Pular para o conteúdo principal

Testemunho de superação e fé

Olá, meu nome é Juliana e no dia 13 de julho de 2018, fui diagnosticada com câncer de mama. Tinha 35 anos, um filho de 3,5 anos e nunca imaginaria que pudesse ouvir essa notícia, pelo menos não tão cedo na minha trajetória de vida.


Resolvi escrever este texto pois essa fase da minha vida foi, no mínimo, interessante.

Bom, eu estava de férias em São Paulo na casa da minha mãe, quando, ao tomar banho, encontrei um carocinho que parecia uma pedrinha com bordas nao uniformes, bem embaixo da minha axila. Foi extremamente por acaso que o encontrei, nunca fui adepta do auto-exame. Neste mesmo dia, tinha discutido com a minha mãe, uma briga intensa que terminou na conclusão de que não deveríamos mais nos ver, pelo menos por um bom tempo.

Observação 1 : Minha relação com a minha mãe ja estava desgastada há um bom tempo, e eu já não sabia mais como agir, como consertar isso…cada vez que eu tentava, eu piorava a situação.

Ao retornar ao Canada, procurei um médico e comecei a fazer os exames necessários e no dia 13 de julho de 2018 veio a notícia que eu temia: sim, era um câncer de mama. Isso foi numa sexta-feira e na quarta-feira da semana seguinte eu já estava sendo operada. Uma operação simples e rápida, em um dia já estava de volta em casa.

Observação 2: O nódulo que eu achei a olho nu era tão pequeno (0.7 milimetros) que seria difícil detectar através de uma mamografia.

Observação 3: Na sala de espera dos exames, chorando, abri a bíblia em uma página aleatoria, eram Salmos 30, que fez todo o sentindo pra mim naquele momento.

Duas semanas depois, veio a notícia de que minha margens não estavam limpas, ou seja, ainda existiam células cancerígenas na região do tumor. Uma outra cirurgia seria necessária. Três semanas depois que tinha sido operada pela primeira vez, estava eu numa mesa de operação novamente. A segunda operação já não foi tão tranquila, tive muitos efeitos secundários e afetou meu seio, que ate então tinha ficado intacto.

Observação 4: antes disso tudo acontecer, eu estava vivendo uma fase onde comecei a questionar muito a existência de Deus, ter um olhar mais racional em tudo que cercava Sua existência. Nunca segui nenhuma religião, mas, sempre acreditei em Deus, na bíblia e em Jesus.

Quando me vi nesta situação, toda a minha dúvida, meus questionamentos racionais sumiram. Me voltei pra Deus, orei muito, chorei, pedi perdão, e supliquei para que ele me curasse e me desse a chance de ver meu filho crescer. Comigo uma rede de apoio se levantou, muitas pessoas orando por mim, cuidando de mim nos mínimos detalhes, de trazer comida para a minha familia, até levar meu filho na escola. Vi o quão importante é ter amigos, ainda mais quando moramos no exterior e longe da familia.

Duas semanas após a segunda cirugia, tive a notícia que teria que fazer uma terceira, as margens ainda não estavam limpas….eu não podia acreditar, nem a medica não acreditava…ela me disse que em 17 anos de medicina, nunca tinha visto um caso assim. Decidimos, devido ao risco e o desgaste fisico, que o melhor seria retirar meu seio ao invés de tentar somente limpar as margens. Foi uma decisão difícil, mas que por incrível que pareça, tomei com serenidade e senti paz no meu coração.

Um mês depois realizaria a maior cirugia da minha vida, onde eu perderia um membro importante do meu corpo, aos 35 anos. A cirurgia foi tranquila, mas o pós-operatório difícil. Eu não conseguia fazer absolutamente nada, coisas simples como pentear meu cabelo, levantar da cama, pegar um copo de água. A sensação de impotência era grande, mas estava certa que venceria esta batalha.

Observação 5: o apoio do meu marido, sua parceiria e até mesmo o fato dele me olhar com os mesmos olhos sendo “mono seio”, me ajudou muito na recuperação.

Um mês após a terceira cirugia, recebi a notícia que, ao retirar meu seio esquerdo, os medicos encontraram 4 outros nódulos minúsculos que não haviam sido detectados em nenhum outro exame. E que se eu tivesse optado por uma cirurgia conservadora, talvez as margens voltariam limpas, mas os tumores ficariam lá.

Observação 6: eu não entendia porque minhas margens não voltavam limpas, não era possível que por causa de um tumor de 0.7 milímetros eu teria que tirar meu seio inteiro. Mas no final entendi, que se não fosse isso, fazer a mastecnomia, eu teria 4 outros tumores crescendo dentro de mim. Era como se Deus tivesse me mostrando que tinha algo a mais.

Hoje, 4 anos e 3 meses depois, estou curada fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

Foi através do cancer que vi Deus agindo na minha vida e cuidando de mim nos mínimos detalhes. Não sei explicar racionalmente tudo que aconteceu, mas so sei que eu vivi intensamente a graça e a amor de Deus. Me considero uma pessoa racional, crítica e às vezes ate mesmo desconfiada, mas o que aconteceu comigo durante minha trajetória de cura, foi algo inexplicável neste mundo:

- Uma amiga, que na época não era tão proxima, me convidou pra tomar um café, eu fui. No meio do papo, ela começou a falar de como um acontecimento horrível que ela enfrentou possibilitou a restauração da relação dela com a mãe, que estava ruim há tempos. Era como se ela tivesse falando da minha relação com a minha mãe e de como Deus iria usar este momento difícil que eu estava vivendo para restaurar a minha relação com a minha mãe. Detalhe, ela não sabia de nada dos problemas que eu estava enfrentando com a minha mãe.
A relação com a minha mãe foi restaurada de uma forma inexplicável. Reencontrei aquela mãe carinhosa, gentil e amorosa que há anos não via. De 2018 pra cá, não tivemos mais nenhuma briga sequer e nossa relação é a melhor possível.
- Todos os nódulos encontrados no meu seio eram muito pequenos, todos abaixo de 1cm e nenhum seria detectado pelos exames (mamografia e ultrassom). E eu, que nunca tinha feito um auto-exame, encontrei.
- No início de tudo isso, quando abri a bíblia nos Salmos 30, ele me serviu com uma bússola durante todo o meu caminho, mas nunca comentei com ninguém sobre isto. Por volta da segunda cirurgia, recebi uma mensagem, de uma pessoa que não conhecia, que soube do meu caso através de uma amiga e ambas estava orando por mim. Ela, há dias, estava sentido que precisava falar comigo. Pois bem, ela me contactou e me disse que estava sentindo no seu coração que precisava me enviar uma passagem da Bíblia. Adivinha qual era? Sim, ela me enviou os Salmos 30. Não podia ser uma coincidência, e como explicar uma coisa assim, a não ser Deus?!
- Durante o meu tratamento, tive sonhos consecutivos durante uma semana, com pessoas que eu tinha rancor ou ja tinha tido problemas mal resolvidos. Pessoas que não passavam pela minha cabeca há anos, que eu nem lembrava mais que existiam. Um sonho atrás o outro, com cada uma destas pessoas e todos mostrando meu arrependimento e pedindo perdão. Os sonhos eram tão reais que era impossível pra mim os ignorar. Contactei cada uma destas pessoas, chegando a enviar emails, mensagens no meio da madrugada para pedir perdão.
Todas, sem exceção, me responderam e me perdoaram.

- Minha fé foi restaurada, minha crença em Deus fortificada. O que eu vivi espiritualmente durante este processo foi inexplicável.
Qual o motivo de eu falar tudo isso? Este é mes da prevenção do câncer de mama, mês muito importante, que lembra as mulheres a se atentarem aos sinais do câncer, fazer o auto-exame, exames de rotina, se alimentar bem, ter hábitos saudaveis, etc. Tudo isso provavelmente me ajudou a detectar o câncer num estágio inicial, evitou que eu precisasse fazer quimioterapia, e me deu mais chances de cura. 
Mas também queria falar, que às vezes, precisamos passar por algumas coisas para voltar ao básico, eu tive que passar por tudo isso pra valorizar as pequenas coisas da vida, pra enxergar que nem tudo pode ser explicado racionalmente, e que sou impotente diante de muitas coisas e que não posso controlar. Minha cura foi de dentro pra fora e sou grata por isso.

Não posso deixar de compartilhar também a importância da conhecermos os sinais do câncer de mama, que infelizmente, pode atingir 1 em cada 4 mulheres nos próximos anos. O câncer de mama não é uma sentença de morte, mas é importante sermos vigilantes.

Aprendi, por exemplo, que mulheres que tem os seios densos como eu, correm mais riscos de terem câncer de mama. Por isso, é extremamente importante que voce conheça o seu BI-RADS (Breast Imaging-Reporting and Data System - sistematização internacional para avaliação mamária, interpretação e laudos de exames de imagem da mama). Ele é identificável em qualquer exame de imagem. O seu médico tem obrigação de compartilhar o BI-RADS com você, mas infelizmente muitos não o fazem. Além disso, para quem tem seios densos, é extremamente importante fazer ultrassom e não só a mamografia, já que a mamografia pode não detectar tudo.

- O auto exame é essencial, e atualmente cada vez mais, mulheres jovens, sem antecedentes na família estão sendo diagnosticadas com câncer mamário. Então, mesmo que você não tenha histórico familiar, ou nao passou dos 40 anos, seja vigilante e faça o auto-exame e acompanhamento médico.

A ciência e medicina estão extremamente avançadas, novos tratamentos, remédios, tratamentos e técnicas são descobertas a cada dia, aumentando as chances de cura.

Minha fé em Deus só aumentou, mas minhas experiencias aqui não estão ligadas a nenhuma religiao em especial. Sigo acreditando no poder de fazer o bem, da fé e do amor.

Por último, não deixem de se cuidar, de vigiar e principalmente, aproveitar a vida e ser feliz com as pequenas coisas.

Juliana Ochner.

Comentários