Continuando nosso estudo e leitura do dia, hoje abordaremos o capítulo 16 do livro de Provérbios. Tenho certeza que você que está acompanhando está sendo edificado e preenchido por Deus.
4 — Este versículo reforça que Deus é o criador de todas as coisas, incluindo até mesmo os ímpios, feitos para fins de julgamento. Assim como o Faraó foi instrumento para o Seu plano de libertação do povo de Israel.
5 — Ser altivo de coração significa orgulho, no sentido pejorativo da palavra. Uma pessoa com orgulho no coração, pode não atribuir suas conquistas a Deus, "roubando"sua glória. Sendo assim, Deus o considera uma abominação, uma palavra que em todo o livro de Provérbios se refere aquilo que deixa o Senhor enojado (Pv 15.26).
6 — A expressão "se purifica" provavelmente se refere a uma oferta sacrificial, mas realizada com um coração contrito (como em Sl 40.6-8). A palavra “temor” aqui é empregada para ressaltar que o respeito ao Deus faz a pessoa afastar-se do mal (Pv 3.7).
7 — O deleite de Deus para com o justo não tem limites, beneficiando não só o homem que teme ao Senhor, como também seus amigos. Podemos ver isso como uma esperança de paz entre Deus e os homens.
8,9 — Algumas vezes vemos em Provérbios que a riqueza vem como recompensa da sabedoria e da virtude (Pv 14.11), mas a justiça é o verdadeiro tesouro.
10 a 15 — Aqui inicia-se uma seção de versículos sobre a realeza. O rei tomava decisões inspiradas por Deus para saber como falar e agir no seu reino. Como a nação estava nas mãos do rei, sua responsabilidade máxima era obedecer a Deus (a reparação de Israel pelo rei Josias, 2 Rs 22; 23). Até mesmo o rei precisava submeter-se ao poderio Deus. O peso e a balança justa importam para Deus porque Ele é totalmente verdadeiro.
16 a 20 — Nesses versículos vemos que adquirir a sabedoria vale muito mais que tesouros preciosos, a humildade nos transforma em pessoas melhores, mais amáveis e verdadeiras, aprendemos a agir com prudência e com mansidão.
21 a 25 - O sábio é visto como alguém que reconhece o poder de Deus e Sua soberania, age com inteligência, ele sabe dar instruções e para qual lado deve andar, permanecendo firme com Deus.
26 a 30 - O ímpio determina seu próprio caminho, ele escolhe a maldade e rejeita os ensinamentos de Deus. Pratica e imagina o mal, não tem temos em seu coração e já tem seu destino traçado.
A palavra de Deus sempre irá lhe mostrar a verdade, e muitas vezes isso pode nos machucar, ou pode nos confrontar, mas ao mesmo tempo irá nos transformar e nos aperfeiçoar. Por isso Deus nos fala para não rejeitar a correção do Senhor, pois é necessário que passamos por certas tribulações e problemas para entendermos os propósitos de Deus.
Deus os abençoe.
Comentários
Postar um comentário