Pular para o conteúdo principal

Provérbios 2 - Ensinamentos e Conselhos

Provérbios 2

Resultado de imagem para ensinamentos biblícos
1 FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,  
2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;  
3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,  
4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,  
5 Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.  

Aceitar a palavra de Deus, não duvidar e sempre procurar ter mais conhecimento da bíblia, buscando os ensinamentos dos céus. Se buscarmos de todo nosso coração, acharemos.
Aprender a aceitar as palavras de Deus, que são verdades e se ainda não se cumpriram, irão se cumprir, pois Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre será. Nesses versículos a bíblia nos ensina a guardar esses mandamentos, gravar em nossa mente e coração. Só assim saberemos como lidar com as situações que passarmos. 

Prov. 2:5 - Então entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus...

As pessoas precisam entender a necessidade de ter temor a Deus. Esse temos, não é um medo inconsciente, é uma reverência, respeito. Deus requer santidade, é claro que Ele ama o pecador, mas de fato odeia o pecado, e não se mistura com o que é impuro, pois Ele é Santo! 
É o temor que faz os homens se desviarem do pecado (Prov 16:6), é o princípio da sabedoria (Prov 9:10), é impossível ser sábio sem temer a Deus. O temor do Senhor é rejeitar o mal (Prov 8:13). Esta geração que não teme a Deus, acaba por dizer que ama todo o resto, ama o mundo, ama o pecado, aceita o que o mundo diz, etc.
devemos instruir as crianças a terem esse temer desde pequenas, para que aprendam o valor da santidade. (Leia salmos 96). 
   
Prov. 2:6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. 

É diretamente De;e que provem tudo que precisamos sabe/entender. É claro que é válido ler outros livros, pesquisar, estudar com outros materiais complementares, mas a bíblia deve sempre ser o principal meio de busca. Não se engane com sermões prontos, com pregações aleatórias. Deus está ali, na bíblia, e quer falar com você através desse livro sagrado. Todo o resto é complementar.  
Deus é o possuidor da sabedoria (Prov 8:14) e ele a dá livremente (Tiago 1:5). Não existe sabedoria fora de Deus, os que desprezam a palavra de Deus não possuem nenhuma sabedoria (Jer 8:8-9, Isa 8:20).

Prov. 2:7-8 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,  
8 Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. 

Acredite, nem toda sabedoria, ou coisas que são ensinadas por aí são verdadeiras. Aprendi com o tempo com Deus, que devemos desconfiar antes de acreditarmos logo de cara. Infelizmente o ser humano é mal, e muitas vezes busca somente o próprio interesse. Deus não distribui a sabedoria para todo mundo, ele a reserva para os retos/justos, que são as pessoas justificadas pela fé em Jesus Cristo (Rom 5:1). O objetivo de obter a sabedoria de Deus não é sermos mais inteligentes, é alcançarmos a santidade, sermos separados do mundo, (andar em santidade - Ef 4:24, Heb 12:14,  Pe 1:16). Ou seja, se andarmos no caminho do Senhor, de acordo com Seus ensinamentos, obteremos tesouros maiores que a terra pode nos dar. 

Prov. 2:9-11 - Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. 10 Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,  
11 O bom siso te guardará e a inteligência te conservará; 

Alcançando a sabedoria de Deus, saberemos como lidar com todas as áreas da nossa vida. É claro que não é uma tarefa simples, mas com um busca diária, a palavra de Deus estará "fincada" em nosso coração, aceitamos assim a viver como Cristo e andar como Ele andou. Obter mais de Deus, é como uma grande conquista, Sua palavra é poderosa, forte e suficiente. A inteligência espiritual conserva, mantém puro. A obra que Deus faz pela sabedoria em nossas vidas é perfeita, o que precisamos é nos guardar, nos conservar, contra as ameaças do mundo.


Prov. 2:12-16 -  12 Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;  
13 Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos; Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus,
Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;
Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras;

Aqui vemos os efeitos quando obtemos o conhecimento bíblico. Somos afastados do mau caminho. São as nossas escolhas que nos conduzem ao caminho errado, não é prostituição que é o caminho mau (a prostituição é um pecado), mas o caminho até chegar nesse ponto é que é mau. Por isso Deus nos ensina a nos afastar do que pode nos contaminar. Sabemos que satanás usa a prostituição, a lascívia, luxúria para enganar as pessoas, o versículo 16 nos mostra que com sabedoria devemos nos afastar disso e de tudo que é impuro.


Prov. 2:17 -  17 Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;

Em Jeremias 3:4, Deus é o Pai, o guia da mocidade. Mulheres assim abandonaram a Deus, e sabem que estão erradas, mas como rejeitaram a Deus, se entregaram ao pecado.

Prov. 2:18-19  18 Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.  
19 Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. 


Aqui vemos que a mulher estranha representa de fato um perigo par o lar. 
A bíblia é extremamente clara, a sua casa se inclina para a morte. E no versículo 19 vemos que é um caminho sem volta. Por isso afastar. 


Prov. 2:20 -  Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos. 

A bíblia nos fala que os bons e os justos têm seus caminhos, têm suas veredas. Ande com pessoas assim, não tenha hábitos que podem comprometer sua santidade, busque andar na vereda dos justos. Você pode encontrar companhia de pessoas assim, numa boa igreja fiel, que pregue o verdadeiro evangelho, sem máscaras. 

Prov. 2:21-22 -  21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.  
22 Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados. 

A palavra de Deus já nos mostra o resultado de toda essa busca por conhecimento de Deus e santidade, a honra vem de Deus. Não espere por honras humanas, prefira o que o Senhor tem a lhe oferecer. 

Resultado de imagem para ensinamentos biblícos

Seja reto, seja íntegro, e Deus honrará sua obediência. Se você for ímpio ou aleivoso (que leva as coisas de Deus de "qualquer" jeito, irresponsável), a sua condenação é certa. Não queira também fazer justiça com as próprias mãos, Deus como e quando agir, deixe para Ele a questão da justiça. Apenas procure andar no caminho reto, do justo, o demais Deus fará.

Deus os abençoe grandemente!


Comentários

  1. Gostaria de entender a palavra em provérbios 2-v 15 ao 19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor leitor, Em proverbios 2:15-19, vemos a explicação sobre a escolha do caminho das trevas, que é tortuoso, o autor usa referências do momento para que possamos entender quais sao esses tipos de consequencias ao que deixam o caminho da retidão. A expressão “mau caminho” (v. 12) contrasta diretamente com o caminho da sabedoria, e caracteriza-se pelas coisas perversas, por mentiras e distorções, por deformações e enganações, e por trevas e desvios. A expressão mulher estranha faz referência a mulher adultera, sedutora, imoral. O adultério é incompatível com o ideal da lei de Deus.

      Excluir
  2. Paz do Senhor

    Falar de Sabedoria é falar de Deus. Porque Deus é a Sabedoria...

    ResponderExcluir

Postar um comentário