Pular para o conteúdo principal

Bible Journaling


Se você tem dificuldade de passar tempo e ter prazer na leitura na Bíblia, ou tem dificuldade de encontrar certos versículos ou até mesmo memorizar os textos, ou se você simplesmente é mais visual, como eu e gosta de escrever, de desenhar e de grifar as coisas, você precisa conhecer essa técnica!

O Bible Journaling é uma maneira artística de adorar a Deus e de se conectar com as Escrituras. Quando você escreve, desenha, pinta e decora as páginas, você também medita sobre os versículos e medita no que Deus está te ensinando. Quando você escreve nas páginas de sua Bíblia, você se conecta com o Criador. Não há um jeito certo ou errado de fazer o Bible Journaling.

Cada vez mais popular nas redes sociais, o Bible Journaling, ou Bible Art Journaling, é um método criativo de estudar a Palavra de Deus usando a escrita e desenhos feitos na própria Bíblia.
 
O nome Bible Journaling em português seria algo como "diário na bíblia” ou “diário bíblico”, parecido com scrapbook.
 
Novidade para alguns, a técnica nasceu nos Estados Unidos há alguns anos e segue a linha de organização por bullet journal, bastante utilizada para estudos e tarefas em geral.
 
No Brasil as bíblias mais utilizadas são as bíblias com espaço para anotações. Também são chamadas de “bíblia com espaço para desenhar”, “bíblia para journaling” ou ainda “bíblia journaling”.
 
Você sabia que escrever à mão ajuda a memorizar as informações? Essa técnica pode ser perfeita para seus momentos de devocionais ou estudo bíblico.

É muito simples e nao tem mistério, apenas expresse o que você entendeu, o que você sente, desenhe algo que te ajudará a memorizar, um ícone, uma cor, uma referência musical, etc.

Você não precisa comprar uma bíblia nova, mas existem no mercado diversos modelos que são especificamente projetadas com uma grande margem na lateral da página texto para escrever. Como essas por exemplo:

  • “Minha Bíblia”, da Sociedade Bíblica do Brasil;
  • “Bíblia de Estudo da Mulher de Fé“, da Editora Vida;
  • “Bíblia Sagrada – Anote”, da Editora Central Gospel;
  • “Sua Bíblia“, da Editora Thomas Nelson;
  • “Bíblia Sagrada Verdadeira Identidade“, da SBB;
  • “Bíblia de Estudo Integrada“, da Thomas Nelson Brasil.
Você não precisa comprar um monte de coisa para começar, use o que já tem em mão. Os materiais mais comuns sao: canetas que nao manchem o outro lado da página, marcadores de textos específicos para isso, ou giz de cera, adesivos, lápis de cor aquarela, fitas adesivas como "washitape", etiquetas, abas para marcar páginas, fitas de cetim, clips, e tudo mais que você se sentir confortável em usar.
 

Dicas práticas:

Passe tempo com a Palavra de Deus
A melhor maneira de começar é ler de fato a Bíblia. Não é só pra desenhar. Quando estiver lendo, faça anotações. Medite se tem algo específico que chamou sua atencao, que você querer lembrar depois.
 
Ore
Permita que Deus fale com você através da leitura e da oração. Fale com Ele, e aguarde, deixe Ele te responder. Ouça a Sua voz. Anote seus pensamentos ou orações.
 
Louve
A música inspira muito. Diversas músicas fazem referência aos versículos bíblicos. As letras de uma canção podem inspirar uma página.
 
Desenhe
fique livre, anote ideias, testemunhos, desenhe! A bíblia é sua, ée seu manual com Deus, suas instrucoes com Ele.
 
Leia devocionais
Ler um devocional diário pode inspirar bastante, inclusive ajuda a interpretar os textos bíblicos.
 
Associação da Palavra
Se você está estudando algo em especial, um tema, por exemplo, use um dicionário bíblico, e Bíblias de Estudo, ou até mesmo a internet, e procure sobre. Procure versículos que falerm sobre tal tema, desenhe o que esse versículo fala, busque referências em músicas, outros versículos, a bíblia ée muito rica! 
 
 
 
Exemplos:

 

 

 

 

 

Veja outros exemplos aqui:

 
Bible journaling é para todos. Independentemente de idade e/ou sexo. Dá, inclusive, para introduzir as crianças nessa arte. Pode ser, inclusive, excelente oportunidade para falar sobre as verdades bíblicas para os pequenos de um jeito mais lúdico.
 
Mais do que simplesmente desenhar e pintar, a prática, que tem ganhado cada vez mais adeptos, é uma das sugestões mais criativas para tornar o seu momento com Deus ainda mais especial!
 
Que tal experimentar? Conte para nós como foi a experiência aqui nos comentários!
 
Deus os abençoe!

Comentários