Pular para o conteúdo principal

Maratona de oração - DIA 4 - Cuidando do templo do Espírito Santo

Leitura do dia:  "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

Após já presenciar ou entender sobre a presença de Deus em nossas vidas, precisamos compreender outra parte muito importante: como cuidar do nosso corpo. 
É claro que a maioria das pessoas sabe e entender a necessidade de cuidar da saúde, fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável. Mas, no tópico de hoje, gostaria de abordar com você sobre como você tem cuidado de você mesmo. 


A bíblia diz que nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.

Pare e pense por um instante nos itens abaixo e veja como você tem se comportado. Vejamos as atitudes que deveremos prestar atenção.

1- Devemos ter cuidado com essas atitudes:

a - Com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22)
O nosso olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16)
b - Com o que ouvimos - Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar ao que submetemos os nossos ouvidos, é necessário - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17)
c - Com o que falamos - Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)
d - Com o que fazemos - Nossas atitudes revelam quem somos - "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)

Resultado de imagem para cuidados olhinhos

2 - Cuidar da estética corporal
Se somos templo de Deus, precisamos cuidar da saúde do corpo.
a - Na aparência - A nossa aparência reflete como estamos interiormente, isto é, a saúde da alma. Se andamos relaxadamente, de qualquer jeito, estamos desprezando o que Deus criou de uma maneira muito linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não é preciso viver comprando roupas para mostrar que se veste bem, mas saber vestir o que tem, com elegância, combinando as peças e estar sempre limpas e cuidadas. Também precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque (lascívia)
b - Na higiene corporal - Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mal hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.
c - No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Ap. Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

3 - Ser exemplo em tudo
Como filhos de Deus devemos espelhar a sua glória, sendo Seus imitadores. - "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2). 
Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).

4 - Ser santos
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
a - Com unidade de Espírito - (Ef 1.3, 4)
b - Em todo o nosso viver (1 Pe 1.15, 16)
c - Tendo os nossos corpos em sacrifício (Rm 12.1)
d - Tendo o Fruto do Espírito (Gl 5.22)


O primeiro despertamento trata-se de uma consagração devida ao Senhor, pelo motivo do cristão saber que é morada de Deus em Espírito. Como morada de Deus, Ele faz questão de enriquecer sua casa com os melhores adornos que são os dons espirituais. O apostolo Paulo quando escreveu a carta aos Romanos disse: “Rogo-vos pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo e santo que é o vosso culto racional” (Rm. 12:1).
Somos filhos de Deus e precisamos refletir a Sua glória, não só em palavras, mas em atitudes que revelem o Deus que está em nós. Sejamos referencial de santidade a cada dia, sendo zelosos no que fazemos, no que falamos ou pensamos, buscando a santidade em amor, sendo exemplos em tudo, para glória de Deus.

O Espírito Santo na vida do crente é uma ação tão constante, gerando uma contínua comunhão com Deus. Essa comunhão existe entre Deus e o fiel, é uma de intimidade tão perfeita, que em muitos casos diz-se que Deus mora com o crente fiel, ou que o crente fiel mora com Deus. Veja bem: “Porque tu ó Senhor és o meu refúgio, o Altíssimo é a tua habitação” (Sl. 91:9).

Resultado de imagem para como se libertar dos vicios visao cristaResultado de imagem para libertar dos vicios

Na oração de hoje, peça perdão pelos seus pecados, e peça que Ele lhe mostre onde você precisa melhorar, trabalhe isso nos próximos dias da maratona. Caso tenha algum vício, seja qual for, entregue hoje para Deus, se você quer ser liberto disso Ele tem esse poder para restaurar sua vida, acredite e tenha fé. 

Você pode seguir esses passos para lhe guiar nesse momento:

Primeiro: Busque forças na Palavra de Deus, mesmo que às vezes seja cansativo, ou pareça forçado, lembre-se sempre que Deus tem todas as respostas, muitas vezes nós é quem não ouvimos, mas ler a bíblia com frequência faz bem e pode te livrar das tentações que certamente surgirão.

Segundo: Busque a Deus em oração, ele pode te ouvir, escutar suas queixas e te ajudar em momentos difíceis, onde parece que não há mais ninguém pra te ajudar, na hora que a tentação bate e você não sabe o que fazer, neste momento caia de joelhos e peça ajuda ao Senhor, reconheça que você precisa d'Ele e diga o quanto quer vê-lo trabalhar em sua vida.

Terceiro: Procure um amigo ao qual você possa compartilhar sobre isso, alguém de confiança e que também irá lhe guiar através das escrituras e também em oração.

Quarto: corte os acessos ao seu vício, seja o caminho que você faz para ir ao trabalho, as pessoas que tem convivido, a internet etc. Você certamente sabe o que precisa para mudar. 

E sempre esteja em oração. Isso pode parecer difícil ou impossível para alguns, mas lembre-se, não é você quem vai resolver os problemas ou "se curar" sozinho. Ele fará tudo isso por você.

Sejam abençoados em nome de Jesus!

Esteja conectado para o próximo passo amanhã!


Comentários