Pular para o conteúdo principal

Jesus acalma a tempestade


De fato, ou outros barcos que ali estavam, também foram atingidos pelo temporal, a bíblia não os cita, mas cita que no barco em o próprio Jesus estava, houve medo, desespero. Tanto que os discípulos, agoniados, acordam o Mestre: “Não se te dá que pereçamos?” Mc 4:38. Jesus estava dormindo na popa (a popa é a secção traseira dos barcos e por razões funcionais, é onde se localiza o leme), mas ainda era o capitão por ali, por mais que a situação demonstrasse o contrário, tudo estava sob controle! O barco chegaria ao seu rumo, com ou sem tempestade. Mas, Jesus, vendo a aflição dos seus homens, acalma a tempestade apenas com sua voz ordenando ao mar para se calar! (Mc. 4:39). Só que os discípulos não estavam entendendo a dimensão disso tudo, Jesus precisou repreendê-los: “Por que sois tão tímidos”? Ainda não tendes fé? Mc 4:40.

O texto que tomo como base no dia de hoje esta em Marcos 4:35-41.
Onde conta que os discípulos entraram num barco rumo a outra margem do rio. Seguiam viagem junto com outros barcos, porém num determinado momento começou uma grande tempestade. O texto mostra que Jesus, provavelmente cansado, mas creio que também em paz, está dormindo na popa do barco. “E subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia, havia também com ele outros barquinhos” Mc 4:35, 36.



Quantas vezes passamos por vários problemas e esquecemos que Jesus está conosco? Ele estava ali, no barco, ao lado dos discípulos, e mesmo assim eles estavam com medo, sem saber o que fazer, tanto que precisaram acordar a Jesus. As tempestades da nossa vida sempre virão, mas o que nos fortalece é permanecer com fé! Se Jesus que é nosso capitão, é quem está cuidando da nossa vida, vamos "dormir" também! Vamos descansar que Ele nos levará para onde precisamos ir. Não será o vento, a chuva, ou os problemas que nos impedirão de seguir viagem. E quando alcançarmos nosso objetivo, quando a vitória estiver em nossas mãos, saberemos que foi por Ele. 

O Senhor dormindo na traseira do barco foi uma provação de fé para os discípulos de Jesus. O alvo do Senhor não era assustá-los ou afligi-los, mas fazê-los crescer na fé.
Nossa fé em acreditar que mesmo com a tempestade, tudo ficará bem, pois Jesus tem poder e autoridade para acalmar qualquer situação. Quando chamamos a Jesus, nas nossas orações, isso é fé, quando estamos fracos, nossa fé nos fortalece (Pois, quando sou fraco é que sou forte - 2 Coríntios 12:10), quando enfrentamos problemas que parecem insolúveis, devemos parar e prestar atenção no que está ao nosso redor, quais as nossas "ferramentas"? Vale mais a pena eu me entregar, ou eu ter fé e lutar? Clamar a Jesus no meio de um problema, significa que temos a confiança e a certeza de que em Cristo podemos todas as coisas. 

Não dê ouvidos aos outros, mesmo que possam comentar sobre sua vida, sobre a sua fé e sobre o Seu Deus, Lembre-se que Deus não precisa de advogados, Ele mesmo se defende e ainda te justifica.
Entregue seu barco, sua tempestade para Deus. Deixe que Ele tome conta da sua vida e lhe conduza, assim você pode dormir e sossegar, pois Ele está no controle de todas as coisas. Ele cuida de você (Como um pai se enternece pelos filhos, assim, semelhantemente, o SENHOR tem compaixão de todos aqueles que o temem. - Salmos 103:13).
Não permita que os problemas o impeçam de dormir. Problemas são apenas problemas, e todos, de qualquer natureza, podem ser resolvidos pelo nosso capitão. Descanse, pois quando você entrega sua luta para Deus, na hora certa Ele resolverá. 

Creia que Deus lhe dará vitória. Tenha fé. Leia a bíblia e veja os diversos milagres Deus fez, e creia que Ele também pode fazer por você.

Deus os abençoe!

Comentários