Pular para o conteúdo principal

O dom da fé

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; 1Coríntios 12:8-9

Textos Bíblicos: Efésios 2.8; Romanos 12.3; Gálatas 5.22,23; 1 Coríntios 12.9

Todo cristão tem fé, em Hebreus, por exemplo, podemos no capítulo 11 e o versículo 6 que: “quem dele se aproxima precisa crer que ele existe”, sendo assim, todo aquele que aceitou Jesus tem a fé em seu coração, pois crê em Jesus. Somente uma pessoa com fé pode ser salva: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; Efésios 2:8.
A palavra fé, do grego πιστις (Pistis), significa confiança, certeza, convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas.
A pessoa com dom da fé tem uma convicção muito forte das coisas de Deus, o que não é encontrado em qualquer pessoa. E normalmente, essa pessoa serve de inspiração para outros, pois a fé que essa pessoa tem é algo nitidamente sobrenatural, fora do normal.

Ao longo da Bíblia podemos notar diversos personagens que tinham uma fé sobrenatural. Um  exemplo é o de Pedro, que, junto com João, estava entrando no templo, e um aleijado de nascença, vendo eles, pediu algumas moedas, porém Pedro, utilizando da sua fé sobrenatural, disse ao aleijado:  Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Atos 3:6. E dessa forma o aleijado ficou curado mediante a fé de Pedro.

“Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível”. Pelo ensino de Jesus sobre a fé, registrado no Evangelho de Mateus (17:20), vemos que o dom da fé, é algo sobrenatural, dado pelo Espírito Santo para crer e realizar maravilhas. É certo!

Eu particularmente, tenho vivido um momento, que sei, que Deus tem me suprido. Tenho sentido uma confiança fora do normal! Eu sei que vem DELE! Estamos passamos por um momento delicado sobre nosso atual status no Canadá, e Deus tem cuidado, Ele está trabalhando. Eu não duvido! Eu apenas creio, eu sinto, eu sei! É como se eu estivesse completamente preenchida por uma verdade que eu sei que não vai mudar! E essa fase, servirá de testemunho para outras pessoas. Essa fé não é em vão, essa fé, é real [contarei detalhes quando for a hora]. Não é fácil, pois parecemos loucos, parece que é só a gente que estéa vendo, mas ao mesmo tempo, é gratificante, pois sentimos a certeza que Deus é por nós, Jesus caminha comigo, o Espírito Santo nos fortalece, e assim seguimos caminhando e crendo naquilo que não podemos ver com olhos carnais.
Deus está conosco diariamente e também nas coisas extraordinárias. Ele se revela diversas vezes de modo sobrenatural. O dom da fé manifestado pode alcançar o incrédulo, mas pode também ensinar a Igreja, pode aumentar a fé, pode restaurar, pode trazer paz! 

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:26-27

Observe este princípio no “capítulo da fé” em Hebreus 11:
Vs. 7: Noé agiu em fé na palavra de Deus com relação ao dilúvio.
Vs. 8: A partida de Abraão baseou-se na palavra de Deus a ele.
Vs.11: Sara creu que ela podia ter uma criança por causa da palavra que o Senhor falou.
Vs.30: Israel circundou os muros de Jericó pela fé por causa da palavra revelada por Deus como Sua vontade.
O dom de fé opera com relação a diversos outros dons. Muitas vezes opera com os dons de milagres e de curar. Quase sempre envolve uma palavra do conhecimento, sabedoria ou discernimento de espíritos. Deus não colocou nenhuma limitação na quantidade de fé que uma pessoa pode ter. 
O dom da fé torna uma pessoa incrivelmente ousada. Qualquer pessoa que atue nesse dom precisa ser sensível para entender que essa ousadia é um dom de Deus e sempre dar graças a Ele por isso.



Sejam abençoados e cheios !

Comentários