“Ao que distribui mais se lhe acrescenta …” Provérbios 11:24
Vivemos em um mundo egoísta, cruel, mesquinho, onde as pessoas valem mais pelo que aparentam ter, do que pelo que realmente são. Ninguém tem tempo sobrando e se tiver, deve estar deixando de fazer alguma coisa. O tempo hoje em dia passa rápido demais, temos um cotidiano frenético, cheio de obrigações, deveres e quase nada sobra para cuidar de nós, de nossas famílias e das outras pessoas.
No meio de tudo isso, onde fica a generosidade? E o que é generosidade? A maioria das pessoas pensa que a generosidade está diretamente ligada aos bens matérias, quem tem mais pode ser generoso, quem nada tem está dispensado de praticar a virtude da generosidade. Está redondamente errado quem pensa assim.
Generosidade é a liberalidade do espírito, é desprendimento, é dar sem esperar receber. Alguns dizem que a generosidade é a prática do desapego, pode ser isso também, porém a generosidade não está ligada à prosperidade, porque a generosidade é a nobreza do caráter e não se restringe apenas a bens materiais.
A generosidade do coração transborda nos olhos, nos gestos, na tolerância com os erros dos outros. Quando Paulo escreveu aos coríntios sobre as igrejas da Macedônia, disse: “Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.” (2 Coríntios 8:2).
A Igreja da Macedônia era pobre de bens materiais, mas rica em generosidade, logo, a riqueza da generosidade não se limita a ter condições materiais de socorrer os necessitados, é muito mais que isso, é socorrer, ajudar, assistir, cuidar de quem estiver precisando, ainda que você não tenha dinheiro para ajudar, porque muitas vezes, um sorriso, uma oração, parar para ouvir com o coração aberto, pode ser bem mais importante em determinados momentos.
Hoje você irá praticar a generosidade. Visite alguém que você sabe que pode ajudar, doe mantimentos, seja ouvinte de alguma conversa com alguém que só precisa desabafar. Aprenda a ser generoso. Para alguns pode não ser algo simples, isso demanda amor, carinho e desprendimento. Não faça esperando algo em troca, apenas faça.
3 fatores para lhe ajudar a entender o que é a generosidade:
(1) A generosidade te ajuda a olhar para o exterior.
Simplesmente o fato de dar, tira o foco de si mesmo para os demais. Quando você se ocupa ajudando a outros, há pouco lugar para o egoísmo. Seja você a mudança que o mundo precisa, e isso pode começar com um simples ato. Veja além das aparências, se doe mais pelo outro e você sentirá que está no caminho certo.
(2) A generosidade agrega valor aos demais.
Quando você é generoso, compassivo e ajuda quem precisa, você valoriza essa pessoa. Quem não gosta de se sentir amado, valorizado, querido? Nosso lado "humano" muitas vezes se sobressai e esquecemos que Deus nos ensina a ser generosos, a amar mais, a orar pelos nossos inimigos e a ser mais doador. Precisamos parar de querer fazer as coisas como achamos que elas devem ser, a bíblia nos ensina como seguir e como caminhar nesse mundo tão perverso.
Salmos - 37:21
Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade;
(3) Ao generoso a bênção é garantida
Uma vez um mendigo pediu dinheiro a uma mulher: “Te darei um dólar, não porque o mereça, mas sim porque eu quero”, disse ela. “Obrigado, senhora”, respondeu ele, “e porque então a senhora não me dá dez dólares e desfruta disso muitíssimo mais?”
Com certeza você se sente melhor quando sabe que ajudou alguém que de fato precisava. Mas não faça já esperando almejar sua própria conquista. É algo automático, não é uma regra, mas é uma garantia de que Deus abençoa aquele que dá de coração. O segredo é a intenção.
A razão por que a generosidade é a chave para se viver uma vida abençoada é que as Escrituras nos ensinam que há uma generosidade maior garantindo a bênção. Você pode viver uma vida abençoada. A generosidade de Deus vai lhe garantir isso!
A promessa de Deus em Provérbios é muito clara: “A alma generosa prosperará!” Mas essa promessa foi reafirmada pelo Senhor. “Daí, e dar-se-vos-à; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lc 6.38).
A Bíblia diz que a mais bem-aventurada coisa, é dar do que receber. Deus espera que sejamos pessoas que contribuem, porque são generosas, porque se parecem com o Pai. A vontade de Deus é que Seus filhos se pareçam com Ele, porque dar faz parte da Sua natureza. O novo nascimento gera esse tipo de gente, que possui, mas não é possuída pelo que tem.
Tudo começa praticando. Comece já!
Deus os abençoe!
____
O AMOR E O CASAMENTO
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-a à sua mulher, e serão uma só carne. – Gênesis 2:24
Existe algum “rompimento” que você ainda não teve coragem de realizar? Confesse-o ao seu cônjuge hoje, e decida agir corretamente. A unidade do seu casamento depende disso. Siga a unidade com o compromisso com seu cônjuge e com deus de fazer do seu casamento o relacionamento humano mais importante da sua vida.
Para que todos sejam um; assim como tu, Ó Pai, és em mim, e eu em Ti.
( João 17:21)
Comentários
Postar um comentário