Pular para o conteúdo principal

Alvo mais que a neve

Morando fora do Brasil e presenciando a neve, pude de fato entender a passagem bíblica dos salmos 51. Davi os escreveu depois que confessou seu pecado. O salmo 32 faz alusão as vestimentas, ilustrando o conceito da cobertura de Deus para o pecado, e o Salmo 51 também menciona a figura das vestes como cobertura para o pecado. Porém, o salmo 51 enfatiza a limpeza, frisando seu sentido espiritual e não literal. Ou seja, Davi queria ser limpo, lavado.
A neve é incrivelmente linda e branca! Tão branca que no sol chega a doer os olhos, suportável apenas com óculos de sol! Olha a referência que Davi estava fazendo; ficar tão limpo quanto a neve, aliás, mais do que o branco da neve!


O hissopo é uma planta da família das labiadas, também conhecida como erva sagrada e hissopo das farmácias. O hissopo á uma planta perene, com um caule central herbáceo pode chegar a até 60 cm de altura.
São cultivadas em grande escala para uso farmacêutico, pois têm propriedades medicinais , sendo usadas no tratamento de asma, bronquite e inflamações na boca e garganta. Servem para aromatizar licores e em alguns cosméticos para preparar loções refrescantes.

Mas, o que significa ser purificado com hissopo? - Salmo 51:7

De acordo com o salmo 51, versículo 7, o hissopo é uma  planta citada na Bíblia em associação a purificação. Sua primeira aparição foi no ritual de Páscoa, os israelitas deveriam fazer um molho de hissopo, misturar com sangue de cordeiro e passar nas ombreiras das portas: "E o Senhor passará por aquela porta e não deixará o destruidor entrar em vossas casas" (Êxodo 12:21,13).


Por instrução divina, o hissopo era usado na limpeza dos locais onde se realizavam os cultos de sacrifícios em prol do perdão de pecados e gratidão a Deus.

E um homem limpo tomará hissopo, e o molhará na água, e a espargirá sobre a tenda, e sobre todos os objetos e sobre as pessoas que ali estiverem, como também sobre aquele que tiver tocado o osso, ou um morto, ou um morto, ou uma sepultura: E o homem limpo aspergirá sobre o imundo ao terceiro dia, e no sétimo dia, e no sétimo dia ele se purificar, e lavará as suas vestes, e se banhará em água, e serão será limpo ". (Números 19:18-19) Também Levítico 14:4-4 e 49 -53)

Poderíamos argumentar que essa planta era usada em todos esses rituais, porque não havia equivalentes industrializados na época: detergentes, desinfetantes e etc. Mas Deus escolheu justo uma planta purificadora não apenas com substâncias eficazes na limpeza de pisos e paredes, mas nos rituais onde o sangue do Cordeiro estava presente. Um detalhe que não deve passar desapercebido, especialmente porque no sacrifico expiatório de Jesus, lá estava o hissopo!

"Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede Estava ali um vaso cheio de vinagre. E encheram uma esponja com vinagre e colocaram  em cima de um hissopo, depois levaram até sua boca, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado:. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito "(João 19:28-30)
 A força para se tornar limpo, não está na essência humana, mas na graça divina, na aliança que fazemos com Deus. (Hebreus 9).

Davi roga para ser limpo com hissopo porque sabe que não pode limpar a si mesmo. Quando essa certeza de insuficiência ganha nosso coração, é porque alcançamos ou fomos alcançados pela obra do sangue de Cordeiro com hissopo. E olha só uma lição escondidinha nesse verso, oração de Davi. O purificar não é simplesmente lavar, tirar a sujeira, mas o ato de bater com o tecido sujo na pedra para torná-lo mais branco. Esse gesto é bem conhecido das lavandeiras e donas de casa em geral. O purificar implica sofrer, se deixar moldar, como os Israelitas no deserto, como a dor de Cristo na crucificação, a dor que Ele carregou por nós e que tantas vezes o mundo nos obriga a viver.

Davi pediu que Deus o lavasse completamente. Essa lavagem implica uma purificação assim como Hissopo e água purifica e traz saúde, ou seja, o Espírito Santo torna o coração arrependido mais alvo que a neve. “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.” (Sal. 51:2) “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.” (Sal. 51:7).


O profeta Isaías diz:  Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6. E se for para ser trapo, que sejamos esse, lavado por Jesus, sofrido na Pedra e aspergido no hissopo. Somente dessa forma saberemos que a vida não foi vivida em vão e que seremos conduzidos a Redenção.

“Deus não apenas purifica o coração da iniquidade; Ele cria em Seu filho perdoado um novo coração. Um coração novo é uma nova mente. Paulo nos exorta: ‘E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente’ (Rm 12:2), ‘mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo’ (Tt 3:5, 6).”



Que possamos fazer essa oração como Davi fez e nos limpar diariamente. Essa limpeza envolve atitudes, e tudo o que desagrada a Deus.

Deus o abençoe.

Comentários