Pular para o conteúdo principal

Morrer para frutificar


  
O livro de Lucas traz uma passagem sobre o grão de mostarda.

“E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. Lucas 13:18-19″

Bem, a partir dai começou a minha conversa com Deus! O grão de mostarda é uma semente bem pequena. Mas o que o Pai me disse primeiro não foi isso … a semente é lançada na terra… e para que o broto nasça é necessário que a semente morra! Você só pode dar frutos se você morrer! Morrer para os seus desejos! Para sua própria vontade. Morrer para o pecado, sua carne tem que morrer!

E a semente para crescer precisa de adubo, água e alimento! O tipo de alimento determina o crescimento da planta. De que você tem se alimentado? O que você tem ouvido? O que você tem lido? Sobre o que você tem conversado?

O conceito de "morrer para si mesmo" é encontrado em todo o Novo Testamento. Ele expressa a verdadeira essência da vida cristã, na qual tomamos a nossa cruz e seguimos a Cristo. Morrer para si é parte de nascer de novo. O velho eu morre e o novo eu, aparece (João 3:3-7). Os cristãos não só nascem novamente no momento da salvação, mas também continuam morrendo para si mesmos como parte do processo de santificação. 

Jesus falou repetidamente aos Seus discípulos sobre tomar a sua cruz (um instrumento da morte) e segui-lo. Ele deixou claro que se alguém o seguisse, deveriam se negar, o que significa abrir mão de suas vidas - espiritualmente, simbolicamente e até mesmo fisicamente, se necessário. Isso era um pré-requisito para ser um seguidor de Cristo, o qual proclamou que tentar salvar nossas vidas terrenas resultaria em perder nossas vidas no reino. No entanto, aqueles que abrissem mão de suas vidas por amor dEle encontrariam a vida eterna (Mateus 16:24-25, Marcos 8:34-35). Na verdade, Jesus chegou até a dizer que aqueles que não estivessem dispostos a sacrificar suas vidas por Ele não poderiam ser seus discípulos (Lucas 14:27).

E aí vem a outra parte: O propósito de você morrer pra você mesmo, de você se alimentar de coisas “saudáveis”, além da sua edificação, é você ser usado por Deus pra edificar outras vidas. Perceba o que fala a segunda parte do versículo “ fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu”. Que tipo de árvore você tem sido? Você tem sido uma árvore segura onde se pode construir ninhos? Onde seus amigos podem ser edificados? Onde pode ser encontrada uma bela sombra?

Morrer para si mesmo nunca é retratado na Escritura como algo opcional na vida cristã. É a realidade do novo nascimento. Ninguém pode vir a Cristo, a menos que esteja disposto a ver a sua antiga vida crucificada com Cristo e a começar a viver de novo em obediência a Ele. Jesus descreve os seguidores mornos que tentam viver em parte na vida antiga e em parte na nova como aqueles a quem Ele cuspiu (Apocalipse 3:15-16). Essa condição morna caracterizava a igreja de Laodiceia, bem como muitas igrejas hoje. Ser "morno" é um sintoma da falta de vontade de morrer para si mesmo e viver para Cristo. A morte para si não é uma opção para os cristãos; é uma escolha que leva à vida eterna.

Não seja morno. Avalie sua vida atualemente. Como está seu relacionamento com Deus? Está precisando morrer para nascer de novo? Não perca mais tempo, nascer de novo vai te fazer frutiticar e ser uma nova criatura. Firmada em Cristo!


Leitura bíblica: Mateus 16:24-25, Marcos 8:34-35, Lucas 13:18 e 14:27, Apocalipse 3:15-16.

Comentários