Pular para o conteúdo principal

A graça é de graça!

Ef.2:3-5 (JFA) ... e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).

Meditando esta manhã na palavra de Deus, me deparei com esse tema. A graça de Deus.
Antes de falar somente sobre a graça, gostaria de explicar a diferença entre a graça e a misericórdia de Deus.
São coisas completamente diferentes, mas que muitas pessoas desconhecem o que é uma e o que outra. Ou seja, a misericórdia é Deus não nos castigando como mereceríamos, sendo pecadores, e a graça é Deus nos abençoando apesar de não sermos merecedores ou dignos de receber mais Dele. Nunca se esqueça que o maior "presente" que Deus poderia nos dar, foi a entrega de Seu filho para morrer em nosso lugar. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é o estender da Sua bondade aos indignos.

Graça de Deus

Conforme está escrito na Bíblia, todos nós somos pecadores e falhos (veja em Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23, 1 João 1:8). Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23) e julgamento eterno do lago de fogo (Apocalipse 20:12-15). Sabendo disso, todo dia que vivemos é um ato de misericórdia de Deus. No Salmo 51:1-2, Davi clama: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado." Um apelo a Deus por misericórdia é pedir a Ele que suspenda o julgamento que merecemos e, ao invés, conceda-nos o perdão que não merecemos.

Não merecemos nada de Deus e Ele não nos deve nada. Qualquer coisa que tivermos em nossas vidas é resultado da graça de Deus (Efésios 2:5). Graça é simplesmente um favor imerecido. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia (Romanos 3:24). A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.

Por enquanto, Deus está nos chamando por sua misericórdia para obediência. Mais cedo ou mais tarde, todos percebemos que não podemos fugir ou esconder nossos pecados impenitentes. É como se Deus gradualmente retirasse sua misericórdia depois de alcançarmos o conhecimento da verdade. A misericórdia de Deus então terá servido seu propósito, e será então hora da obediência

Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante (João 10:10) e uma eternidade no céu! 



Deus os abençoe grandemente, que Sua misericórdia se estenda!

Comentários