Pular para o conteúdo principal

Dia 7 - Oração pelo lar - Renovando os votos

Boa Tarde,
Paz do Senhor!

Parabéns, chegamos ao final, e creio que com certeza vocês foram abençoados e transformados. Hoje é nosso ultimo dia de oração pelo lar, mais especificamente pelo casamento. Instituição e criação perfeita de Deus.

Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que
pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo,
o teu Deus será o meu Deus. – Rute 1:16

Resultado de imagem para casamento

Mas lembrem-se, com esse propósito vocês obtiveram ferramentas para continuar essa caminhada a dois. Foram dias, orando, jejuando juntos e conversando sobre o que afeta o casamento de vocês, o que pode ser mudado e etc. Mas para que isso continue valendo e gerando mais frutos, é necessário que ambos se comprometam a continuar com o que começaram, lutar pelo matrimônio. Não necessariamente seguindo um propósito, mas quando os problemas vierem, quando uma briga surgir, ou alguma adversidade aparecer, vocês sabem que a bíblia tem todas as respostas, que Deus continua te amando e que Jesus mais do que nunca, está do lado de vocês.

Já vimos que o casamento é como um contrato especial, visando interesse dos dois lados, algo selado por Deus. É uma aliança em que duas pessoas decidiram seguir, não somente pelo amor que uma sente pela outra, mas por que querem permanecer juntas, aceitam passar pelos problemas juntos e a serem um pelo outro. Não é algo forçado ou imposto. O sentimento inicial do namoro ou noivado é um e com o tempo isso vai mudando, muitas vezes para melhor ou para pior. Mas sem dúvidas, nós somos responsáveis por essas mudanças, boas ou ruins.

A Bíblia contém muitas outras alianças maiores como parte da
declarada história do povo de Deus. Deus fez uma aliança com Noé
prometendo que a terra nunca mais seria destruída pelas águas de um
dilúvio (Gênesis 9:12-17). Ele fez uma aliança com Abraão prometendo
que uma nação inteira de descendentes viria da linhagem da sua família
(Gênesis 17: 1-8). Ele fez uma aliança com Moisés declarando que o
povo de Israel seria possessão permanente de Deus (Êxodo 19:3-6). Ele
fez uma aliança com Davi prometendo que um rei se assentaria em seu
trono para sempre (2 Samuel 7:7-16). No final de tudo, Ele fez uma
"nova aliança" pelo sangue de Cristo, estabelecendo uma herança
interminável e imutável de perdão de pecados e de vida eterna para
aqueles que crêem n’Ele (Hebreus 9:15). E nenhuma vez sequer Deus
quebrou alguma dessas alianças.
(Trecho retirado do livro O desafio de Amar)


Instruções para a renovação de votos:
Fiquem a vontade para essa tarefa.
Primeiro vocês devem orar e entregar o jejum dos 7 dias. Leiam o Salmo 32.
Após, conversem sobre o que passaram por esses dias, o que aprenderam, o quanto cresceram, e como pretendem continuar nessa caminhada de fortalecimento do lar. Isso é um comprometimento, portanto levem a sério e sejam sábios.
Retirem suas alianças, e orem juntos a respeito do casamento. Peçam que Deus continue abençoando e cuidando de vocês, peçam sabedoria e discernimento para que ambos possam lidar com as diversas situações que podem surgir. E profetizem, que nenhum mal chegue ao lar de vocês, que nenhum problema afete a união e a aliança que vocês fizeram no dia que se casaram. Orem.
Se sentirem no coração peçam para o pastor de vocês orar pelas alianças e pelo casamento de vocês, expliquem que fizeram um propósito de restauração da família e que gostariam dessa oração, o pastor é autoridade sobre a vida espiritual de vocês (autoridade espiritual é o revestimento que Deus concede a uma pessoa para que ela cumpra o propósito divino. Deus reveste alguém com o seu poder, com a sua autoridade para que esta pessoa, realize uma tarefa específica na Sua Obra).

Além da autoridade direta de Cristo, a Bíblia mostra adicionalmente que ao levar a cabo o Seu propósito, Deus exerce Sua autoridade por intermédio do homem. A Bíblia é cheia de exemplos dessas autoridades delegadas. Por exemplo, no Antigo Testamento há José, Moisés, Samuel e Davi, entre muitos outros. No Novo Testamento há os apóstolos na igreja universal (Ef 4:11; 1 Co. 12:28 e nota de rodapé 2) e os presbíteros nas igrejas locais (At 14:23; Tt 1:5). 

Hb. 13.17: Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.


Os votos:
Digam esses votos em voz alta, um para o outro, não precisa fazer uma cerimônia, ou algo mais complexo, apenas vocês dois, no quarto, orando e pedindo mais de Deus para a vida de ambos.
(Fiquem a vontade para mudar, adaptar, ou fazer o voto e vocês, aqui é uma ideia). Após cada um terminar de dizer os votos, coloquem as alianças um no outro.

Marido: Minha amada, Aqui, diante de Deus, quero renovar meus votos com você, nossa aliança, que um dia fizemos juntos. Prometo ser fiel a você, em todos os momentos de nossas vidas, na fartura ou na escassez, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença. Prometo ser seu protetor, te amando com toda a força do meu coração, preservando esse sentimento e cuidando de nosso lar. Sempre zelarei pelo seu bem estar. Perante Deus, prometo seguir as escrituras para poder lhe guiar da melhor maneira possível, ouvir a voz de Deus e sempre buscar ter mais sabedoria e direcionamento de Deus para conduzir nosso lar. Serei um homem de valor e me empenharei para conquistarmos o que sonhamos juntos, com a ajuda de Deus. Que Ele nos direcione sempre. Amo você. Em nome de Jesus, Amém. 
Resultado de imagem para casamento alianças

Esposa: Meu  amado, Aqui, também diante de Deus eu prometo a você  o melhor do meu amor, a minha fidelidade e dedicação, ser a companheira que você merece, aprendendo mais com você com a bíblia, para ser como mulher valorosa na tua vida. Seja em momentos bons ou ruins, fáceis ou difíceis, eu escolho passar todos eles com você, pois sei que juntos, seguindo a Deus, venceremos todas as adversidades. Prometo ser uma esposa em que você possa confiar, repousar e se tranquilizar. Cuidar do nosso lar e do nosso matrimônio. Lhe dando todo o meu respeito, minha admiração e carinho. Prometo ser forte quando você precisar dessa força, a orar por você e a estar com você. Que Deus nos acompanhe e nos capacite para juntos permanecermos. Em nome de Jesus, Amém.


Isaías 43:18-19 – “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis ? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”.


Manter essa aliança, esse compromisso, não é algo fácil. Porém quando resolvemos nos envolver mais do que superficialmente e valorizar essa união, os frutos são extremamente agradáveis. Não que nunca mais terão brigas, óbvio que terão, mas aprenderão a lidar com os conflitos, com as diferenças, e principalmente, a escolher a cada dia amar mais seu cônjuge. 
Não parem por aqui! Escolham cuidar um do outro como nunca fizeram antes. Vocês são especiais para Deus e tenho certeza que Ele tem algo para cada um de vocês.

Deus os abençoe cada vez mais!



_______________________________

Próximo propósito a caminho! Aguardem!


Comentários