Pular para o conteúdo principal

A mulher cristã e seu papel na sociedade

Toda mulher tem uma função especial, seja dentro da família, como mães, irmãs, tias, primas, avós, etc, ou na sociedade, no seu lar, na vizinhança, na igreja, etc.
Somos especiais em cada papel e função que desempenhamos.
A mulher foi criada por Deus para ser a sua imagem e semelhança (Gn 1:27). A mulher (Eva) mãe de multidão foi tirada de uma das costelas de Adão. Costela é a íntima comunhão dos dois, para ser uma só carne. A mulher foi criada para ser ajudadora do homem (Gn 2:18-20), para ser a glória do homem (I Co 11:7b, 11, 12) "Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem".
Listei alguns papéis em que as mulheres são importantes: 


A mulher como mãe:

- Deve ensinar seu filho no caminho do Senhor. Pv 22.6
As mães têm uma grande responsabilidade e privilégio; ensinar os seus filhos no caminho do Senhor. Leia também Dt 6.5-9. A mãe deve ensinar com amor e zelo sobre a importância de seguir a palavra de Deus e sempre O buscar.

- Deve disciplinar seus filhos. Pv 13.24; Pv 19.24; Ef 6.4
Disciplinar é forma de mostrar amor para seus filhos. Como Deus nos ama, Ele nos disciplina. A mãe que ama o filho usa a vara. Pv 22.15; Pv 23.13,14; Pv 29.15, 17

- Não irritar, ou provocar ira nos filhos. Cl 3.21; Ef 6.4
Isso não significa não fazer o que o filho deseja, e sim provocar sentimentos que cause desconforto. Significa fazer qualquer coisa que desonre o nome de Cristo! Ex: Uma mãe que ensina que não deve mentir, mas mente. Com certeza está irritando seu filho com seu mau procedimento. Ou apelidar a criança com algum nome que ele (ela) não goste, incitar a ira sobre algum assunto... A mãe deve ensinar ser filho a ser sábio e a buscar a sabedoria de Deus.

Dica: Reúna-se com seu Filho(a), leia a Bíblia e ore com ele.

A mulher como esposa:

- Deve ser submissa ao seu marido. Ver Ef 5.22; Cl 3.18
Ser submissa não é um papel desprezível. Muitas pessoas deturpam esse significado pois não entendem o real sentido disso. Envolve respeito, consciência, não está ligado à humilhação. Portanto, a mulher deve auxiliar o esposo; Deus a criou para ser auxiliadora, companheira. Veja em Gn 2.18 ”Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. A mulher tem essa tarefa importantíssima! Auxiliar é estar do lado, participar, ser fiel a seu marido. Quando acontecer do marido ir para o lado errado, ou precisar de ajuda, a mulher sábia percebe e o auxilia.

- Respeitar o marido Ef 5.33
Deve honrar o marido. Jamais o denegrir sua imagem, falar mal, incitar a ira. A mulher deve zelar pelo seu matrimônio, estar atenta às possíveis ciladas e estar sempre de acordo com seu marido.

- Deve amar seu marido Tt 2.3-4
Amar é fazer o melhor para o outro. Isso não significa fazer tudo o que outro quer, mas agir em seu benefício próprio. Como você tem expressado seu amor pelo marido?
O casal precisa sempre manter a chama acesa, manter o amor intacto. É preciso cuidar um do outro com carinho sincero. Muitos casais após um tempo deixam de ser românticos, se esquecem de cuidar da aparência, não se declaram mais um ao outro. A atitude da mulher perante seu casamento é fundamental para que ambos se amem mais.


A mulher como filha:

- Deve ouvir a instrução dos pais. Pv 1.4; Pv 6.20; Pv 13.1; Pv 23.22
Os pais são mais experientes, têm conselhos bons para os filhos. E querem o bem dos filhos. Quem aceita a instrução e a repreensão é sábio. Pv 19.20. E deve obedecer aos seus pais Ef 6.1; Cl 3.20, com alegria.

- Deve honrar pai e mãe Ef 6.2,3; Êx 20.12
Honrar é mais do que obedecer. É respeitar, considerar, amar. Pv 15.20 – Quem despreza os pais não é sábio. Ler Pv 19.26; Pv 20.20; Pv 30.11; 17


O papel da mulher na Igreja:

Em I Coríntios 12.1-12; Rm 12.3-8;Ef 4.7-13 vemos que Deus deu dons a cada salvo. Então cada pessoa tem pelo menos um dom. Sendo assim, é como se cada um tivesse uma tarefa específica a executar.
A mulher pode desempenhar muitos papéis na igreja. Existem muitos ministérios para serem cuidados, com certeza há um para você. Algumas igrejas adotam ministérios como o de senhoras, de mulheres, de crianças, para cuidar dos bebês, para dar aulas na escola dominical, como missionária, evangelista, diácona, entre outros.

Ou seja, Deus deu dons a todos. Logo, todas nós temos pelo menos um dom. Mesmo que você ainda não saiba qual o seu dom, e seu chamado, Deus tem algo especial para você. Todos devem e podem fazer algo na igreja.

Na Bíblia, por exemplo, temos exemplos de mulheres que serviam como podiam e eram respeitadas:
- Débora, a juíza Jz 4 e 5;
- Febe Rm 16.1;
- Priscila Rm16.3,
- Maria Rm 16.6,
- Trifena, Trifosa e Pérside Rm 16.3;
- Evódia e Síntique Fp 4.2,3
e outras tantas.

Existem outras maneiras de ajudar a igreja, não somente nos ministérios. Os próprios ministérios precisam de ajuda. De intercessão, oração constante, de ofertas para realizar os trabalhos diversos, (Leia II Co 9.6 e 7, Rm 12.13

E você, o que tem feito? Convide pessoas para conhecer seu lar e aproveite para falar de Jesus. (Mas conheça quem você está chamando, a mulher sábia zela pelo seu lar). Todos precisam de Jesus, alguns apenas não sabem disso. 
Ore por outras pessoas e com outras pessoas. Paulo orava sempre pelos irmãos Fp 1.9; I Ts 1.2

Orar pelos irmãos da sua igreja. Tg 5.16 (Orai uns pelos outros). Conheça seus irmãos, veja se alguém precisa de algo.

Porém de fato, todas nós devemos anunciar o evangelho (leia Mc 16.15). Muitas pessoas estão carentes da salvação; clamando por alguém que lhes fale de Cristo! E não ache que você não sabe falar, Deus pode te capacitar de uma forma que você nem imagina. Sei o quanto Deus pode nos usar quando Ele quer. Deixe ser usada.
E claro, seja praticante de boas obras ( ver Ef 2.10; Tt 3.14). Ajude quem precisa da forma que você pode. Por exemplo, Dorcas fazia roupas para a sua comunidade At 9. 36-43. Ex2: A mulher virtuosa executa bondade ao pobre Pv 31.10.

Ore mais, se dedique mais a palavra de Deus para que você seja cheia e possa sempre estar apta a ajudar quem precisa. A Bíblia nos ensina a orarmos pelas autoridades: prefeitos, governadores, presidente.

Busque alcançar novas metas, e a conquistar novos territórios, você pode vencer todos os obstáculos. Que as bênçãos do nosso Deus repousem sobre cada uma de nós. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo." (Ef. 1:3).
Seja especial. Seja Santa!

Deus a abençoe.

Comentários