Boa Tarde! Paz do Senhor!
Hoje iniciaremos mais um propósito: Buscando os dons do Espírito Santo. Como são 9 dons, teremos 9 dias de propósito, acompanhados de oração e leitura da palavra.
Você tem algum dom? Sabe como ele age? Sabe a responsabilidade que é ter esse dom, pra obra de Deus?
Vou mostrar aqui, um dom por dia, explicando da melhor maneira possível como cada um pode ser usado por Deus. Mas lembre-se de nunca limitar o poder de Deus, nem mesmo Sua forma de agir. Ele pode agir de diversas maneiras, cabe a Ele como fará cada coisa.
Os dons do Espírito Santo estimulam as graças santificadoras que produzem em nós o Seu fruto, e ter o fruto do Espírito, dá equilíbrio e sustenta os dons. É isto o que se aprende das palavras do apóstolo Paulo em I Tes 1.5: “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.”
Com base em 1Co 12, os dons do Espírito Santo são: a Palavra da Sabedoria; a Palavra do Conhecimento; a Fé; Dons de Curar; Operações de milagres; Profecia; Discernimento de espíritos; Línguas; Interpretação de Línguas; Socorros; Governos; Ministério; Ensinar e Exortar (Rm 12:7). A fonte, assim como o é do fruto, é o Espírito Santo. Todo dom perfeito vem de Deus, o Pai das luzes. Muitos são os dons, como vimos, mas um só é o Deus, o Espírito que os opera segundo a Sua perfeita vontade, cada dom em cada crente.
Os Dons são concedidos ao cristão mediante a fé e a busca zelosa deles, e têm por finalidade a edificação espiritual do crente e da Igreja, o crescimento dos santos em amor e a paz. Todo salvo tem pelo menos um dom. Isto se trata às vezes de uma aptidão natural, manifestada ministerialmente pelo Espírito; ou de um talento desenvolvido durante a vida do crente; ou de algo sobrenatural entregue por Deus ao crente, mas todos os dons servem, em primeiro lugar, para a glorificação de Deus.
Os dons espirituais são de grande valor e merecem um cuidadoso estudo bíblico para se evitar desordens na igreja que afete sua unidade. Efésios 4.12-15 lemos sobre os propósitos dos dons os quais são:
Capacitar ou aperfeiçoar os santos
Promover a obra do ministério
Edificar o Corpo de Cristo. (A igreja).
Segundo a Palavra de Deus, conforme 1 Coríntios 12:8-10 os dons do Espírito Santo são 9 e podem ser assim classificados:
I - DONS DE REVELAÇÃO: (saber)
1. Palavra da sabedoria
2. Palavra do conhecimento
3. Discernimento de espíritos
II - DONS DE PODER: (fazer)
1. Fé
2. Curar (Dons de)
3. Operação de milagres
III - DONS DE INSPIRAÇÃO: (falar)
1. Profecia
2. Variedade de línguas
3. Interpretação de línguas
DOM DE HOJE:
Palavra de sabedoria – É saber o que falar em determinada ocasião (solucionar um problema específico) é um fragmento da sabedoria divina dada ao crente. Não se trata de conhecimento humano ou inteligência. Exemplo: com José em Gênesis 41:38,39; com Salomão e as duas mães, em 1Reis 3:16-28, e com Josué, em Deuteronômio 34:9.
“... pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria...” (1 Coríntios 12:8). A palavra de sabedoria, então, é “uma palavra de bom julgamento baseado no conhecimento. Mas o dom é mais do que isso, a palavra provém do termo grego logos, que significa “expressão” ou “elocução”. Uma vez que os dons do Espírito são estritamente do Espírito de Deus, compreendemos que a palavra de sabedoria é uma expressão de Deus.
É a sabedoria de Deus sendo usada pelo homem, seja para consolar, para exortar, auxiliar e etc. Existem diversas maneiras de Deus usar este dom e fazer com que Seu reino cresça. Nos ensina como preceder diante de uma situação problemática por exemplo.
Medite em 1 Coríntios 12.
Amanhã falarei sobre Palavra do conhecimento.
Deus os abençoe grandemente!
Muito bom
ResponderExcluirEdificante!
Muito bom
ResponderExcluir🙏🙏🙏