Continuando nosso estudo do livro provérbios, hoje falaremos sobre o capítulo 9.
9.1 — Aqui pode-se perceber o contraste definitivo entre loucura e sabedoria. Cada uma oferece um banquete para a vida (v. 1-6) e outro para a morte (v. 13-18). Entre essas duas seções há uma parte (v. 7 -12) que fala das consequências da vida de sabedoria e a de insensatez.
9.2,3 — Dentre os alimentos do banquete da sabedoria constavam carne e vinho, servidos sobre uma bela mesa (leia Pv 7.14). A carne recém-abatida era o diferencial do banquete nos tempos bíblicos. Já o vinho era uma bebida requintada no antigo Israel; porém diferenciada nos banquetes especiais, já que o anfitrião acrescentava temperos aromáticos ao vinho, acentuando o aroma e melhorando o gosto (Ct 8.2). Tudo isso contrasta com a atitude da mulher insensata. Enquanto a sabedoria ocupa-se em cuidar de cada detalhe como uma anfitriã zelosa, a insensatez se senta a porta de casa sem ter o que fazer (v. 14)
9.4-6 — Aqui vemos que a sabedoria faz questão de convidar para o seu banquete os simples, quer dizer, aqueles que ainda não se decidiram pelo caminho que tomarão na vida (Pv 1.4; 7.6). Os que precisam ser chamados. E com as palavras “pão e vinho”, a sabedoria promete vida.
9.7-9 — “Escarnecedor” ou “zombador” é quem se opõe a sabedoria (Pv 1.22), escarnecendo do que é de Deus (SI 1.1). O sábio, por sua vez, aceita ser corrigido e reage com gratidão ao que apontou o seu erro. O sábio aceita criticas construtivas; fica implícito que ele é uma pessoa humilde (veja em Pv 3.7; 9.10; 11.2).
9.10-12 — Novamente vemos o quanto o temos do Senhor é importante para nosso crescimento e aproximação de Deus. A santidade do Sehor é incomparável, Ele é o único digno de toda honra e majestade. Buscar seus ensinamentos é trilhar um caminho de bênçãos.
9.13-18 — Nos seis primeiros versículos deste capítulo, a sabedoria personifica o valor da sabedoria. Já nesta segunda parte (v. 13-18), é a vez de a insensatez ser personificada, comparada neste caso com uma mulher louca. (Em muitos versos na Bíblia vemos figuras de linguagem, que nos ajudam a entender melhor o que o autor está querendo passar). A louca, nesse caso a insensatez, fala em voz alta, age de forma inconsequente, indisciplinada e não tem conhecimento algum.
Ler a palavra de Deus, muitas vezes. Os deixa confusos, pois não é sempre que entendemos exatamente o que está escrito. Por isso é importante orar antes, conversar com Deus e sempre pedir sabedoria e discernimento a respeito da Bíblia.
Por isso o livro de proverbios cita tanto para buscarmos a sabedoria e andarmos com ela, atentando as falsas doutrinas e ensinamentos. Estudar a palavra de Deus requer dedicação, tempo e determinação.
Seus ensinamentos são ricos e proveitosos. Não há frustração para aquele que busca a sabedoria com zelo.
Deus os abençoe grandemente.
Amanhã, estudo do capítulo 10.
Glória a Deus, além de crescer espiritualmente, edifica nossa fé.
ResponderExcluirGuilherme. - Guarulhos/SP
Glória! Que Deus os abençoe, pois estudos enriquece muito a vida espiritual!
ResponderExcluirMuito bom que a sabedoria de Deus seja sempre prioridade em nossas vidas.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém. Estou lendo tds os dias buscando intendimento para ser feliz com Deus e minha família.
ResponderExcluirA sabedoria promete vida.
ResponderExcluir