Espírito Santo é nosso intercessor aqui na terra. Ele leva nossa oração a Jesus Cristo que está assentado à direita de Deus.


Vale lembrar:

  • Os dons, ocorrem na vida do cristão depois do seu batismo com o Espírito Santo.
  • O Deus é o mesmo em todos os dons e manifestações, porém deve-se vigiar para saber sempre qual a origem da manifestação, se provém de Deus ou de satanás. 
  • Todos os dons são para glorificação de Deus, o próprio Espírito Santo glorifica a Deus.
  • O cristão precisa estar limpo sempre para que o dom seja constante e de fato glorifique a Deus, buscar a santificação de nossos corpos.
  • Nada é de nosso, os dons provêm de Deus, é Dele, cuidado com o orgulho e com a cegueira. Tudo por Deus e para Deus.
  • Todos os dons são para os outros, só um é para nós, quando falamos em línguas para nossa edificação.

Resultado de imagem para dons para a igrejaCaso ainda não tenha recebido algum dom, continue a buscar, continue a orar e a pedir pelos dons. Em Romanos 12:3-8 e 1 Coríntios 12 vemos que está claro que cada cristão recebe dons espirituais de acordo com a escolha de Deus, mas Deus nos dá a liberdade de pedirmos. (Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente - 1 Coríntios 12:31).
Todos nós temos um chamado específico, e claro, todos recebemos a ordem de ir e pregar o evangelho a toda criatura. É verdade que algumas pessoas podem possuir mais dons que outras, o que provavelmente marcará mais seu ministério. Porém Deus tem dons para todos. E o maior propósito é edificar o povo de Deus e ganhar almas para Jesus.

Que Deus continue lhe abençoado e lhe capacitando com Seus dons.

Comentários