Em Provérbios 21 vemos alguns alertas sobe o nosso coração, além das intenções e pensamentos (versículos 1-3). E também nos adverte duas vezes para que não tenhamos más intenções ao nos achegarmos a Deus para a adoração (versos 3 e 27). Provérbios 21:27 afirma claramente: “O sacrifício dos ímpios é abominação; Quanto mais oferecendo-o com intenção maligna!”. O ímpio sacrifica para obter o favor divino, para encobrir irregularidades que pretende continuar fazendo ou, pior ainda, cheio de hipocrisia.
É por isso que Provérbios 21:3 aconselha aos que desejam ser fiéis a Deus: “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer sacrifícios” (Prov. 21:3). Quantas vezes nós adoramos a Deus com motivos errados, com nossos pensamentos em outros lugares e não lhe damos o devido valor?
No verso 14, vemos sobre o emprego de presentes para abrir caminho a alguém, onde o presente fala por si, quando dado em segredo discorre agradavelmente contra a ira, ajudando a apaziguar ressentimentos.
O versículo 15 fala que a justiça não é uma obrigação trabalhosa nem um peso, é exercer algo com pura alegria. Já para o ímpio, a justiça é tão triste quanto seu fim (veja em Pv 10.29).
16 — O termo “mortos” pode parecer um pouco assustador; mas significa “sombras” (Pv 9.18). Nestes versículos, “monos” pode ter o sentido de morte física, e não de espiritual (como e o caso de Tg 1).
17 — Este versículo não fala sobre proibir o consumo de vinho ou azeite, mas alertar aqueles que dedicam muito tempo aos prazeres. Naquela época, um dos maiores prazeres dos hedonistas era o banquete, regado de iguarias, vinho e azeite. O problema aqui é o excesso; o equilíbrio é a meta que anima os justos.
28 — Vários provérbios tratam a respeito da testemunha mentirosa (Pv 19.28). O problema da falsa testemunha é que suas mentiras pervertem a justiça para os outros. Mesmo que seja uma única mentira, a mentira pode ser replicada por outras pessoas.
30 — Geralmente, os provérbios empregam a palavra sabedoria com sentido positivo. Neste versículo, porém, a palavra está fazendo referência que contra o Senhor nada disso é maior. Ele é a própria sabedoria. A verdadeira sabedoria só se encontra em Deus. Logo, de forma alguma, a sabedoria, a inteligência e o conselho podem prevalecer em qualquer coisa contra o Senhor.
31 — Um soldado pode fazer tudo o que está a seu alcance para se preparar para a batalha (Pv 20.18), mas, no final, nenhuma preparação pode superar o poder de Deus. A vitória está nas mãos de Deus.
Jesus mesmo nos ensinou:
. "Se vocês soubessem o que significam estas palavras. ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes" (Mateus 12.7).
. "Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas” (Marcos 12.33).
Que possamos estar debaixo dos ensinamentos de Deus e o honrar da melhor maneira possível. Pois só Ele é digno de toda honra e toda glória.
Deus os abençoe!
Amém! Me ajudou muito, obrigada! Esteja sempre na paz de Cristo ❤
ResponderExcluirGlória a Jesus 👏 🙌 🙌
ResponderExcluirAmem, a palavra de Deus traz paz
ResponderExcluirAmém 🙌🙌
ResponderExcluir