Pular para o conteúdo principal

Provérbios 1 - Ensinamentos

Começa hoje a leitura do livro de Provérbios. Um capítulo por dia.
Leia aqui o capítulo completo.

Aqui trarei uma análise de alguns versículos para que possamos entender melhor o que a palavra de Deus está nos ensinando.
O livro de Provérbios transmite a ideia de que a sabedoria é mais valiosa do que os tesouros da Terra. Assim, a sabedoria deve ser "transmitida" pelos pais e pelos mais velhos (Pv. 1:8-9). A essência é aplicar o que a bíblia nos ensina e passar para nossos filhos e para quem mais for necessário.



1:1-4 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. 
O propósito do livro é conhecer a sabedoria e a instrução, e entender as palavras da prudência. Para que nós possamos entender a palavra de Deus exatamente como Deus quer, pois s!ao instruções dadas a nós por Ele mesmo. Não é para ser algo confuso ou complicado. Em seguida nos instrui a procurar esse entendimento, que não está limitado a algum grupo seleto, é para os simples e moços. Para todos.

 1:5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Quando alguém ouve as palavras de Deus, e as coloca em prática, essa pessoa adquirirá sabedoria e quanto mais buscarmos de conhecimento , mais teremos. 
  
1:7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Sempre devemos manter o temor do Senhor, quem despreza o conhecimento pode ser considerado tolo. Uma pessoa salva não deixará de ser salva por buscar mais conhecimento de Deus, tem a vida eterna com Cristo, mas o tolo não colherá as promessas do Senhor, não conhecerá seus planos. Não existe verdadeiro conhecimento. 

1:8-9 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
O primeiro conselho de sabedoria, após temer o SENHOR, é ouvir a instrução do pai e a lei da mãe. Quem é rebelde contra os pais, não consegue obter êxito em ter sabedoria. Deus promete recompensa a quem anda segundo a sua sabedoria. Os ímpios também prometem recompensas aos que seguem seus maus caminhos (1:13-14).  

1:10-15 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.
Os pecadores tentam e sempre tentarão tirar o salvo do caminho correto, por isso temos a instrução de não aceitar, desviar dos maus caminhos, não andar como andam. Se aceitarmos corremos o risco de terminar como eles, sem a recompensa de Deus. O mundo sempre teve e terá agrados para oferecer, para atrair as pessoas e consequentemente enganar. Deus nos chama para uma vida eterna, onde mesmo com dores e lutas já somos mais que vencedores, Cristo não nos engana a respeito das dificuldades que poderemos passar.

1:22 Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? 
Não existe "neutralidade". Os simples "amam" a simplicidade, os escarnecedores "desejam" o escárnio e os insensatos "odeiam" o conhecimento.


1:23 Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. 
É necessário atentar (a palavra traduzida originalmente por Almeida na versão de 1819 é "tornai-vos", ou seja, "dar meia volta e atentar para"). Deus não quer se esconder daqueles que atentam para suas palavras. Ele quer "derramar abundantemente seu espírito". Tornar suas promessas reais em nossa vida.


1:24-25 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,  Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 
Deus "clama" e "estende sua mão". O problema é que o homem não dá atenção e opta por não querer nem o conhecimento, nem a correção do Senhor.  

1:26-27 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. 
Neste contexto, está se falando do perdido e não do salvo, o versículo seguinte fala que ele sofrerá a "perdição". Esses ímpios riem e zombam de Deus, mas Deus é que rirá e zombará deles. Eles pensam que Deus é um tolo mas os bobos são eles. A Bíblia dá CERTEZA de que o pecador encontrará temor, perdição e angústia. 

1:28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
Ao contrário do que muitos pensam, a oportunidade de buscar a Deus não está disponível "para sempre". Ele nos aguarda, é claro, mas haverá uma hora que não o acharemos, por isso a Bíblia manda buscar a Deus "enquanto se pode achar" e invocar o Senhor "enquanto ele está perto" (Isaías 55:6). Deus pode decidir dar um "basta" e não permitir mais que a pessoa compreenda as Escrituras nem a sabedoria (Isaías 29:9-14). 

1:29-32 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.  Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 
Deus sabe o que o homem fez com as oportunidades que teve e lhe dá a justa retribuição, que é fazê-lo colher o fruto de sua própria escolha. O salário do pecado é a morte (Rom 6:23). Quem viver no pecado, do pecado vai colher a morte, isso é fato. Somos responsáveis pelas nossas escolhas. 

1:33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.  
A salvação eterna é de graça. Tudo que alguém tem que fazer para ser salvo é ouvir a Deus, e então habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. A fé vem pelo OUVIR e o ouvir pela palavra de Deus (Rom 10:17).

Resultado de imagem para sabedoria

Comentários