Pular para o conteúdo principal

Dons do Espírito Santo - Dia 9 - DONS DE INSPIRAÇÃO - Dom de Interpretação de línguas

Resultado de imagem para traducaoO dom de interpretação não existe sozinho. Serve para explicar o que foi dito em línguas. Não é uma tradução linguística, pois a linguagem não é lógica. Veja 1 Coríntios 14. 
Para que o dom de línguas edifique a igreja, é necessário que haja interpretação; caso contrário, só a pessoa que fala se edifica. O dom de interpretar portanto, complementa o dom de variedade de línguas e deve seguir a esta manifestação, para que toda a igreja seja edificada. Leia 1 Coríntios 14:13, 18, 28, 39 e 40.
É uma revelação sobrenatural do Espírito Santo que dá significado sobre aquilo que está sendo falado em variedades de línguas. Não funciona como uma tradução simultânea, pois algumas palavras em línguas podem significar muito mais que do que foi falado. Como podemos ver em Daniel 5:25. A mão escreveu na parede: MENE, MENE, TEQUEL E PARSIM. A interpretação foi nove vezes maior.

Eu creio que Deus, algumas vezes, quer que entendamos o que estamos falando/orando, e isso já aconteceu comigo. Você ora em línguas e o Espírito Santo usa você mesmo para interpretar, você entende, às vezes não tudo, o que está falando em línguas, e essa é a intimidade que Deus quer ter conosco, cada vez mais.

Nem o dom de línguas, nem a interpretação devem aparentar confusão, ou deixar a pessoa sem entender nada. Quando Deus usa alguém para falar, Deus é sempre claro, Ele fala conosco de modo particular e de um jeito que possamos entender. Já presenciei a manifestação do poder de Deus, usando alguém para falar a outro, e o jeito de falar, as palavras, a forma, mudou, para cada pessoa. Deus conhece cada um de nós. 
Esse dom também nos auxilia para percebemos quando há línguas estranhas que não provém do Espírito Santo, que é na verdade uma imitação. Como já foi dito em outro post, satanás tenta de todas as formas imitar a Deus. Novamente falo da importância de de manter um contato vivo com Deus, ler a bíblia, estar em Sua presença, e vigiar; para não sermos enganados.

Uma consideração final encontra-se em I Co. 14:26. “Seja tudo feito para EDIFICAÇÃO...”. Quando algo é feito no Espírito – e essa é uma das maneiras de saber se realmente é no Espírito – será edificante, inspirador e será uma benção. Ou seja, de fato todos os 9 dons operam pela fé. Não pelo dom da fé; mas pela fé comum ou geral. Lembre-se também que a Bíblia diz que Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê (Mc. 9:23).

Resultado de imagem para dom de deusOs dons do Espírito são os meios pelos quais os membros do corpo de Cristo são ferramentas para habilitar e equipar a igreja para a realização da obra de Deus. Sem os dons do Espírito, ao invés de a Igreja ser um organismo vivo e poderoso, seria apenas mais uma organização humana e religiosa. 

Caso ainda não tenha recebido algum dom, continue a buscar, continue a orar e a pedir pelos dons. Em Romanos 12:3-8 e 1 Coríntios 12 vemos que está claro que cada cristão recebe dons espirituais de acordo com a escolha de Deus, mas Deus nos dá a liberdade de pedirmos. (Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente - 1 Coríntios 12:31).

E assim chegamos ao fim de mais um propósito para conhecer mais de Deus e nos aproximarmos do que Ele tem para nós. Suas promessas são reais e no tempo certo Ele entregará cada uma delas a todo aquele que crer. 
Que você seja cheio do Espírito Santo, que exale mais de Jesus onde quer que você vá. Deus o abençoe.



Comentários