Pular para o conteúdo principal

A candeia

Palavra base: Marcos 4:21-25 

Após explicar a parábola do semeador, Jesus continua pregando e explicando o evangelho por meio de parábolas. Nesse contexto de Marcos 4:21, vemos o uso da candeia para nos falar sobre luz; "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama?" A resposta é simples, quem quer luz, acende e a coloca num local que possa iluminar algo. 
Aqui Deus nos mostra 3 fatores importante, do por que Jesus escolheu a candeia como exemplo.

1- Pela função da candeia: a candeia tem como função trazer luz ao ambiente em que está. Na parábola, significa a luz de Deus que precisa brilhar através de Sua palavra e de nossas vidas. Uma vez que a pessoa teve essa experiência, e vai crescendo mais e mais no conhecimento do Evangelho, a luz de Cristo no seu interior, na mesma proporção, vai brilhando cada vez mais, iluminando o caminho para aqueles que ainda se encontram nas trevas (1ª João 1:5-7).

2- Pela posição que a candeia fica: o texto diz que a candeia não vem para ser deixada em um lugar qualquer da casa, e sim no velador, no alto, para iluminar a todos. Quem teve uma experiência, um encontro com Deus, além de brilhar, é colocado em lugares específicos. Deus nos coloca nos lugares certos, pois o verdadeiro desejo deste que brilha é cativar mais pessoas ao seu redor, iluminar mais pessoas e mostrar o verdadeiro amor de Deus ao mundo. 

3- A manifestação da candeia: a candeia, além de iluminar e estar no local correto, a candeia contagia. Ou seja, a palavra de Deus precisa ser manifestada, precisa ser espalhada. Jesus disse que nada está encoberto, senão para vir à luz. Assim como uma semente permanece oculta por um certo tempo, após ter sido semeada na terra, permanece encoberta a Palavra plantada no coração. Como a semente que vem para fora no seu devido tempo, por causa do crescimento, assim acontece com a semente divina, quando começa a revelar-se ao mundo por meio do amadurecimento cristão. A luz deve permanecer acesa.

Ser luz é uma responsabilidade, e não devemos nos descuidar. Aquele que tem sido luz, que tem buscado mais de Deus, mais de Sua palavra, receberá mais da parte Dele. Porém aquele que não valoriza a presença, e a palavra de Deus, lhes será tirado; e sem a luz de Deus nós podemos nos perder.
Todos nós devemos ser luz, devemos divulgar a palavra de Deus, e buscar sempre ter mais de Deus, para estar acesos como a candeia e para que Deus nos coloque nos lugares que devemos estar.

Seja luz onde você está. Contagie quem está ao seu redor com a palavra de Deus.

Deus os abençoe!


Comentários