Pular para o conteúdo principal

Leitura comentada - Livro de Provérbios

Bom Dia queridos!

Desculpe a ausência, mas nessa última semana eu estava correndo um pouco por conta do chá de bebê do Théo, que foi no sábado. Depois coloco as fotos.

Bom, para o mês de abril, vou colocar aqui a ideia do pastor da Igreja Ev. Avivamento Bíblico de Vila Barcelona - Brasil, Pr. José Alves (página facebook: Perfil), que sugeriu a leitura o livro de Provérbios inteiro, um capítulo por dia, durante o mês todo. E durante esses dias, postarei alguns estudos fazendo referência a cada capítulo. Assim vamos estudar a palavra de Deus e manter uma leitura diária; que é muito importante.

Resultado de imagem para proverbios biblicos

O livro de provérbios é como um guia para muitas coisas na nossa vida. Os versículos, mesmo que escritos a milhares de anos, relatam situações e dão conselhos que são aplicáveis nos dias de hoje. É um livro extremamente rico, e nos ajuda a interpretar outros livros da bíblia. Seu foco principal s!ao ensinamentos, como se fossem dicas para uma vida mais correta.
Provérbios é um dos cinco livros poéticos da Bíblia, que se chamam sapienciais, isto é, de sabedoria. Intitula-se também, Provérbios de Salomão, porque são, em maior parte da autoria de Salomão. A natureza desse livro é a sabedoria espiritual, apresenta aos homens a sabedoria que é de cima (Tg 3:17), visto que o ‘temor’ do SENHOR é o princípio da sabedoria.

Na introdução do livro tem-se o seu objetivo central: “Para se conhecer a sabedoria e a instrução”, ou seja, o livro foi escrito com o propósito de tornar ‘conhecida’ a sabedoria e a instrução. Ele permite ao homem ‘entender’ as palavras da prudência ( Lc 11:31 ).

DIVISÕES DO LIVRO DE PROVÉRBIOS:
1.     Conselhos para os jovens: capítulos de 1 a 10
2.     Conselhos para todos os homens: capítulos de 11 a 20
3.     Conselhos para reis e governantes: capítulos de 21 a 30.


TEMAS PRINCIPAIS

  • A verdadeira sabedoria: ensinamentos para uma vida com retidão.
  • O temor do Senhor: conhecer a Deus e aprender a obedecê-lo.
  • O princípio da retribuição: recompensa divina pela obediência.
  • A fala/ comunicação: vigiar sobre o que e como falamos, nossa língua pode de fato nos afastar de Deus.
  • Sexualidade humana: exaltação sobre o casamento e advertências contra a insensatez da traição no matrimônio.




Participe. Começa amanhã. Separe sua bíblia e seu caderno de anotações.
Deus os abençoe.


Comentários