Pular para o conteúdo principal

A igreja de hoje

Resultado de imagem para igrejaHoje temos diversos tipos de igrejas cristãs espalhas pelo mundo todo. Cada uma com sua característica, umas um pouco radicais, outras nem tanto. Mas de fato vemos o crescimento do Cristianismo. 
Muitas pessoas, passam por pelo menos 3 igrejas antes de se tornar fixa em alguma. Ou seguem alguma tradição da família, ou optam por algo diferente do que estavam acostumados. A questão é até onde estamos dispostos a ir para achar a igreja “perfeita”, que é claro, não existe. 
Uma igreja boa, é aquela que verdadeiramente prega o evangelho, não como as pessoas gostariam de ouvir, mas como ele realmente é, de acordo com a bíblia. Uma igreja saudável é aquela em que há amor, mas também disciplina, é um local onde há esperança e conforto.

Na contra-mão disso, temos a mídia que constantemente ataca pastores e membros do meio evangélico, e também temos as pessoas que realmente não fazem jus ao ensinamento bíblico, que corrompem a verdadeira ideia do Cristianismo, com mentiras, abusos e outros problemas, sejam de ordem financeira, emocional ou espiritual. Jamais encontraremos uma igreja que não tenha nenhum problema, e que as pessoas que frequentam sejam perfeitas. O ser humano veio do pecado, somos pecadores e todos os dias estamos sujeitos a falhar, a diferença entre falhar de fato e estar sujeito a falhar é a ação.
A igreja de hoje precisa estar pronta para receber os mais diversos tipos de pessoas, e mesmo assim, não ser contaminada, permanecer firme, com vida e apta a ensinar, discipular todos que precisam conhecer a verdade.

A igreja saudável, precisa ter uma pregação clara, ir contra o pecado, porém aceitar e amar o pecador, possuir o entendimento correto da bíblia e saber lidar com vários problemas que as pessoas podem ter. Muitas vezes saber apenas ouvir. Por isso é necessário ter um corpo capacitado, pessoas íntegras na parte da liderança e com chamados específicos. Para servir da melhor maneira possível. 
Existem no mercado diversos livros que tratam como é uma igreja saudável, como discipular, como crescer, e etc. os livros e estudos são bons, claro, ajudam a ter uma perspectiva eficaz, colaboram para o entendimento de muitas coisas que parecem confusas para leigos, mas, infelizmente, muitos se esquecem de buscar a fonte principal: a bíblia. Lá, temos todo um manual, completo, pronto para ser estudado e analisado, com informações detalhadas de como prosseguir em várias situações.

“Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós”.
1 Coríntios 12:18-21

Hoje há um grande apelo para trazer pessoas para a igreja, muitas igrejas fazem uma propaganda com todas as vantagens de servir naquele lugar, é claro que nenhuma cita os defeitos que ali existem. Muitos enxergam crescimento da igreja, como um número, uma quantia, mas o verdadeiro crescimento está relacionado a postura da igreja, ao seu carácter interno. 
Tudo isso nos leva a uma simples pergunta: “O que procuramos numa igreja? ” Seria algo relacionado à música, às pessoas, ao ambiente, ao local? O que realmente queremos? 
Muitas vezes estamos querendo tanto um local sem falhas que não nos atentamos ao que realmente importa. 

Quando nos tornamos membro de uma igreja, estamos dando as mãos uns aos outros para conhecermos e sermos conhecidos uns pelos outros. Concordamos em ajudar e encorajar uns aos outros, quando necessitamos ser lembrados da obra de Deus em nossas vidas ou quando precisamos ser exortados a respeito das grandes discrepâncias entre o nosso falar e o nosso viver.Precisamos desistir de tentar viver a vida cristã sozinhos. Precisamos, individualmente, viver em aliança com outros para seguirmos a Cristo. Os cristãos têm de parar de ser egoístas em seu entendimento da vida cristã. A vida cristã não se resume em você e naqueles aos quais você procura alcançar com o evangelho. Deus também tenciona que você seja parte comprometida em ajudar a fazer discípulos do rebanho que Ele já salvou.

– Mark Dever1, em Nove Marcas de Uma Igreja Saudável

Resultado de imagem para rebanho pastor

Se olharmos para a igreja de hoje, mais especificamente para os jovens, num modo geral, podemos ver vários estereótipos. Vemos aqueles que vivem de modo inconsequente, "irresponsáveis" pelos seus próprios atos e escolhas, também tem o grupo de jovens, que vivem de forma normal, não fazem nada de errado, mas também não fazem nada de excepcional. E esses dois grupos estão dentro da igreja. São jovens que infelizmente vivem da mesma maneira que os jovens do mundo. Aceitaram a Cristo como seu Salvador, e mesmo assim, se parecem com os jovens rebeldes e sem rumo que vemos aos montes. A igreja carece de pessoas focadas em preservar os bons costumes, em manter um local saudável e especial.
É necessário entender que não existe a igreja perfeita, nem pessoas perfeitas, mas nosso objetivo neste mundo é buscar a santidades, agir como Jesus agiria, buscar estar mais próximos de Deus. Ele sim nos direcionará para o caminho certo. Quando cremos que Jesus é o melhor caminho a seguir, quando optamos por Jesus, o resto, as coisas mundanas não condizem mais com esta escolha. Jesus, não combina com esses aspectos mundanos, que tomam forma nas igrejas e iludem a pessoas.
A igreja precisa ser um local onde as pessoas vão para se tratar sem medo de serem rejeitadas, sem que haja vergonha. Deve ser um local em que se ensina a verdade, a bíblia de verdade, e não fatos distorcidos para adequar a algo ou alguém. Muitas vezes a palavra de Deus pode ser dura, por que é necessário exortar, mas a palavra também é amorosa, branda e sempre é perfeita. Somos a geração eleita, POVO SANTO! 

Isto implica em guardar os preceitos de Deus a todo instante. Devemos ser continuamente santos:
a) Uma nova criatura: 
"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2Co 5.17
b) Em oração:
"Orai, para que não entreis em tentação." Lc 22.40;
"Orai sem cessar." 1Ts 5.17;
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tg 5.16

c) Em Jejuns:
"Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mt 6.16,18;

d) Em Louvor:
"Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas." Sl 9.1;
"Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem." Rm 15.11

e) Sendo bom:
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." Mt 5.7

f) Sendo humildes:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." Mt 5.3

g) Honrando os pais:
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá." Ex 20.12 e mais: Pv 30.17; 6.20; Mt 15.4

Muitos têm vivido à semelhança dos filhos de Eli, desprovidos de qualquer compromisso com o Senhor, mesmo sendo membros e frequentando assiduamente a igreja, alguns até envolvidos com nos ministérios e visto pelos homens como “bons crentes”. Mas, são considerados pelo Senhor como imundos e o que fazem não sobe como sacrifício agradável a Deus. O pecado é incompatível com a vida de santidade!
“Eram, porém, os filhos de Eli, filhos de belial, e não se importavam com o Senhor.” 1 Sm 2.12
“Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.”   1 Sm 2.26
Jovens semelhantes a Samuel são agradáveis aos olhos do Senhor. São vidas que dizem não aos apelos deste mundo corrompido pelo pecado, jovens que se levantam contra coisas impuras e afastam-se de todas as formas de práticas contrárias à palavra de Deus. 
O Pecado afasta o homem do Deus vivo, e as consequências de uma vida pecaminosa são terríveis, como uma vida vazia e sem frutos. ("Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá." Pv 21.17, "A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer." Lc 8.14).

A presença do Senhor deve estar avivada a todo instante, a ponto das pessoas perceberem, que temos algo diferente, que contagia. É o amor de Deus que nos molda, que nos envolve e nos faz querer estar mais próximos de Deus. Isso demonstra que a igreja é saudável, viva e santa.

E você, como tem sido os teus dias na presença do Pai? Você conhece a Deus? 

Deus o abençoe,


Comentários